Petit Le Mans, treino livre #3: Hartley lidera com o Nissan DPi

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Brilhando no escuro: o #2 guiado por Brendon Hartley foi o carro mais rápido do treino noturno para a Petit Le Mans, prova que o Fox Sports 2 transmite ao vivo neste sábado

RIO DE JANEIRO – A quinta-feira de treinos para a 20ª edição da Petit Le Mans foi encerrada à noite com o terceiro treino livre, obrigatório para 41 pilotos com graduação bronze ou prata presentes ao evento em Road Atlanta. Porém, foi um platina que acabou o dia como o mais rápido na pista: o neozelandês Brendon Hartley marcou 1’12″017, determinando a primeira vez que um DPi (Daytona Prototype International) lidera um treino após dois carros LMP2 ditarem o ritmo à tarde.

O português Filipe Albuquerque ficou com a 2ª posição – 1’12″327, pouco mais de três décimos mais lento, cabendo ao holandês Renger Van der Zande a terceira posição e o quarto posto ao brasileiro Pipo Derani no segundo Nissan DPi da Tequila Patrón ESM. A melhor volta de Pipo foi 1’12″527.

Gustavo Menezes pôs o Oreca #13 da Rebellion em quinto, seguido por Dane Cameron e Jordan Taylor nos outros dois Cadillac DPi-V.R. A Penske, sensação nos treinos à tarde – inclusive com o melhor tempo na segunda sessão – ficou em oitavo com Juan Pablo Montoya tendo marcado o melhor tempo do carro após um total de 34 voltas completadas – a mais rápida delas em 1’13″011. Enquanto isso, na PC, nenhuma surpresa: Pato O’Ward foi o mais rápido entre os três carros inscritos, com 1’17″403.

A BMW pôs fim aos problemas nos seus carros e fez 1-2 na sessão noturna entre os GTLM, com o #25 tripulado pelo britânico Alexander Sims ao marcar 1’17″818. O holandês Nicky Catsburg ficou com o segundo lugar no treino, seguido pelo Corvette C7-R de Tommy Milner e pelos dois Ford EcoBoost da Ganassi. O carro #3 de Antonio Garcia/Jan Magnussen/Mike Rockenfeller, que pode ser campeão neste sábado em sua categoria, foi o sétimo.

Jack Hawksworth precisou de apenas cinco voltas na pista para fazer o melhor tempo da GTD. O piloto do Lexus #15 rodou em 1’20″231, enquanto o estadunidense Connor De Philippi foi o segundo a 0″226 do adversário, seguido por Michael Christensen no Porsche da Alegra Motorsports, além do outro Lexus com Sage Karam e a BMW da Turner Motorsport com Jens Klingmann.

No carro #86 do brasileiro Oswaldo Negri, Tom Dyer fez o melhor tempo do treino noturno – 1’20″879, décimo-primeiro entre os 17 carros inscritos na categoria.

Hoje, a partir de 12h40 de Brasília, haverá o quarto e último treino livre. A definição do grid começa às 16h20 locais (17h20 de Brasíla), com transmissão ao vivo em streaming no site oficial da IMSA (www.imsa.com).

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Rodrigo Mattar

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Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

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