ELMS: pole surpresa da Panis-Barthez em Silverstone

E
MOTORSPORT : EUROPEAN LE MANS SERIES - ROUND 4 - 4 HOURS OF SILVERSTONE (GBR) 08/17-19/2018
Graças a uma ótima volta no treino oficial, a Panis-Barthez Competition conquistou a pole para as 4h de Silverstone. A quarta etapa do ELMS é neste sábado. O blog transmite ao vivo

RIO DE JANEIRO – Parecia favas contadas a contar pelos treinos de ontem que a G-Drive Racing conquistaria a pole para as 4h de Silverstone, a quarta etapa do European Le Mans Series (ELMS). Só que não: a Panis-Barthez Competition, associação entre o antigo piloto de Fórmula 1 Olivier Panis e o ex-goleiro da seleção francesa Fabien Barthez acabou por roubar o protagonismo na manhã deste sábado.

E graças a Will Stevens, de curta passagem pela categoria máxima, o carro #23 que terá ainda a bordo os franceses Timothé Buret e Julien Canal levou o melhor tempo da sessão de classificação e o ponto extra da pole com o tempo de 1’43″690. Uma ótima volta, superando em nada menos que 0″736 a marca de Jean-Éric Vergne a bordo do Oreca #26 da G-Drive Racing, líder do campeonato.

A segunda fila do grid terá a DragonSpeed com seu protótipo #21 guiado por Ben Hanley no treino classificatório e a Duqueine Engineering, graças a Nico Jamin. O outro protótipo da G-Drive Racing – este assistido pela Graff Racing – ficou em quinto com James Allen e a IDEC Sport fechou os seis primeiros com Paul-Loup Chatin.

O melhor Dallara, contrariando as expectativas, foi o carro da High Class Racing, com a sétima colocação. O que se aguardava era Felipe Nasr mais à frente por conta do 3º lugar no segundo treino livre e o brasileiro não encaixou uma volta capaz de se qualificar mais à frente no grid. A Cetilar Villorba Corse alinha da décima-quarta posição.

Na LMP3, outra surpresa: a Eurointernational superou as equipes da casa, tidas como favoritas à conquista do melhor tempo, e levou o ponto extra da pole com Mattia Drudi marcando a melhor volta por apenas 0″046 de diferença em relação ao carro da 360 Racing, guiado por Ross Kaiser. A United Autosports, atual campeã da categoria, teve por duas vezes o melhor tempo em mãos – primeiro com Matt Bell e depois com Sean Rayhall. Acabou com a segunda fila da divisão.

O melhor dos não-Ligier, o Norma M30 da Ultimate Racing, ficou em quinto a meio segundo da pole, antecedendo a RLR MSport e o carro guiado por Job Van Uitert. Ele e os companheiros de equipe Rob Garofall e John Farano defendem a liderança do campeonato neste sábado.

Entre os LMGTE, a Porsche confirmou o favoritismo e fez os três primeiros postos do pelotão de sete bólidos: o norueguês Dennis Olsen conquistou a pole position com o #77 da Proton Competition, marcando 1’58″704 para superar o companheiro de equipe Matteo Cairoli por somente 0″060. Na verdade, a melhor volta do treino foi de Matt Griffin, da Spirit of Race – mas a volta do irlandês foi anulada por constantes abusos de limite do traçado.

Dessa forma, os bólidos da casa de Stuttgart comemoraram as três primeiras posições, já que Ben Barker levou o #86 da Gulf Racing UK à terceira posição, seguido pela Ferrari #66 da JMW Motorsport. A Spirit of Race ficou em quinto, seguida pela Ebimotors no quarto Porsche inscrito e pela Krohn Racing, que fecha a raia e o pelotão de 41 carros.

As 4h de Silverstone começam hoje às 10h30 de Brasília, 14h30 locais – com transmissão ao vivo aqui no blog.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames