IMSA, Petit Le Mans: aniversário com pole de Pipo Derani; Serra brilha de novo na GTD

I

IMSA WeatherTech SportsCar Championship

RIO DE JANEIRO – Os pilotos brasileiros voltaram a fazer bonito no IMSA Weather Tech SportsCar Championship. Nos treinos classificatórios para a Petit Le Mans, dois deles conquistaram a pole position em suas categorias – e um deles presenteou-se no dia de seu aniversário.

Completando 25 anos nesta sexta-feira, Pipo Derani derrotou os dois Mazda DPi e levou seu Nissan Onroak à pole position para a última etapa do campeonato. Foi a segunda pole dele na temporada e a derradeira pela equipe Extreme Speed Motorsports, que defendeu por três anos. Já assinado com a Action Express Racing para dividir no próximo ano um carro com o compatriota Felipe Nasr, ele não poderia deixar sua marca na despedida (que será, de fato, amanhã).

Com um temporal de 1’10″437, Pipo foi 0″124 mais veloz que o britânico Oliver Jarvis, que chegou a assustar a bordo do #77 do Mazda Team Joest, que terá também o serviço de outro brasileiro – Lucas Di Grassi. O outro carro do construtor japonês ficou com a terceira posição, mesmo após um problema no início do treino. Jonathan Bomarito desceu a lenha e garantiu um lugar na segunda fila do grid, desbancando o novato Norman Nato com o outro Nissan Onroak DPi.

A quinta posição do grid é do Acura ARX-05 DPi da Penske que terá Hélio Castroneves a bordo e foi classificado por Ricky Taylor. Já a Action Express viu o melhor dos seus Cadillac DPi-V.R em sexto, com Filipe Albuquerque – à frente do “Banana Boat” da JDC-Miller Motorsport, o melhor entre os protótipos LMP2.

No que pareceu ser uma “marcação carro a carro”, os postulantes ao título vão sair lado a lado na quinta fila do grid de 37 carros. Felipe Nasr fez o 9º tempo com 1’10″981 e Colin Braun veio na sequência com 1’10″071.

Registre-se que onze dos 14 carros superaram o antigo recorde da volta em classificação para a classe Prototype em Road Atlanta.

IMSA WeatherTech SportsCar Championship

A BMW foi a grata surpresa do dia na classe GTLM. O carro #24 tripulado por John Edwards na tomada de tempo superou todos os demais adversários e conquistou a primeira pole do modelo M8 GTE nos EUA. O piloto superou por margem de apenas 0″024 o Corvette C7-R que lidera o campeonato e foi conduzido por Antonio Garcia. A Porsche – que traz nesta etapa um visual alusivo aos 20 anos da vitória em La Sarthe com o Porsche 911 GT1-98, ficou em terceiro com Earl Bamber ultrapassando o Ford de Richard Westbrook.

Com a volta da Risi Competizione e da Ferrari 488 GTE, teremos novamente cinco construtores e nove carros – separados por meros 0″768 ao fim da qualificação. Sincera e honestamente, torço para que o grid consiga um dia se encorpar como antigamente.

E na GTD, Daniel Serra outra vez foi espetacular. O brasileiro de 34 anos continua em grande fase – e num total de quatro corridas de que participou neste ano na série IMSA, foi escalado para classificar três vezes – e foi pole em todas elas (Daytona, Sebring e Road Atlanta).

“O carro estava perfeito mais uma vez”, comentou. “Gosto muito desse circuito, especialmente em voltas de qualificação”. A bordo do #63 da Scuderia Corsa, Daniel marcou 1’19″695, 0″037 mais veloz que o britânico da 3GT Racing, Jack Hawksworth, tripulando um Lexus.

Sheldon Van der Linde qualificou o Audi R8 LMS #29 da Montaplast by Land Motorsport com o terceiro tempo, seguido pelo Acura de Mario Farnbacher e o Lamborghini Huracán líder do campeonato, com Bryan Sellers. O #86 da Meyer-Shank Racing foi classificado por Álvaro Parente logo atrás do seu principal adversário na briga pelo título – cabe lembrar que só Katherine Legge está nessa batalha. O carro de Felipe Fraga, alinhado por JC Perez no treino classificatório, ficou com a 11ª posição na categoria.

O Fox Sports 2 confirma a transmissão de parte da Petit Le Mans neste sábado (13), começando após a transmissão da Camping World Truck Series. Divido as análises e comentários com o mestre Edgard Mello Filho na nossa segunda janela, já que haverá uma interrupção de meia hora para a exibição do programa Comenta Quem Sabe. Às 20h30 regressamos com a reta final da disputa. Thiago Alves estará na narração. O início da corrida – a largada será às 12h05 pelo horário de Brasília – pode ser acompanhado na web, no site oficial da IMSA – com acesso gratuito.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

3 Comentários

  • Sem pachequismo, estarei na torcida pela vitória e título do Nasr, embora se vencer o Pipo coroando a despedida da equipe Tequila Patron o caneco da prova ficará igualmente em excelentes mãos…por motivos já conhecidos aqui não torcerei para o carro #77…
    Na GTLM, creio em mais um título da Corvette Racing, que tem uma dupla mais consistente brigando pelo título, enquanto que na dupla oponente (do Ford GT #67), o pessoal da Ford Chip Ganassi que me desculpe, mas se olharmos o que o Briscoe fez na prova do ano passado (ainda puniram o Pipo), não dá para confiar…o Westbrook dificilmente comete erros como aquele…
    E na GTD, se os parceiros de volante não fizerem besteira, o Serrinha certamente vai ajudar a levar na classe…alias, demorou para algum time da IMSA ou da Europa (WEC, ELMS) fazer uma proposta full time a ele…o Brasil já é pequeno para o campeão de Le Mans na GMGTE Pro 2017.

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames