Rali da França, dia #1: Evans dita a lei

R
TOUR-DE-CORSE-2015-La-FORD-FIESTA-RS-WRC-d-ELFYN-EVANS-600x289
O galês Elfyn Evans foi uma das surpresas do primeiro dia do Tour de Corse, o Rali da França

RIO DE JANEIRO – Surpresa no comando do primeiro dia de trechos cronometrados do Tour de Corse, o Rali da França, marcando a volta da Córsega ao WRC. O galês Elfyn Evans fechou a sexta-feira, que teve apenas duas – e tumultuadas – passagens, de um total de três previstas – em primeiro com seu Ford Fiesta oficial de fábrica. Não foi o único espanto: o holandês Kevin Abbring, com um quarto i20 da Hyundai, também tirou partido dessa primeira fase tumultuada e fechou o dia com a 2ª posição.

Na verdade, o dia já começara de forma curiosa, com um empate: Sébastien Ogier, já coroado tricampeão mundial antecipado e o polonês Robert Kubica, largaram na frente exatamente com o mesmo tempo – 19min44seg, quase seis segundos à frente de Jari-Matti Latvala, com o segundo VW Polo oficial de fábrica. Evans tinha sido apenas o 6º colocado nesta especial de abertura, atrás também de Dani Sordo e Mads Østberg.

Mas a SS2, que aconteceria ainda pela manhã entre Casamozza-Ponte Leccia, acabou cancelada por conta da enorme tromba d’água que se abateu sobre a ilha da Córsega na véspera da realização do primeiro dia de provas. Como efeito, Evans venceu a SS3 disputada entre Francardo e Sermano (e que iniciou com grande atraso), percorrendo os pouco mais de 36 km em 26min48seg5/10, pouco mais de 10 segundos melhor que o tempo de Abbring. Ogier teve um pneu furado e despencou para 55º na geral após terminar a etapa em 87º. Thierry Neuville foi outro que começou de forma pífia o Tour de Corse, ocupando a 83ª posição geral ao fim do dia.

A classificação, além da surpreendente liderança de Evans e do 2º posto de Abbring também nos mostra outras “zebraças”: o piloto da Toyota no WEC Stéphane Sarrazin, em dupla com o navegador Julien Renucci, ocupa o 6º lugar geral com um Ford Fiesta RS WRC. Bryan Bouffier, após um longo período fora das provas do Mundial, reapareceu bem e em 9º após o primeiro dia. Já no WRC2, liderança para o Ford Fiesta de Craig Breen, 15º colocado na geral, seguido por Julien Maurin, Esapekka Lappi e Armin Kremer.

Amanhã, o Tour de Corse prossegue com a realização de mais três trechos cronometrados – serão apenas nove (ou melhor, oito), numa das etapas mais curtas do WRC em toda a temporada 2015.

Classificação do Tour de Corse após o primeiro dia:

1. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS Wrc) – 46’48”5
2. Abbring-Marshall (Hyundai i20 Wrc) – 18”7
3. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) – 22”9
4. Østberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) – 38”3
5. Kubica-Szczepaniak (Ford Fiesta RS Wrc) – 40”3
6. Sarrazin-Renucci (Ford Fiesta RS Wrc) – 43”1
7. Mikkelsen-Floene (VW Polo Wrc) – 44”5
8. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) – 47”0
9. Bouffier-De La Haye (Ford Fiesta RS Wrc) – 1’04”8
10. Paddon-Kennard (Hyundai i20 Wrc) – 1’14″9

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames