Quem é quem, 6h de São Paulo – equipes LMGTE-AM

Q

RIO DE JANEIRO – A partir de hoje, o blog A Mil Por Hora começa a apresentar os artistas do espetáculo das 6h de São Paulo, última etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC) a acontecer no dia 30 de novembro no Autódromo de Interlagos. E se Papai do Céu me permitir, lá estarei presente, por todos os motivos possíveis e imagináveis, incluindo-se aí a volta de Emerson Fittipaldi às pistas e a despedida do mito Tom Kristensen.

Começamos com os times da divisão LMGTE-AM, que por regulamento podem usar veículos fabricados até 2013 e equalizados de acordo com o Balance of Performance (BoP) da FIA. Os carros são identificados por números com fundo laranja e a tripulação de três pilotos inscritos por bólido pode ter apenas e tão somente um com graduação platina ou ouro. A categoria já tem os campeões antecipados: os dinamarqueses David Heinemeier-Hänsson e Kristian Poulsen, da Aston Martin Racing.

Vamos às equipes:

23
Esta será a Ferrari de Emerson Fittipaldi nas 6h de São Paulo

AF CORSE
Sede: Piacenza, Itália
Chefe de equipe: Battistino Pregliasco
Diretor técnico: Luigi Urbinelli
Carro: Ferrari F458 Italia GTE
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Pneus: Michelin

19
No segundo carro do time, correrão Wyatt, Rugolo e Bertolini.

A AF Corse nos traz a maior surpresa das 6h de São Paulo: a participação do bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, na corrida que ele mesmo promove e organiza. Aos 67 anos, o Rato junta-se a Alessandro Pier Guidi e Jeff Segal na tripulação do carro #61. O #81 terá a bordo o mesmo trio que praticamente disputou o campeonato inteiro, formado por Stephen Wyatt, Michele Rugolo e Andrea Bertolini.

Pilotos:

3751_pier-guidi-in-coppia-con-longin-sulla-maserati-hegersport

ALESSANDRO PIER GUIDI (ITÁLIA)
Data de nascimento: 18/12/1983 (30 anos)
Cidade natal: Tortona
Provas disputadas no WEC: 2
21º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (8 pontos) e 39º colocado no World Endurance Cup GT (0,5 ponto)

img-344785-emerson-fittipaldi

EMERSON FITTIPALDI (BRASIL)
Data de nascimento: 12/12/1946 (67 anos)
Cidade natal: São Paulo
Primeira participação no WEC
Bicampeão mundial de Fórmula 1 (72/74), Campeão de Fórmula Indy (89) e Bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis (89/93)

RFerri_Detroit_2013_0119

JEFF SEGAL (EUA)
Data de nascimento: 27/04/1985 (29 anos)
Cidade natal: Filadélfia
Provas disputadas no WEC: 4
15º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (18 pontos) e 36º colocado no World Endurance Cup GT (1 ponto)

Steve-Wyatt-Australia-no_500x500

STEPHEN WYATT (AUSTRÁLIA)
Data de nascimento: desconhecida
Cidade natal: não informada
Provas disputadas no WEC: 6
9º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (53 pontos) e 27º colocado no World Endurance Cup GT (8 pontos)

14

MICHELE RUGOLO (ITÁLIA)
Data de nascimento: 31/08/1982 (32 anos)
Cidade natal: Montebelluna
Provas disputadas no WEC: 14
9º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (53 pontos) e 27º colocado no World Endurance Cup GT (8 pontos)

Blancpain Endurance Series, Rd1, Monza, Italy, 15 April 2012.

ANDREA BERTOLINI (ITÁLIA)
Data de nascimento: 01/12/1973 (40 anos)
Cidade natal: Sassuolo
Provas disputadas no WEC: 12
11º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (36 pontos) e 29º colocado no World Endurance Cup GT (7 pontos)

25
A Prospeed Competition participa pela primeira vez nas 6h de São Paulo

PROSPEED COMPETITON
Sede: Gräce-Hollogne, Bélgica
Chefe de equipe: Rudi Penders
Diretor técnico: Luc Goris
Carro: Porsche 991 GT3 RSR
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pneus: Michelin

O time da Bélgica finaliza sua primeira temporada completa no WEC com nota positiva. Após Le Mans, receberam via leasing o Porsche 991 RSR “spec” 2013 usado pela Dempsey Racing em parceria com a Proton Competition na prova de Sarthe. O trio é 100% francês, com destaque para a experiência de Emmanuel Collard e a velocidade do jovem Matthieu Vaxivière.

Os pilotos:

2013-06-16-collard

EMMANUEL COLLARD (FRANÇA)
Data de nascimento: 03/04/1971 (43 anos)
Cidade natal: Arpajon
Provas disputadas no WEC: 10
10º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (48 pontos) e 23º colocado no World Endurance Cup GT (11,5 pontos)

perrodo

FRANÇOIS PERRODO (FRANÇA)
Data de nascimento: 14/02/1977 (37 anos)
Cidade natal: não informada
Provas disputadas no WEC: 7
10º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (48 pontos) e 23º colocado no World Endurance Cup GT (11,5 pontos)

vaxiviere-inj

MATTHIEU VAXIVIÈRE (FRANÇA)
Data de nascimento: 03/12/1994 (19 anos)
Cidade natal: Limoges
Provas disputadas no WEC: 6
10º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (48 pontos) e 23º colocado no World Endurance Cup GT (11,5 pontos)

21
A Proton Competition já é participante regular do WEC na classe LMGTE-AM

PROTON COMPETITION
Sede: Ummendorf, Baden-Württemberg (Alemanha)
Chefe de equipe: Christian Ried
Diretor técnico: Michael Ried
Carro: Porsche 991 GT3 RSR
Motor: Porsche 4 litros F6
Pneus: Michelin

A segunda equipe Porsche na LMGTE-AM é a Proton Competition, que aparece por aqui pela terceira vez para a disputa das 6h de São Paulo. Neste ano, seus pilotos titulares – Christian Ried, Khaled Al Qubaisi e Klaus Bachler – sendo os dois últimos estreantes em Interlagos – fizeram boas corridas ao longo do campeonato, com dois pódios: 2º lugar nas 24h de Le Mans e 3º nas 6h do COTA, em Austin.

Os pilotos:

Klaus-Bachler-c-Susanne-Rossbach

KLAUS BACHLER (ÁUSTRIA)
Data de nascimento: 27/07/1991 (23 anos)
Cidade natal: Unzmarkt
Provas disputadas no WEC: 6
5º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (99 pontos) e 16º colocado no World Endurance Cup GT (35,5 pontos)

Christian-Ried

CHRISTIAN RIED (ALEMANHA)
Data de nascimento: 24/02/1979 (35 anos)
Cidade natal: Biberach
Provas disputadas no WEC: 23
4º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (109 pontos) e 15º colocado no World Endurance Cup GT (37,5 pontos)

Khaled_Al_Qubasi

KHALED AL QUBAISI (EMIRADOS ÁRABES UNIDOS)
Data de nascimento: 22/12/1978 (35 anos)
Cidade natal: Abu Dhabi
Provas disputadas no WEC: 7
4º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (109 pontos) e 15º colocado no World Endurance Cup GT (37,5 pontos)

22
A corrida de Interlagos pode ser a despedida da 8Star Motorsports do WEC

8STAR MOTORSPORTS
Sede: Pompano Beach, Flórida (EUA)
Chefe de equipe: Enzo Potolicchio
Diretor técnico: Jacopo Fedele
Carro: Ferrari F458 Italia GTE
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Pneus: Michelin

A equipe do venezuelano Enzo Potolicchio deve estar em seus últimos momentos no FIA WEC. Não há perspectivas do time sediado na Flórida regressar à competição em 2015, a menos que o piloto venezuelano radicado nos EUA consiga resolver o problema do visto de permanência no país, que inclusive o tirou da tripulação do carro #90 a partir da 3ª etapa. O italiano Matteo Cressoni juntou-se aos compatriotas Paolo Ruberti e Gianluca Roda desde a corrida de Fuji e segue a bordo também em Interlagos.

Os pilotos:

22881_ruberti_traccia_un_bilancio_positivo_del_suo_campionato

PAOLO RUBERTI (ITÁLIA)
Data de nascimento: 22/04/1975 (39 anos)
Cidade natal: Legnago
Provas disputadas no WEC: 23
7º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (63 pontos) e 19º colocado no World Endurance Cup GT (24 pontos)

Gianluca-Roda

GIANLUCA RODA (ITÁLIA)
Data de nascimento: 05/06/1959 (55 anos)
Cidade natal: Como
Provas disputadas no WEC: 23
7º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (63 pontos) e 19º colocado no World Endurance Cup GT (24 pontos)

-GTSPRINT--Matteo-Cressoni

MATTEO CRESSONI (ITÁLIA)
Data de nascimento: 28/10/1984 (30 anos)
Cidade natal: Mantova
Provas disputadas no WEC: 2
13º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (25 pontos) e 28º colocado no World Endurance Cup GT (7 pontos)

