A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

24 Horas de Le Mans: zero surpresa, Toyota na pole

LE MANS (Não consigo mais dormir!) – Alguém surpreso? Acho que ninguém: a pole position e a primeira fila das 24 Horas de Le Mans 2019 são da Toyota. O construtor japonês que já levou o título do Mundial de Endurance entre as equipes agora está a um passo de ser campeão também com qualquer […]

7_Toyota_Le_Mans_Practice_2019
Veloz e furioso: Kamui Kobayashi chegou bem perto do próprio recorde absoluto de Le Mans, conquistando a pole position com a Toyota

LE MANS (Não consigo mais dormir!) – Alguém surpreso? Acho que ninguém: a pole position e a primeira fila das 24 Horas de Le Mans 2019 são da Toyota. O construtor japonês que já levou o título do Mundial de Endurance entre as equipes agora está a um passo de ser campeão também com qualquer uma de suas trincas de pilotos.

Resta saber qual… Já que, como é Le Mans que escolhe quem vence, não vou apostar minhas fichas em ninguém.

A matemática diz que Alonso e cia. lideram, mas a festa hoje foi da trinca Pechito López/Kamui Kobayashi/Mike Conway. Com o tempo de 3’15″497 – mais rápido que no ano passado e muito próximo do recorde absoluto do traçado, os pilotos do #7 entram na disputa de sábado com um ponto extra no bolso do macacão.

Um outro detalhe é que os privados conseguiram a façanha de, em ritmo de classificação, estar no mesmo segundo dos Toyota. A SMP Racing se garantiu na segunda fila com a respeitável marca de 3’16″159, alcançada pelo russo Egor Orudzhev. Gustavo Menezes classificou o #3 da Rebellion com 3’16″404.

As equipes da Rússia e da Suíça dividem também a terceira fila: o carro #1 de Bruno Senna ficou com a 6ª posição – 3’16″810, cortesia do alemão Andre Lotterer. DragonSpeed – que se despede da LMP1 neste fim de semana e ByKolles nem pagaram placé (aproveitando que estamos na França, vamos gastar o idioma!).

A Graff tirou onda com as equipes do WEC e fez a pole entre os LMP2

Na LMP2, a Graff Racing, em associação com a SO24!, levou a melhor entre os 20 inscritos da categoria, cabendo o melhor tempo a Tristan Gommendy, com a marca de 3’25″073. Porém, o ponto da pole, já que a Graff não é um time do WEC, coube à TDS Racing em sua despedida com a tripulação francesa de Loïc Duval/Matthieu Vaxivière/François Perrodo – eles ficaram com o segundo posto do grid, adiante da DragonSpeed e da Signatech-Alpine Matmut, do brasileiro André Negrão.

A boa notícia para as duas equipes é que, pelo menos nas sessões de classificação, a Jackie Chan DC Racing ficou mais para trás, com o #38 que postula a taça ocupando o 8º lugar da categoria e o 16º na geral.

No duelo entre Aston Martin e Ford para ver quem era o mais rápido dos LMGTE-PRO, vantagem para o construtor de Gatwick

A Aston Martin bateu a Ford numa luta insana pela pole position e assim levou o melhor tempo entre os 17 super competitivos LMGTE-PRO inscritos: Marco Sørensen cravou 3’48” e superou o tempo de Harry Tincknell, da Ganassi UK, por apenas cento e doze milésimos de segundo.

Antonio Garcia foi rápido o bastante para colocar o Corvette C7.R como terceiro do grid na divisão, seguido por Nick Tandy no melhor Porsche e pelo brasileiro Augusto Farfus, o mais veloz da BMW, com o tempo de 3’49″108.

A AF Corse ficou com o 12º lugar da divisão com a Ferrari que terá a bordo o brasileiro Daniel Serra. Já a Risi Competizione não foi tão bem e o #89 de Pipo Derani/Jules Gounon/Oliver Jarvis acabou como o mais lento do grupo, a 3″454 da pole position.

Matteo Cairoli liderou a dobradinha da Dempsey Racing-Proton na LMGTE-AM

A Porsche faturou a pole na LMGTE-AM com a Dempsey Racing-Proton. E em dobradinha: Matteo Cairoli levou o #88 ao tempo de 3’51″439, com Matt Campbell marcando 3’51″645.

Nas posições seguintes ficaram a Gulf Racing com Thomas Preining virando 3’51″944 e a melhor Ferrari foi a da JMW Motorsport, que tem entre os pilotos o brasileiro Rodrigo Baptista. No QP3, Jeff Segal fez seu giro mais rápido em 3’52″423.

A Keating Motorsports, equipe do brasileiro Felipe Fraga, ficou com a oitava posição, graças à marca de 3’53″492 alcançada no primeiro treino do dia – o segundo do acumulado de três sessões. Os Aston Martin apanharam, ficando em décimo e décimo-primeiro respectivamente. A Project 1 Racing, equipe que começa a prova como líder do campeonato, parte da sexta colocação.

O grid, como vocês sabem, teria 62 carros. Só que ontem o Porsche #99 da Dempsey Racing-Proton sofreu um acidente forte, com Tracy Krohn a bordo. O piloto de 64 anos não conseguiu passar na revisão médica e assim o estadunidense está fora, assim como o compatriota Patrick Long e o sueco Nic Jönsson. Termina assim a sequência de participações do texano em La Sarthe – todas com Jönsson como fiel escudeiro.

As 24 Horas de Le Mans terão transmissão AO VIVO dos canais Fox Sports durante todo o fim de semana. Sábado a partir de 10h da manhã até 16h, voltando após a Truck Series em Iowa. No domingo, voltamos às 8h de Brasília até o pódio.