31 carros na penúltima do PWC em Sonoma

_GWB8106
Reta final: o Pirell World Challenge disputa no próximo fim de semana a penúltima rodada em Sonoma, com 31 carros no grid

RIO DE JANEIRO – O Pirelli World Challenge (PWC) chega à reta final da temporada 2016: neste fim de semana, a categoria de Grã-Turismo chega ao circuito californiano de Sonoma para a disputa de mais uma rodada dupla nas três principais classes do evento que correm juntas – GT, GTA e GT Cup. A organização contabiliza um total de 31 carros inscritos, num evento decisivo para os rumos do campeonato.

Lista de inscritos do PWC em Sonoma AQUI

A liderança, faltando três corridas – as duas de Sonoma e a decisão em Laguna Seca – é de Patrick Long: o estadunidense tem 1393 pontos somados, vinte e um a mais que o português Álvaro Parente, da K-Pax Racing. O piloto que corre com o Porsche 911 GT3-R defendeu duas equipes diferentes: começou o ano na EFFORT Racing e agora está na Wright Motorsports, pela qual venceu duas provas de um total de três em 17 corridas. Michael Cooper, 3º colocado a 68 pontos de Patrick Long, ainda tem chances de ser campeão, mas o piloto da Cadillac precisa contar com a falta de sorte dos rivais se quiser abiscoitar o título.

Entre as novidades do fim de semana, Peter Kox defenderá a Real Time ao lado de Ryan Eversley no Acura TLX-GT, que vive seus últimos momentos na categoria. O holandês é o piloto de desenvolvimento do modelo NSX que estreia no PWC em 2017 e substitui Spencer Pumpelly, envolvido com a disputa do Weather Tech SportsCar no COTA. A Absolute Racing terá dois carros pela primeira vez no certame desde maio, quando Andrew Palmer sofreu um grave acidente em Lime Rock Park que o mantém afastado das pistas desde então: Andrew Kim estará no Bentley #78 inscrito na GTA, dividindo o time com o compatriota Adderly Fong.

A Alex Job Racing, após a cizânia entre os MacNeil e a IMSA por conta do Balance of Performance (BoP) que, segundo eles prejudicava os modelos Porsche na série, inscreve dois 911 GT3-R para Gunnar Jeannette e Cooper MacNeil. E Tim Pappas também retorna com a Black Swan Racing e seu Porsche, o mesmo que também participou da IMSA até Lime Rock.

Quem está de volta ao PWC é James Davison: suspenso na etapa anterior, o piloto da Always Evolving retoma o volante do Nissan #33 que foi ocupado na rodada anterior por Craig Dolby.

Na GTA, que passa a ter nove carros na prova de Sonoma, o mexicano Martín Fuentes, da Scuderia Corsa, deve levar o título da temporada do PWC neste fim de semana. Com nove vitórias em 17 corridas disputadas, ele soma 1662 pontos, contra 1390 de Michael Schein. O campeão do ano passado, Frankie Montecalvo, terá que se contentar em brigar – no mínimo – pelo vice. E na GT Cup, apesar do baixo número de inscritos – somente seis – ainda há disputa em aberto: Alec Udell e Sloan Urry ainda lutam pelo troféu de campeão e a diferença entre os dois é de 94 pontos com três baterias por realizar.

Além das provas das divisões GT/GTA/GT Cup, que correrão juntas, a GTS terá duas provas em separado, valendo pela 16ª e 17ª etapas. A quatro provas para o fim do certame, Brett Sandberg lidera a classificação com 66 pontos de avanço para Lawson Aschenbach. Parker Chase é o 3º colocado na tabela e Nate Stacy o quarto. A brasileira Alinne Cipriani fez duas provas na categoria no Barber Motorsports Park, no Alabama e está em 28º na tabela, com apenas 84 pontos.

Comentários