Team Bernhard sai na frente em Spa-Francorchamps

timthumb (10)

RIO DE JANEIRO – Com um calor arrasador (temperatura de 41º C) nesta manhã de quinta-feira na Bélgica, está iniciada oficialmente a 71ª edição das 24 Horas de Spa-Francorchamps. Na terça, é verdade, houve uma atividade extra para os pilotos de graduação inferior – inclusive os estreantes na pista. Mas hoje é para valer: ainda hoje aqui no blog vocês poderão conferir ao vivo o Pre-Qualifying, o Treino Classificatório que definirá os carros da Super Pole e o Treino Noturno.

Com todos os 72 carros inscritos registrando tempo, o belga Laurens Vanthoor – um dos 15 pilotos que representam o país local na corrida – foi o piloto mais rápido a bordo do Porsche 911 GT3-R #117 do KÜS75 Team Bernhard. Nos últimos 10 minutos do treino, que teve duração de 1h30min, Vanthoor fez uma volta em 2’20″098. Vencedor da corrida em 2014, ele dividirá a pilotagem com Earl Bamber e Timo Bernhard.

O treino teve 1-2 de locais, já que no Aston Martin Vantage #62 da R-Motorsport, estava Maxime Martin – igualmente vencedor da contenda, mas em 2016. O piloto da equipe suíça registrou 2’20″335, apenas 0″080 mais rápido que outro Aston, este da Garage 59, guiado por Andrew Watson.

Para outro Aston Martin, o treino terminou mal: após Nicki Thiim marcar a melhor volta e registrar o tempo mais rápido entre os carros Pro-Am do plantel, o turco Salih Yoluç se despistou em Raidillon, logo depois de Eau Rouge. Bateu e provocou a única bandeira vermelha da programação. A equipe Oman Racing by TF Sport, que na pista ainda terá Charlie Eastwood e Ahmad Al Harthy, terá um baita trabalho nos bastidores para reconstruir o carro…

Na Silver Cup, liderou o Mercedes-AMG GT3 do Team AKKA-ASP, pelas mãos de Nico Bastian, colega de pilotagem do brasileiro Felipe Fraga. Com o carro #90, o alemão cravou 2’21″149 – 10º tempo geral. Alberto Di Folco, da Ratón Racing by Target, foi o mais rápido entre os pilotos inscritos em carros da classe Am Cup, com o décimo-quinto lugar.

Trinta e quatro dos 72 carros ficaram separados por dois segundos na folha de tempos. A Ferrari da HubAuto Corsa, que terá Daniel Serra na disputa, ficou com a 27ª colocação. Os Bentley Continental de Rodrigo Baptista e Pipo Derani figuraram respectivamente em 30º e 35º, com a BMW do Team Schnitzer, do brasileiro Augusto Farfus, aparecendo na 45ª posição.

As 24 Horas de Spa serão disputadas por nada menos que 249 pilotos de 34 países diferentes.

A Grã-Bretanha tem o maior contingente de participantes. São 41 nomes, contra 33 franceses, 26 italianos, 25 alemães, 15 locais (da Bélgica), 13 holandeses, 12 suíços; sete de Dinamarca e Espanha; seis de Austrália, EUA e Áustria; cinco de Brasil, Finlândia e Rússia; quatro do Japão e África do Sul; três da Noruega; dois da Nova Zelândia, Arábia Saudita, República Tcheca, Hong Kong, Indonésia e México; um da Argentina, Polônia, Suécia, Irlanda, Omã, Turquia, Mônaco, Taiwan, China e Kuwait.

Comentários