24h de Le Mans: Porsche trucida recorde no primeiro treino classificatório

jani-porsche
Demolidor: Neel Jani é o novo recordista de Sarthe

RIO DE JANEIRO – Foi de cair o queixo. A Porsche simplesmente trucidou o antigo recorde da volta para a era “Le Mans Prototypes” no circuito de Sarthe, durante o primeiro treino classificatório para a 83ª edição das 24 Horas de Le Mans. A marca de 3’18″513 cravada por Stéphane Sarrazin e que persistia como o recorde do atual traçado foi reduzida a pó numa performance abissal do suíço Neel Jani.

O piloto do Porsche 919 Hybrid #18 cravou 3’16″887, um tempo que coloca não só os rivais com os cabelos em pé como também a FIA e o ACO. A performance dos carros alemães só dá munição aos que já rezam na cartilha de que em 2016 os LMP1 terão que ter uma redução do tempo de volta – o que é um despropósito, tratando-se de uma categoria que explora o máximo de tecnologia, especialmente na classe principal de Protótipos.

A marca impressionante de Jani não teve parâmetro com nenhum dos outros adversários. O Porsche #17, mais rápido no treino livre, ficou a 0″880 da pole provisória e o #19, mesmo tendo sido melhor em relação à sessão não-oficial, foi o 3º colocado a 2″410. Surpreendente? Nem um pouco. Os 919 Hybrid têm um canhão nas costas e o carro também registrou a melhor velocidade no Speed Trap durante o treino mais cedo: 336 km/h de final.

Na disputa doméstica entre os R18 e-tron quattro da Audi, ligeira vantagem para o #8 do brasileiro Lucas Di Grassi, que fechou o dia com o 4º tempo – 3’19″866. Esse protótipo foi o único a tentar alguma coisa para superar ou alcançar os Porsches, porque os outros dois carros das quatro argolas só rodaram na casa de 3’21”. Inclusive, o #7 de Bénoit Tréluyer provocou uma longa interrupção da sessão ao rodar numa saída de pista que envolveu também o Gibson 015S Nissan #41 da Greaves Motorsport guiado por Gaëtan Paletou.

A Toyota se estabilizou na 7ª e 8ª posições, evidenciando a desvantagem em relação às rivais alemãs, virando na casa de 3’23” com os dois carros. Surpreendente foi o desempenho dos Rebellion R-One com motor AER Biturbo, virando tempos excelentes considerando a ausência de sistemas híbridos e um conjunto que pouco andou na pré-temporada. E o carro provou que é rápido: nos treinos livres, Mathias Beche cravou 333,9 km/h de velocidade máxima. Já a Nissan não surpreendeu ninguém, exceto pelo fato que o melhor tempo de um dos carros da marca foi na faixa de 3’38”, provando alguma evolução. Mas os outros dois inscritos conseguiram ser mais lentos que o ByKolles CLM P1/01 AER – o que, convenhamos, não é nenhum handicap.

A KCMG destacou-se na LMP2 com um excelente desempenho do seu Oreca 05 Nissan e estabeleceu o melhor tempo entre os 19 inscritos na categoria, com 3’38″032, 11º tempo geral e nove décimos mais rápido que o Gibson #41 da Greaves Motorsport, que após o acidente em que se envolveu não conseguiu mais voltar à pista. Campeã da prova ano passado na divisão, a Jota Sport ficou com a 3ª marca graças a uma excelente performance de Mitch Evans em sua estreia no circuito.

Sam Bird fez o quarto melhor tempo no Ligier JS P2 Nissan #26 da G-Drive Racing, com o Oreca #46 da Thiriet by TDS Racing em quinto e o Ligier HPD #34 da OAK Racing fechando o grupo dos seis mais rápidos. O tempo de 3’40″967 deu ao Ligier #28 do brasileiro Pipo Derani e seus companheiros de equipe Gustavo Yacamán e Ricardo González o 8º tempo da divisão e a 20ª colocação geral.

aston-99
Pole provisória para Fernando Rees na LMGTE-PRO.

Nas divisões LMGTE-PRO e LMGTE-AM, o domínio foi todo dos Aston Martin Vantage GTE. O #99 de Fernando Rees/Alex MacDowall/Richie Stanaway cravaram 3’54″928, 0″378 abaixo da Ferrari de Toni Vilander/Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella. Os outros dois Vantage ficaram na terceira e quarta posições, seguidos do melhor Corvette C7-R. O Porsche mais rápido ficou apenas com o sétimo tempo, 2″264 pior que o Aston Martin pole provisório da categoria.

Na outra subclasse, o #98 de Pedro Lamy/Paul Dalla Lana/Mathias Lauda se impôs ao estabelecer o excepcional tempo de 3’55″102, mais de um segundo e meio abaixo da Ferrari #83 da AF Corse, do trio Emmanuel Collard/Rui Águas/François Perrodo. A SMP Racing ficou com o terceiro melhor tempo da sessão, seguida do Porsche #88 da Abu Dhabi-Proton Racing e a Ferrari #61 da AF Corse.

Todos os 56 carros marcaram tempo, incluindo o #48 da Murphy Prototypes, bastante danificado num acidente mais cedo, no treino livre.

Nesta quinta-feira, os pilotos e carros voltam à pista para dois treinos classificatórios. A primeira sessão será às 14h de Brasília (19h locais) e a segunda, às 17h de Brasília (22h locais). A previsão do treino é de tempo instável, portanto pode ser que os tempos do treino de hoje não sejam batidos. A conferir.

Comentários

  • otimo! Eurosport ajudando em imagem e você por aqui nas infos. o “ingreis” complica lá haha….sabado e domingo as partes da fox vão ser proveitosas pelo idioma! Thanks mestre!

  • Com certeza desempenho e tecnologia são marcas dos protótipos. Não havendo empecilhos de ordem econômica, por que limitar quanto ao tempo de volta? Total despropósito, só justificado pelo fato de haver maior discrepância entres os modelos utilizados, e nada justificável. Se este for o caso, deve-se buscar formar de nivelar por alto, não por baixo.

    Como sempre é de se esperar, esta edição de LM24 tem tudo para ser de se acompanhar do início ao fim!

  • O traçado permaneceu o mesmo desde 2008, com a exceção da chicane Ford que talvez seja mais lenta atualmente, mesmo assim a pista atual é bem mais rápida que na época da Peugeot. Recapeararam a maioria do asfalto, sem contar as áreas de escape.

  • Minha torcida será para os Porsches na LMP1 e Viper na LMGTE. Como disse anteriormente, provável que a Porsche faça 1-2-3 na classificação. O grande desafio será a resistência, fator que coloca os Audis (sempre….) como favoritos.
    Quanto à assistir a corrida, se tiver live streaming aqui no blog, terá minha audiência, bem como as partes que serão transmitidas pelo Fox Sports 2, sei também que a corrida é liberada no Daillymotion. Se me acontecer o que ocorreu no feriadão prolongado, quando meu serviço de telefone e Internet saiu do ar na quinta e só retornou na segunda à tarde, acho que vou lá na sede da Vivo e mato um.

    • Fernando , eu acredito que o staff da Porsche pode considerar que tendo todo este diferencial de performance contra seus concorrentes eles poderiam fazer uma corrida sem imprimir todo potencial do carro e resguardar o conjunto ou para um distanciamento seguro no final ou um ataque dependendo da classificação (se bem que isto não é bem o histórico da Porsche em Le Mans, eles gostam mesmo e de deixar o concorrente bem longe desde o principio , para não usar o termo “humilhado”)