31 carros na penúltima do PWC em Sonoma

3
_GWB8106
Reta final: o Pirell World Challenge disputa no próximo fim de semana a penúltima rodada em Sonoma, com 31 carros no grid

RIO DE JANEIRO – O Pirelli World Challenge (PWC) chega à reta final da temporada 2016: neste fim de semana, a categoria de Grã-Turismo chega ao circuito californiano de Sonoma para a disputa de mais uma rodada dupla nas três principais classes do evento que correm juntas – GT, GTA e GT Cup. A organização contabiliza um total de 31 carros inscritos, num evento decisivo para os rumos do campeonato.

Lista de inscritos do PWC em Sonoma AQUI

A liderança, faltando três corridas – as duas de Sonoma e a decisão em Laguna Seca – é de Patrick Long: o estadunidense tem 1393 pontos somados, vinte e um a mais que o português Álvaro Parente, da K-Pax Racing. O piloto que corre com o Porsche 911 GT3-R defendeu duas equipes diferentes: começou o ano na EFFORT Racing e agora está na Wright Motorsports, pela qual venceu duas provas de um total de três em 17 corridas. Michael Cooper, 3º colocado a 68 pontos de Patrick Long, ainda tem chances de ser campeão, mas o piloto da Cadillac precisa contar com a falta de sorte dos rivais se quiser abiscoitar o título.

Entre as novidades do fim de semana, Peter Kox defenderá a Real Time ao lado de Ryan Eversley no Acura TLX-GT, que vive seus últimos momentos na categoria. O holandês é o piloto de desenvolvimento do modelo NSX que estreia no PWC em 2017 e substitui Spencer Pumpelly, envolvido com a disputa do Weather Tech SportsCar no COTA. A Absolute Racing terá dois carros pela primeira vez no certame desde maio, quando Andrew Palmer sofreu um grave acidente em Lime Rock Park que o mantém afastado das pistas desde então: Andrew Kim estará no Bentley #78 inscrito na GTA, dividindo o time com o compatriota Adderly Fong.

A Alex Job Racing, após a cizânia entre os MacNeil e a IMSA por conta do Balance of Performance (BoP) que, segundo eles prejudicava os modelos Porsche na série, inscreve dois 911 GT3-R para Gunnar Jeannette e Cooper MacNeil. E Tim Pappas também retorna com a Black Swan Racing e seu Porsche, o mesmo que também participou da IMSA até Lime Rock.

Quem está de volta ao PWC é James Davison: suspenso na etapa anterior, o piloto da Always Evolving retoma o volante do Nissan #33 que foi ocupado na rodada anterior por Craig Dolby.

Na GTA, que passa a ter nove carros na prova de Sonoma, o mexicano Martín Fuentes, da Scuderia Corsa, deve levar o título da temporada do PWC neste fim de semana. Com nove vitórias em 17 corridas disputadas, ele soma 1662 pontos, contra 1390 de Michael Schein. O campeão do ano passado, Frankie Montecalvo, terá que se contentar em brigar – no mínimo – pelo vice. E na GT Cup, apesar do baixo número de inscritos – somente seis – ainda há disputa em aberto: Alec Udell e Sloan Urry ainda lutam pelo troféu de campeão e a diferença entre os dois é de 94 pontos com três baterias por realizar.

Além das provas das divisões GT/GTA/GT Cup, que correrão juntas, a GTS terá duas provas em separado, valendo pela 16ª e 17ª etapas. A quatro provas para o fim do certame, Brett Sandberg lidera a classificação com 66 pontos de avanço para Lawson Aschenbach. Parker Chase é o 3º colocado na tabela e Nate Stacy o quarto. A brasileira Alinne Cipriani fez duas provas na categoria no Barber Motorsports Park, no Alabama e está em 28º na tabela, com apenas 84 pontos.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames