AsLMS: 20 carros para as 4h de Fuji

1_Jackie_Chan_DC_Racing_Oreca_AsLMS_Shanghai_2018_Race
Ausente: a Jackie Chan DC Racing não comparece às 4h de Fuji, diminuindo em três carros o grid para a prova japonesa, que será realizada neste fim de semana. O blog terá o treino classificatório e a corrida, tudo ao vivo

RIO DE JANEIRO – O Asian Le Mans Series retorna à ativa neste fim de semana: domingo tem a disputa das 4h de Fuji, segunda etapa da temporada 2018/19 e última deste ano. A prova pelo circuito de 4,563 km de extensão será disputada por apenas 20 carros – um decréscimo de sete inscritos em relação ao que se viu em Xangai na abertura da competição.

Os quatro Porsche Cup que ajudaram a engordar o grid na China não serão vistos no Japão – e pelo visto, nem nas etapas restantes. A ideia foi descontinuada. E nem a Jackie Chan DC Racing. Portanto, três inscrições full season prometidas estão fora.

A equipe não leva o seu Oreca 05 Nissan LMP2 e nem seus dois Ligier JS P3 Nissan LMP3 para Fuji, embora David Cheng tenha prometido pelo menos competir com o LMP2 – sem a trinca malaia que participou da abertura do campeonato. A ver se terão possibilidade de regressar em Buriram, na 3ª etapa.

Assim, o plantel terá sete carros LMP2 – com poucas mudanças em relação a Xangai. Na Algarve Pro Racing, o filipino-holandês Ate Dirk de Jong desfalca o #24 da Algarve Pro Racing, que liderou e quebrou na prova inaugural. O protótipo será conduzido somente por Andrea Pizzitola e Harrison Newey.

O brasileiro Pipo Derani e seus parceiros Côme Ledogar e Alexander West chegam ao Japão com a liderança do campeonato: eles têm os 25 pontos da vitória na China e o ponto extra da pole, contra 18 de Paul Di Resta/Phil Hanson e 15 de Guy Cosmo/Patrick Byrne/Salih Yoluç, que lideram também na pontuação paralela da LMP2 Am.

Na LMP3 o plantel será de oito carros e pelo menos a United Autosports apresenta novidades, com Christian England escalado no carro #3 ao invés de Jim McGuire. Na inscrição do carro #50 da R24, assistido pela Eurointernational, Marie Iwaoka terá a companhia da compatriota Anna Inotsume, que disputa o Super Taikyu Series.

Martin Hippe/Kuba Smiechowski, da Inter Europol Competition, chegam ao Japão com a pontuação máxima conquistada na primeira etapa, enquanto Chris Buncombe/Garrett Grist/Wayne Boyd somam 18 pontos e Aidan Read/Nobuya Yamanaka vêm em terceiro com 15.

Entre os modelos Grã-Turismo, poucas novidades, exceto a CarGuy com a sua Ferrari totalmente de amarelo, a presença de Ivor Dunbar confirmada no Aston Martin #5 da Red River Sport by TF Sport e a esperança da TianShi Racing Team em contar finalmente com seus dois Audi R8 LMS – visto que um deles pegou fogo e não correu na prova de abertura, sendo trocado às pressas por um Mercedes-AMG GT3 alugado. Em substituição a Rob Huff, que acabou por não disputar a prova de Xangai na Mercedes, a TianShi se socorre do chinês Zhang Ya Qi, para dividir o #66 com Xu Wei e Max Wiser.

A trinca James Calado/Kei Cozzolino/Takeshi Kimura comanda a classificação, seguida por Oswaldo Negri/Francesco Piovanetti/Alessandro Pier Guidi e por Bonamy Grimes/Johnny Mowlem.

O treino classificatório para as 4h de Fuji acontece sábado às 14h50 locais, 3h50 da manhã de sexta para sábado – pelo horário de Brasília. A corrida será domingo a partir de 12h locais, 1h da manhã de sábado para domingo – sempre pelo horáro de Brasília. E você leitor poderá acompanhar ao vivo e depois na íntegra aqui no blog.

Comentários