WRC: 75 inscritos para o Rali de Monte-Carlo 2017

Ogier-Australie-2016-678x381
Campeão do WRC nos quatro últimos anos e atual vencedor do Rali de Monte-Carlo, Sébastien Ogier encabeçará a lista de inscritos para a abertura da temporada 2017: o número #1 estará no Ford Fiesta da equipe M-Sport, nova casa do francês

RIO DE JANEIRO – Abertura da temporada do próximo Campeonato Mundial de Rali (WRC), a 86ª edição do Rali de Monte-Carlo, marcado para acontecer entre 20 e 22 de janeiro, já tem a lista de inscritos divulgada pelo Automóvel Clube de Mônaco, organizador do evento. Serão 75 carros na luta pela vitória no primeiro de um total de 13 eventos da temporada.

Com o serviço de assistência em Gap, nos Alpes Franceses, o evento terá 17 especiais e um total de 382,65 km a percorrer. A realçar que esta será a prova de estreia dos novos carros construídos para o regulamento técnico que entra em vigor, com pneus mais largos, incremento aerodinâmico e motores mais potentes. Agora os carros do WRC terão 380 HP brutos – 80 a mais do que até este ano, além de um peso mínimo 25 kg menor.

Outra novidade é a pontuação implementada para o Power Stage, a última especial de cada etapa do campeonato. A partir do próximo ano, os cinco mais rápidos pontuam, com o melhor piloto conquistando – evidentemente – cinco pontos extras. Assim, a pontuação máxima por evento sobe de 28 para 30. Cada construtor poderá ter três carros no máximo pontuando para o Mundial de Marcas, valendo os dois melhores resultados.

E outra regra que muda para 2017 é da ordem de entrada para as etapas especiais: se até este ano o líder do campeonato tinha que abrir o terreno nos dois primeiros dias, ele só fará isso no primeiro. Bom para Sébastien Ogier, crítico ferrenho da regra, justamente por ter que ‘limpar’ as estradas para os seus rivais. Mesmo assim, o francês conquistou quatro títulos seguidos e larga na primeira etapa para tentar um histórico pentacampeonato.

A turma principal será composta por 12 duplas – dez delas com os carros dentro do novo regulamento. Ogier e seu navegador Julien Ingrassia encabeçam a relação junto aos colegas de Ford e de M-Sport, Ott Tanak/Martin Järvejöja e Elfyn Evans/Craig Parry.

Dentre os demais construtores, só a Hyundai vai ter três carros no Rali de Monte-Carlo. A Citroën vai ter dois C3 WRC dentro do novo regulamento e um modelo 2016 alinhado para Craig Breen/Scott Martin. A Toyota também terá apenas dois Yaris no retorno da marca japonesa às competições de Rali após 18 anos fora. Um outro DS3 WRC da Citroën será alinhado em caráter privado para Jourdan Seideridis/Fréderic Miclotte.

O WRC2 terá um plantel de sonho, reforçado com a presença do vice-campeão mundial Andreas Mikkelsen: ele e seu parceiro Anders Jäger Synnevag vão de Skoda Fabia R5. E a concorrência será forte, pois Kevin Abbring alinha um Hyundai i20 e além do holandês, foram confirmados os franceses Eric Camilli e Bryan Bouffier em dois Ford Fiesta – sem contar o exército de outros Skoda que também foram vistos nas provas do Mundial em 2016. Yoann Bonato vai no único Citroën DS3 RS5 e Quentin Giordano terá à disposição um Peugeot 208 T16 R5.

Nove carros vão compor a classe WRC3/JWRC, a divisão júnior do Mundial. E entre os demais inscritos, destaque para a presença de Romain Dumas, que estará por aqui no Rali Dakar em janeiro e semanas depois vai de Porsche (isso mesmo!) no Rali de Monte-Carlo. E também teremos o veteranaço François Delecour e seu navegador Dominique Savignoni alinhando um prosaico Fiat 124.

Vai ser divertido esse Rali, hein…

Comentários

  • Obrigado pelas informações durante todo este ano. Como eu, seus leitores não devem gostar muito de comentários. Bom ano novo a todos.

  • Só estou com uma dúvida. Tudo bem, já é ctza que serão 380 hp de potência. mas já vi vários sites falando que atualmente os carros tinha entre 315 e 320 hp e não 300. Enfim…