18
O carro #95 foi campeão com Kristian Poulsen e David Heinemeier-Hänsson

ASTON MARTIN RACING
Sede: Banbury, Oxfordshire (Grã-Bretanha)
Diretor técnico: Dan Sayers
Chefe de equipe: John Gaw
Carro: Aston Martin Vantage V8 GTE
Motor: Aston Martin 4,5 litros V8
Pneus: Michelin

20
No #98, a experiência de Pedro Lamy ajuda a Aston Martin Racing

Campeã da classe LMGTE-AM com os pilotos David Heinemeier-Hänsson e Kristian Poulsen, a Aston Martin Racing busca o fecho de ouro de uma temporada cheia de bons resultados na disputa das 6h de São Paulo. Foram seis vitórias nas sete provas anteriores, com os britânicos tendo apenas a invencibilidade quebrada pela AF Corse em Spa-Francorchamps. O carro #95 alcançou quatro vitórias e o #98, que conta com o experiente piloto português Pedro Lamy, com passagem pela Fórmula 1, ganhou duas vezes ao longo do ano.

Os pilotos:

David Heimeir Hannsonv2

DAVID HEINEMEIER-HÄNSSON (DINAMARCA)
Data de nascimento: 15/10/1979 (35 anos)
Cidade natal: Copenhague
Provas disputadas no WEC: 15
Campeão por antecipação no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (180 pontos) e 8º colocado no World Endurance Cup GT (74 pontos)

Poulsen1

KRISTIAN POULSEN (DINAMARCA)
Data de nascimento: 18/11/1975 (39 anos)
Cidade natal: Flensburg
Provas disputadas no WEC: 15
Campeão por antecipação no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (180 pontos) e 8º colocado no World Endurance Cup GT (74 pontos)

nicki-thiim

NICKI THIIM (DINAMARCA)
Data de nascimento: 17/04/1989 (25 anos)
Cidade natal: Sonderborg
Provas disputadas no WEC: 8
3º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (126 pontos) e 10º colocado no World Endurance Cup GT (52 pontos)

Pedro-Lamy1

PEDRO LAMY (PORTUGAL)
Data de nascimento: 22/03/1972 (42 anos)
Cidade natal: Aldeia Galega
Provas disputadas no WEC: 19
2º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (138 pontos) e 12º colocado no World Endurance Cup GT (50 pontos)

Paul-Dalla-Lana1

PAUL DALLA LANA (CANADÁ)
Data de nascimento: 01/02/1966 (48 anos)
Cidade natal: Vancouver
Provas disputadas no WEC: 12
2º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (138 pontos) e 12º colocado no World Endurance Cup GT (50 pontos)

NYGAARD1

CHRISTOFFER NYGAARD (DINAMARCA)
Data de nascimento: 24/03/1986 (28 anos)
Cidade natal: Gentofte
Provas disputadas no WEC: 15
2º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (138 pontos) e 12º colocado no World Endurance Cup GT (50 pontos)

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

3 Comentários

  • Desculpe me pela desinformação, más duas perguntinhas : O primeiro sobrinho (Bruno Senna Lally) desistiu de ser piloto do W E C ou desistiram dele ? (seja honesto na informação e não politicamente correto se possível for ,e seria uma decisão muito infeliz se partiu do piloto, com todo crescimento que a categoria está vivendo,más parece ser a cina deste “piloto” fazer sempre a opção errada). E o Emerson não correra com um dos seus números prediletos ( 7 ou 77 ) por alguma imposição do regulamento ?
    E uma constatação; Uma pena este Interlaguinhos não ser o do traçado do Eng. Sanson que seria o ideal para provas de longa duração onde o diferencial de velocidade de algumas categorias é muito grande e ha muitos carros na prova e as constantes ultrapassagens em carros menos velozes tornam -se perigosas aos pilotos e aos carros muito valiosos da LM P1/2 (Le Mans com mais de 13 Km e longas retas já ocorrem acidentes e em um quase kartódromo isso quase torna-se uma regra mais que uma exceção. Uma pena !)

    • Luiz, tudo bem? Olha… a Aston Martin ao que eu sei desistiu dele. Acho que ele vem tentando buscar lugar para 2015, mas não será fácil. O Emerson não correrá com 0 #7, da Toyota e nem com o #77 porque o carro #61 já é da AF Corse e seu número de inscrição é atribuído para o restante do campeonato. Mas, atente para o detalhe: quanto é 6 + 1? Abraços!

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames