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24 Horas de Le Mans

24h de Le Mans: Porsche trucida recorde no primeiro treino classificatório

RIO DE JANEIRO – Foi de cair o queixo. A Porsche simplesmente trucidou o antigo recorde da volta para a era “Le Mans Prototypes” no circuito de Sarthe, durante o primeiro treino classificatório para a 83ª edição das 24 Horas de Le Mans. A marca de 3’18″513 cravada por Stéphane Sarrazin e que persistia como […]

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Demolidor: Neel Jani é o novo recordista de Sarthe

RIO DE JANEIRO – Foi de cair o queixo. A Porsche simplesmente trucidou o antigo recorde da volta para a era “Le Mans Prototypes” no circuito de Sarthe, durante o primeiro treino classificatório para a 83ª edição das 24 Horas de Le Mans. A marca de 3’18″513 cravada por Stéphane Sarrazin e que persistia como o recorde do atual traçado foi reduzida a pó numa performance abissal do suíço Neel Jani.

O piloto do Porsche 919 Hybrid #18 cravou 3’16″887, um tempo que coloca não só os rivais com os cabelos em pé como também a FIA e o ACO. A performance dos carros alemães só dá munição aos que já rezam na cartilha de que em 2016 os LMP1 terão que ter uma redução do tempo de volta – o que é um despropósito, tratando-se de uma categoria que explora o máximo de tecnologia, especialmente na classe principal de Protótipos.

A marca impressionante de Jani não teve parâmetro com nenhum dos outros adversários. O Porsche #17, mais rápido no treino livre, ficou a 0″880 da pole provisória e o #19, mesmo tendo sido melhor em relação à sessão não-oficial, foi o 3º colocado a 2″410. Surpreendente? Nem um pouco. Os 919 Hybrid têm um canhão nas costas e o carro também registrou a melhor velocidade no Speed Trap durante o treino mais cedo: 336 km/h de final.

Na disputa doméstica entre os R18 e-tron quattro da Audi, ligeira vantagem para o #8 do brasileiro Lucas Di Grassi, que fechou o dia com o 4º tempo – 3’19″866. Esse protótipo foi o único a tentar alguma coisa para superar ou alcançar os Porsches, porque os outros dois carros das quatro argolas só rodaram na casa de 3’21”. Inclusive, o #7 de Bénoit Tréluyer provocou uma longa interrupção da sessão ao rodar numa saída de pista que envolveu também o Gibson 015S Nissan #41 da Greaves Motorsport guiado por Gaëtan Paletou.

A Toyota se estabilizou na 7ª e 8ª posições, evidenciando a desvantagem em relação às rivais alemãs, virando na casa de 3’23” com os dois carros. Surpreendente foi o desempenho dos Rebellion R-One com motor AER Biturbo, virando tempos excelentes considerando a ausência de sistemas híbridos e um conjunto que pouco andou na pré-temporada. E o carro provou que é rápido: nos treinos livres, Mathias Beche cravou 333,9 km/h de velocidade máxima. Já a Nissan não surpreendeu ninguém, exceto pelo fato que o melhor tempo de um dos carros da marca foi na faixa de 3’38”, provando alguma evolução. Mas os outros dois inscritos conseguiram ser mais lentos que o ByKolles CLM P1/01 AER – o que, convenhamos, não é nenhum handicap.

A KCMG destacou-se na LMP2 com um excelente desempenho do seu Oreca 05 Nissan e estabeleceu o melhor tempo entre os 19 inscritos na categoria, com 3’38″032, 11º tempo geral e nove décimos mais rápido que o Gibson #41 da Greaves Motorsport, que após o acidente em que se envolveu não conseguiu mais voltar à pista. Campeã da prova ano passado na divisão, a Jota Sport ficou com a 3ª marca graças a uma excelente performance de Mitch Evans em sua estreia no circuito.

Sam Bird fez o quarto melhor tempo no Ligier JS P2 Nissan #26 da G-Drive Racing, com o Oreca #46 da Thiriet by TDS Racing em quinto e o Ligier HPD #34 da OAK Racing fechando o grupo dos seis mais rápidos. O tempo de 3’40″967 deu ao Ligier #28 do brasileiro Pipo Derani e seus companheiros de equipe Gustavo Yacamán e Ricardo González o 8º tempo da divisão e a 20ª colocação geral.

Pole provisória para Fernando Rees na LMGTE-PRO.

Nas divisões LMGTE-PRO e LMGTE-AM, o domínio foi todo dos Aston Martin Vantage GTE. O #99 de Fernando Rees/Alex MacDowall/Richie Stanaway cravaram 3’54″928, 0″378 abaixo da Ferrari de Toni Vilander/Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella. Os outros dois Vantage ficaram na terceira e quarta posições, seguidos do melhor Corvette C7-R. O Porsche mais rápido ficou apenas com o sétimo tempo, 2″264 pior que o Aston Martin pole provisório da categoria.

Na outra subclasse, o #98 de Pedro Lamy/Paul Dalla Lana/Mathias Lauda se impôs ao estabelecer o excepcional tempo de 3’55″102, mais de um segundo e meio abaixo da Ferrari #83 da AF Corse, do trio Emmanuel Collard/Rui Águas/François Perrodo. A SMP Racing ficou com o terceiro melhor tempo da sessão, seguida do Porsche #88 da Abu Dhabi-Proton Racing e a Ferrari #61 da AF Corse.

Todos os 56 carros marcaram tempo, incluindo o #48 da Murphy Prototypes, bastante danificado num acidente mais cedo, no treino livre.

Nesta quinta-feira, os pilotos e carros voltam à pista para dois treinos classificatórios. A primeira sessão será às 14h de Brasília (19h locais) e a segunda, às 17h de Brasília (22h locais). A previsão do treino é de tempo instável, portanto pode ser que os tempos do treino de hoje não sejam batidos. A conferir.