Definidos os participantes da Super Pole das 24 Horas de Spa-Francorchamps

24H-Spa-4
Com a melhor média após as quatro sessões classificatórias, o Mercedes-AMG Team Black Falcon lidera o pelotão de 20 carros classificados à Super Pole de amanhã em Spa-Francorchamps (Foto: SRO)

RIO DE JANEIRO – Foi encerrado há pouco o treino classificatório para a 71ª edição das 24 Horas de Spa-Francorchamps. A tradicional corrida belga contará com um grid incrível de mais de 70 carros e quase 250 pilotos, divididos por graduações e distribuídos por quartetos ou trios – de acordo com a necessidade – pelas equipes. Com quatro sessões de 15 minutos cada, a média das melhores voltas por piloto definiu os 20 carros que avançaram para brigar amanhã pela pole position na Super Pole.

No Q1, andaram 32 carros – exatamente os 32 que têm quatro tripulantes, em sua maioria carros das divisões Silver, Pro-Am e Am. Com o Aston Martin #762 da R-Motorsport, Ricky Collard fez o melhor tempo (2’20″359) em sessão interrompida pelo acidente com a BMW #9 da Boutsen Ginion, então guiada por Erik Maris.

Dois Lamborghini Huracán GT3 EVO vieram nas posições seguintes: Michele Beretta (#555 Orange 1 FFF Racing Team) e Arno Santamato (#19 GRT Grässer Racing Team), ambos da Silver Cup.

O Q2, já com pista cheia, teve outro acidente: Alex MacDowall estampou o Audi #17 da equipe local WRT no muro de pneus, na saída de Les Combes. Não foi um acidente dos mais sérios, tanto que o piloto saiu andando sem sustos. Mas a barreira foi mexida e os fiscais precisaram trabalhar para colocar tudo em ordem.

Com outro Audi do Team WRT, Dries Vanthoor fez a volta em 2’19″238 e foi o mais rápido da segunda parte do qualifying. A segunda marca foi do italiano Mirko Bortolotti, no Lamborghini #63 da GRT Grässer, seguido pelo holandês Steijn Schothorst a bordo do Audi R8 LMS EVO #55 da Attempto Racing.

À medida que a noite avançava na Bélgica, a pista foi esfriando e os trechos seguintes do treino classificatório transcorreram sem sustos, a despeito do enorme tráfego provocado pela presença de 70 carros a cada metro dos 7,004 km da extensão do lendário circuito de Spa-Francorchamps.

No Q3, Yelmer Buurman pôs o Mercedes-AMG #4 da Black Falcon, com decoração anime, na frente: o holandês melhorou em 0″007 o tempo de Vanthoor do Q2. O austríaco Lucas Auer foi o segundo mais veloz no carro #999 da equipe GruppeM e Andrea Caldarelli ficou em terceiro com o #563 da Orange 1 FFF Racing Team.

A sessão que definiu os 20 classificados para a Super Pole foi o Q4, onde Maxi Götz estabeleceu a melhor volta em 2’19″245 – portanto, não superando o tempo de Buurman estabelecido no Q3. Kelvin Van der Linde foi o segundo no Audi #66 da Attempto Racing e Luca Stolz fechou o top 3 em mais um bom desemepenho do #4 da Mercedes-AMG Team Black Falcon.

Isto posto, o #4 avançou para a Super Pole com a melhor média das voltas nas quatro sessões (três, no caso da equipe alemã), com 2’19″570, 0″081 melhor que o Audi Sport Team WRT e o carro #2 de Dries Vanthoor/Alex Riberas/Frank Stippler.

O único carro com brasileiros a bordo a avançar para a Super Pole foi a Ferrari 488 GT3 #227 da HubAuto Corsa. Daniel Serra/Nick Foster/Nick Cassidy ficaram com a quarta melhor média ao fim da sessão, a 0″318 da melhor média dos treinos.

A Attempto Racing classificou seu Audi com o sétimo lugar e já garantiu a pole da Silver Cup com a trinca formada pelos irmãos Pieter e Steijn Schothorst, mais Mattia Drudi. A Super Pole terá 19 carros da classe Pro e só a equipe alemã pertence a outra divisão.

Apesar de fecharem com o 29º geral na média dos tempos, Felipe Fraga/Timur Boguslavskiy/Nico Bastian largam em segundo na categoria em que lideram no Blancpain GT Series Endurance, com o Mercedes-AMG #90 do Team AKKA-ASP.

Atual campeã das 24 Horas de Spa, a Walkenhorst Motorsport não foi além do 35º lugar com o carro #34, quatro posições atrás do BMW Team Schnitzer, que tem entre seus pilotos o brasileiro Augusto Farfus. A marca da Baviera não foi a única a não ter pelo menos um carro na Super Pole: Bentley, Lexus e Honda também não avançaram com nenhum auto inscrito.

A M-Sport, por exemplo, perdeu a chance de ter o #107 por apenas seis milésimos de segundo, perdendo a vaga para o #20 da GPX Racing. Será, portanto, uma corrida de paciência para as tripulações de Rodrigo Baptista e Pipo Derani – ambos bastante atrapalhados pela bandeira vermelha do Q2. Eles largam respectivamente de 36º e 49º no grid de 72 carros.

Na classe Pro-Am, a pole ficou com a RAM Racing, 41ª colocada geral com o carro #74 de Remon Vos/Tom Onslow-Cole/Christiaan Frankenhout/Darren Burke. Com a 53ª média, a Barwell Motorsport ficou com a pole da Am Cup no carro #77 de Adrian Amstutz/Leo Machitski/Patrick Kujala/Richard Abra.

A relação dos 20 classificados para a Super Pole (carros do IGTC identificados com asterisco)

1. #4 MERCEDES-AMG TEAM BLACK FALCON (*)
Mercedes-AMG GT3
Maro Engel/Yelmer Buurman/Luca Stolz
2’19″570

2. #2 AUDI SPORT TEAM WRT (*)
Audi R8 LMS EVO
Dries Vanthoor/Alex Riberas/Frank Stippler
2’19″651

3. #999 MERCEDES-AMG TEAM GRUPPEM RACING (*)
Mercedes-AMG GT3
Maxi Bühk/Lucas Auer/Maxi Götz
2’19″697

4. #227 HUBAUTO CORSA (*)
Ferrari 488 GT3
Nick Cassidy/Nick Foster/Daniel Serra
2’19″888

5. #998 ROWE RACING
Porsche 911 GT3-R
Fred Makowiecki/Patrick Pilet/Nick Tandy
2’19″935

6. #563 ORANGE 1 FFF RACING TEAM
Lamborghini Huracán GT3 EVO
Dennis Lind/Andrea Caldarelli/Marco Mapelli
2’19″963

7. #55 ATTEMPTO RACING
Audi R8 LMS EVO
Steijn Schothorst/Pieter Schothorst/Mattia Drudi
2’19″964

8. #44 MERCEDES-AMG TEAM STRAKKA RACING (*)
Mercedes-AMG GT3
Tristan Vautier/Lewis Williamson/Gary Paffett
2’20″057

9. #117 KÜS75 TEAM BERNHARD (*)
Porsche 911 GT3-R
Earl Bamber/Timo Bernhard/Laurens Vanthoor
2’20″099

10. #1 AUDI SPORT TEAM WRT (*)
Audi R8 LMS EVO
Robin Frijns/Nico Müller/René Rast
2’20″104

11. #54 DINAMIC MOTORSPORT
Porsche 911 GT3-R
Klaus Bachler/Andrea Rizzoli/Zaid Askhanani
2’20″142

12. #72 SMP RACING (*)
Ferrari 488 GT3
Miguel Molina/Mikhail Aleshin/Davide Rigon
2’20″161

13. #129 AUDI SPORT MONTAPLAST BY LAND MOTORSPORT (*)
Audi R8 LMS EVO
Christopher Mies/Ricky Feller/Jamie Green
2’20″172

14. #76 R-MOTORSPORT
Aston Martin Vantage AMR GT3
Marvin Kirchöfer/Alex Lynn/Jake Dennis
2’20″224

15. #35 KCMG (*)
Nissan GT-R Nismo GT3
Katsumasa Chiyo/Tsugio Matsuda/Josh Burdon
2’20″243

16. #99 ROWE RACING (*)
Porsche 911 GT3-R
Dennis Olsen/Matt Campbell/Dirk Werner
2’20″311

17. #59 GARAGE 59
Aston Martin Vantage AMR GT3
Côme Ledogar/Andrew Watson/Jonathan Adam
2’20″342

18. #98 ROWE RACING (*)
Porsche 911 GT3-R
Sven Müller/Romain Dumas/Matthieu Jaminet
2’20″356

19. #62 R-MOTORSPORT
Aston Martin Vantage AMR GT3
Matthieu Vaxivièr/Matthew Parry/Maxime Martin
2’20″415

20. #20 GPX RACING (*)
Porsche 911 GT3-R
Richard Lietz/Michael Christensen/Kévin Estre
2’20″454

Comentários