A Mil por Hora
Fórmula 1

Vídeos históricos: apresentação de Ivan Capelli na Ferrari (1992)

RIO DE JANEIRO – O Vinícius Vergueiro compartilhou comigo no Facebook e eu resolvi pôr esse vídeo no blog para lembrar que Ivan Capelli chegou a ser saudado como a esperança dos torcedores e jornalistas para ser o primeiro italiano a ser campeão mundial com a Ferrari depois de Alberto Ascari. É bom lembrar que […]

Presentazione Ivan Capelli alla Ferrari 1992

RIO DE JANEIRO – O Vinícius Vergueiro compartilhou comigo no Facebook e eu resolvi pôr esse vídeo no blog para lembrar que Ivan Capelli chegou a ser saudado como a esperança dos torcedores e jornalistas para ser o primeiro italiano a ser campeão mundial com a Ferrari depois de Alberto Ascari.

É bom lembrar que muitos outros passaram por essa verdadeira fogueira e foram incinerados. O último deles havia sido Michele Alboreto. Sem contar que Nicola Larini e Gianni Morbidelli, vinculados a Maranello no início de suas carreiras, efetivamente jamais tiveram qualquer tipo de chance.

Capelli vinha da Leyton House, que comprara a March. Defendeu o time sediado na Grã-Bretanha de 1987 a 1991, alternando performances bisonhas com momentos de brilho, especialmente nos pódios no GP de Portugal em 1988 e no GP da França de 1990. Nessa prova, aliás, quase venceu. Foi superado pela Ferrari de Alain Prost poucas voltas antes do final.

Para a temporada de 1992, Ivan foi contratado para suceder o próprio Prost, mandado embora antes do fim do contrato por dizer alguns epítetos acerca do carro e da equipe. Para azar de Capelli, o modelo F92A, tido como “revolucionário”, foi um tiro fora d’água. O italiano só marcou três pontos naquele campeonato com um 5º lugar no GP do Brasil e um 6º na Hungria. Massacrado por mais uma crise técnica da Ferrari, o italiano também foi demitido antes do fim do ano. Teria ainda uma última chance na Jordan, antes de encerrar, de forma melancólica, sua carreira na Fórmula 1.

Acompanhem no vídeo acima a reportagem da emissora italiana RAI e relembrem esse momento.