Beretta e Estre dividem honras na abertura do Pirelli World Challenge

phoca_thumb_l_d1503cota10161
O veterano Olivier Beretta venceu a primeira das duas corridas do Pirelli World Challenge em Austin

RIO DE JANEIRO – A temporada 2015 do Pirelli World Challenge começou neste fim de semana em Austin com grid cheio na principal categoria, que engloba os modelos Grã-Turismo. Quase 50 carros no Circuito das Américas, 13 marcas diferentes na pista e um colorido todo especial para o público presente, afora a delícia que é ouvir tanto ronco de motor característico num mesmo circuito. E as vitórias foram divididas entre dois pilotos europeus nesta primeira rodada do ano.

No sábado, com o holandês Nick Catsburg largando da pole position com o Lamborghini Gallardo FL2, Olivier Beretta usou de toda a sua longa experiência – que inclui uma passagem pela Fórmula 1, na extinta e saudosa Larrousse – para vencer a prova #1. O monegasco que conduzia a Ferrari F458 GT3 #61 da R.Ferri Motorsports, completou as 23 voltas com pouco mais de um segundo e meio de frente para o escocês Ryan Dalziel, que teve ótima performance a bordo do Porsche #31 da EFFORT Racing.

phoca_thumb_l_d1503cota10261
O novo Cadillac ATS-VR GT3 chegou ao pódio logo em sua estreia no Pirelli World Challenge, graças ao experiente Johnny O’Connell

Entre os novos carros vistos na pista texana, o Cadillac ATS-VR GT3 teve muito bom desempenho: chegou em 3º lugar graças ao veterano Johnny O’Connell, atual campeão do PWC. Os novos McLaren 650S GT3 também andaram bem e Kévin Estre chegou em quarto lugar. Michael Lewis, no outro Porsche da EFFORT, venceu na divisão GTA e chegou em 5º na geral. O pódio desta divisão teve ainda dois mexicanos, ambos com Ferrari F458 GT3: Ricardo Perez, da Risi Competizione e Martín Fuentes, da Scuderia Corsa.

Na GTC, só para modelos Porsche 911 GT3 Cup, deu Colin Thompson, da equipe Kelly-Moss Motorsports. Sloan Urry chegou em segundo, mais de oito segundos atrás. Alec Uddell completou o pódio desta divisão que contou com uma dezena de carros em Austin.

A definição do grid da corrida #2 se deu pela melhor volta obtida no sábado. Catsburg de novo alinhou na pole position, mas ao contrário da véspera, o mau tempo resolveu embaralhar as cartas em Austin. Choveu muito, a largada foi adiada em quase meia hora e a direção de prova teve que declarar o início de corrida com o Safety Car na pista. E em condições extremas, Estre deu um show no molhado.

00Dagys_-2015_369455
Com um ritmo assustador, Kévin Estre venceu a prova #2 do fim de semana no Circuito das Américas

Em duas voltas, o piloto da K-Pax Racing abriu nada menos que nove segundos. E nem uma entrada do Safety Car em decorrência de problemas com o Audi de Drew Regitz atrapalhou seu ritmo. Estre voltou a abrir uma média de cinco segundos por volta em relação aos seus adversários e fechou a disputa com mais de meio minuto de diferença para Ryan Dalziel, que cravou um novo 2º posto a bordo do Porsche #31 da EFFORT Racing.

Catsburg fez uma boa corrida ao contrário do sábado, quando terminou em 10º e levou o primeiro pódio da carreira no PWC, chegando em terceiro com o Lamborghini #25. Michael Lewis ganhou novamente na GTA ao terminar em 9º na geral e Colin Thompson bisou na GTC, com um impressionante 17º lugar geral a bordo do #11 da Kelly-Moss Motorsports.

Anteriormente inscrito, o brasileiro Marcelo Hahn, que competiria num Lamborghini Gallardo R-EX, acabou por não participar da rodada dupla inaugural do PWC. A próxima etapa do campeonato será no circuito urbano de St. Petersbourg, na Flórida, no mesmo fim de semana da abertura da temporada 2015 da Fórmula Indy. A exemplo do COTA, serão realizadas duas corridas, com as classes GT/GTA/GTC na pista.

Comentários