6h de Spa-Francorchamps: Porsche comanda treinos molhados

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Sob chuva, deu Porsche no primeiro dia de treinos livres em Spa (Foto: Nick Dungan/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – Spa-Francorchamps sem chuva, me desculpem, mas não é Spa-Francorchamps. Por mais que o tempo melhore para sábado – e há essa expectativa – a turma do Mundial de Endurance (WEC) teve que ‘ralar’ um bocado hoje, dia dos primeiros treinos livres, no molhado. Temperaturas baixíssimas, pouca visibilidade e os perigos naturais de um circuito com a exigência que lhe é peculiar. Estes foram os obstáculos para os 34 carros inscritos nesta segunda rodada da competição.

A Porsche não se vexou com a chuva. E começou dominando, como era de se esperar, considerando que pelo menos nos treinos os 919 Hybrid têm excelente desempenho e ritmo. Pela manhã belga, com a pista em melhores condições, o alemão Marc Lieb estabeleceu a melhor marca do dia em 2’16″616, meio segundo mais rápido que o Toyota TS040 Hybrid dos atuais campeões, Anthony Davidson e Sébastien Buemi – que terão de se revezar no resto do fim de semana a bordo do carro.

É que durante a primeira sessão, Kazuki Nakajima perdeu o controle do bólido e bateu no Audi R18 e-tron quattro número #8, com Oliver Jarvis a bordo. O britânico, inclusive, assumira o volante ao substituir o brasileiro Lucas Di Grassi, que portanto escapou de boa. O acidente foi na altura de Les Combes, logo após o retão Kemmel. Como resultado, Nakajima foi transportado para um hospital e está vetado do resto do fim de semana, em decorrência de uma fratura de vértebra. Os carros envolvidos na colisão não participaram do segundo treino (e inclusive o monocoque do TS040 Hybrid #1 terá que ser substituído), disputado em condições ainda mais difíceis – tanto que a volta mais rápida, do Porsche #19 de Earl Bamber, foi quase 10 segundos pior que o tempo de Lieb no FP1.

O mau tempo, mais do que provocar acidentes, saídas de pista e bandeiras vermelhas, atrapalhou a Audi na avaliação da aerodinâmica especialmente desenvolvida para Sarthe e implementada nos bólidos #7 e #8 do time das quatro argolas. De forma irônica, o melhor carro da marca na quinta-feira foi o #9, que não tem as inovações propostas para este fim de semana e para Le Mans. René Rast, em sua corrida de estreia como piloto oficial, marcou o melhor tempo em 2’20″337.

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Jonny Kane foi o mais rápido da LMP2 com o Dome S103 Nissan da Strakka (Foto: John RourkeAdrenalMedia.com)

Na LMP2, o Dome Strakka S103 Nissan estabeleceu o melhor tempo da primeira sessão, com Jonny Kane virando em 2’32″672, mais de um segundo à frente do compatriota Harry Tincknell, este a bordo do Gibson 015S do Team Jota, que faz uma aparição extra neste fim de semana do WEC. Pipo Derani fez o 3º tempo com o Ligier JS P2 da G-Drive Racing – um segundo e três décimos mais veloz que o companheiro de equipe Sam Bird. Paul-Loup Chatin foi o quinto melhor no Alpine da Signatech e o novato Zoël Amberg, na estreia do Team SARD Morand no WEC, ficou em sexto ao fim do dia nesta divisão.

A Porsche também se impôs na LMGTE-PRO, graças a outro piloto que também faz sua primeira aparição no Mundial de Endurance: Kévin Estre driblou as dificuldades e estabeleceu a melhor marca em 2’36″065, seis décimos abaixo do compatriota Fred Makowiecki, no outro 991 RSR do time oficial dirigido por Olaf Manthey. Gianmaria Bruni ficou em 3º com a Ferrari #51 da AF Corse e o melhor Aston Martin foi o #99, com Alex MacDowall a bordo. O espigado piloto britânico marcou 2’36″709, mais rápido que o experiente Rob Bell, que reparte o #97 em Spa com Stefan Mücke e Darren Turner.

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Porsche boa de chuva também na LMGTE-AM: o melhor tempo da classe foi de Klaus Bachler no #88 da Abu Dhabi/Proton (Foto: John Rourke/AdrenalMedia.com)

Já na LMGTE-AM, os germânicos também fizeram a festa. O austríaco Klaus Bachler foi meio segundo mais rápido que o Aston Martin do português Pedro Lamy, com a marca de 2’39″558. Na sequência, três Ferrari F458 Italia, com Matt Griffin no carro extra da AF Corse, Andrea Bertolini a bordo do #72 da SMP Racing e Manu Collard no #83 da equipe de Amato Ferrari.

Os pilotos voltam à pista belga para o terceiro treino livre às 9h de Brasília. O treino classificatório para as 6h de Spa-Francorchamps é a partir das 13h, com 20 minutos de qualificação para os LMGTE e às 13h35, começa o treino para os Protótipos.

Comentários

  • Audi costumeiramente coloca as especificações de Le Mans no terceiro carro somente… este ano colocou nos dois que disputam o campeonato, grande chance do carro #9 vencer neste fim de semana… já vimos que o carro tem bom ritmo.