A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Guia WEC 2019/20 – Classe LMGTE-AM

RIO DE JANEIRO – Trabalho como esse aqui a gente faz com prazer. Depois de dissecadas as classes LMP1, LMP2 e LMGTE-PRO, apresentadas com fichas técnicas completas e dados de todos os pilotos inscritos, vamos à última leva do Guia WEC da temporada 2019/20 aqui no blog. É a vez da classe LMGTE-AM. A classe […]

RIO DE JANEIRO – Trabalho como esse aqui a gente faz com prazer. Depois de dissecadas as classes LMP1, LMP2 e LMGTE-PRO, apresentadas com fichas técnicas completas e dados de todos os pilotos inscritos, vamos à última leva do Guia WEC da temporada 2019/20 aqui no blog. É a vez da classe LMGTE-AM.

A classe tem essa denominação pelo motivo de reunir, em suas trincas – é obrigatória, inclusive, a inscrição de três pilotos – um piloto profissional com graduação platina ou ouro em meio a dois pilotos prata ou bronze. Em geral, há muitos pilotos prata competitivos que já podiam ser ouro – e um deles é o brasileiro Felipe Fraga, que faz sua estreia na categoria neste fim de semana.

Mas nem sempre é assim. O que faz a diferença aqui é o piloto bronze que comete menos erros. E a maioria deles é de diletantes apaixonados pelo esporte, alguns cheios da nota, como o canadense Paul Dalla Lana e o francês François Perrodo, que têm negócios familiares ou muito lucrativos.

Outra curiosidade, além do grid numeroso de 11 carros distribuídos por oito equipes diferentes – uma delas, estreante, é que praticamente todos os carros que veremos na temporada já foram de outras equipes ao longo dos últimos anos. A LMGTE-AM só permite modelos construídos até 2018.

Então vamos lá: acompanhe a ficha completa de todas as escuderias da divisão.

 

AF CORSE
Ano de fundação: 2002
Proprietário: Amato Ferrari
Team Manager: Didi Cazzago
Diretor Técnico: Luigi Urbinelli
Engenheiro: Stelvio Peschiutta
Chefe de mecânicos: Ivan Iglesias

A AF Corse volta à LMGTE-AM, assim como dois campeões da categoria em 2016: François Perrodo e o experiente Emmanuel Collard

Carro: Ferrari 488 GTE EVO
Chassis autoportante em alumínio
Carroceria Grã-Turismo em carbono, kevlar e alumínio. Evo aerodinâmica 2018
Suspensão dianteira com triângulos superpostos e traseira com triângulos inferiores e multibraços
Câmbio Ferrari/Xtrac 6 marchas sequencial com acionamento paddleshift
Motor Ferrari Type F412 4 litros V8 Biturbo
Turbina dupla Garrett
Potência estimada em 485 HP
Reservatório de combustível: 87 litros
Peso mínimo: 1282 kg

Pilotos do #54

THOMAS FLÖHR
Graduação: Bronze
Suíço, 59 anos (17/03/1960)

Retrospecto no WEC desde 2012:
17 corridas
1 vitória
6 pódios
Temporada 2018/19: 4º lugar com 99 pontos (classe LMGTE-AM)
24º lugar com 10,5 pontos (classe LMGTE)

FRANCESCO CASTELLACCI
Graduação: Prata
Italiano, 32 anos (04/04/1987)

Retrospecto no WEC desde 2012:
25 corridas
1 vitória
6 pódios
Temporada 2018/19: 4º lugar com 99 pontos (classe LMGTE-AM)
24º lugar com 10,5 pontos (classe LMGTE)

GIANCARLO FISICHELLA
Graduação: Platina
Italiano, 46 anos (14/01/1973)

Retrospecto no WEC desde 2012:
26 corridas
7 vitórias
14 pódios
Temporada 2018/19: 4º lugar com 99 pontos (classe LMGTE-AM)
24º lugar com 10,5 pontos (classe LMGTE)

Pilotos do #83

FRANÇOIS PERRODO
Graduação: Bronze
Francês, 42 anos (14/02/1977)

Retrospecto no WEC desde 2012:
43 corridas
3 vitórias
19 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-AM em 2017
Temporada 2019: 8º lugar com 66 pontos (classe LMP2)
24º lugar com 12 pontos (classe LMP)

EMMANUEL COLLARD
Graduação: Platina
Francês, 48 anos (03/04/1971)

Retrospecto no WEC desde 2012:
37 corridas
3 vitórias
18 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-AM em 2017
23 participações consecutivas nas 24 Horas de Le Mans entre 1995 e 2017

NICKLAS NIELSEN
Graduação: Prata
Dinamarquês, 22 anos (06/02/1997)

Estreante no WEC
Líder da atual temporada do ELMS na classe LMGTE

 

TEAM PROJECT 1
Ano de fundação: 1993
Proprietário: Hans-Bernd Kampf
Team Princpal: Axel Funke
Diretor Técnico: Richard Selwin
Engenheiro e Estrategista: Gavin Bickerton-Jones
Engenheiro de Pista: Michael Schauer
Engenheiro de Dados: Ben Newman
Chefe de mecânicos: Sebastian Anders

Passo à frente: o Team Project 1 aumenta sua estrutura e terá dois carros na disputa desta Super Season

Carro: Porsche 911 RSR
Chassi autoportante em aço e painéis de alumíno
Carroceria Grã-Turismo em carbono e kevlar – Evo aero 2017
Suspensão dianteira e traseira com duplos triângulos sobrepostos
Câmbio Porsche 6 marchas longitudinal com acionamento sequencial paddleshift, cárter de magnésio
Motor Porsche Type M97/80 6 cilindros Flat 4 litros aspirado
Potência estimada em 510 HP
Reservatório de combustível: 98 litros
Peso mínimo: 1279 kg

Pilotos do #56

EGIDIO PERFETTI
Graduação: Bronze
Suíço (naturalizado norueguês), 44 anos (05/06/1975)

Retrospecto no WEC desde 2012:
8 corridas
2 vitórias
5 pódios
Temporada 2018/19: Campeão com 151 pontos (classe LMGTE-AM)
21º lugar com 16 pontos (classe LMGTE)

DAVID HEINEMEIER-HÄNSSON
Graduação: Prata
Dinamarquês, 39 anos (15/10/1979)

Retrospecto no WEC desde 2012:
48 corridas
7 vitórias
21 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-AM em 2014
Temporada 2019: 11º lugar com 40 pontos (classe LMP2)
19º lugar com 15,5 pontos (classe LMP)

MATTEO CAIROLI
Graduação: Ouro
Italiano, 23 anos (01/01/1996)

Retrospecto no WEC desde 2012:
17 corridas
2 vitórias
8 pódios
Temporada 2018/19: 16º lugar com 26 pontos (classe LMGTE-AM)
40º lugar com 2 pontos (classe LMGTE)

DAVID KOLKMANN (*)
Graduação: Prata
Alemão, 22 anos (06/12/1996)

Estreante no WEC
9º lugar na atual temporada do Porsche Carrera Cup Germany

(*) pode substituir de última hora David Heinemeier-Hänsson, que será pai neste fim de semana

Pilotos do #57

BEN KEATING
Graduação: Bronze
Estadunidense, 48 anos (18/08/1971)

Estreante no WEC
9º lugar na atual temporada do IMSA Weathertech Championship na classe GTD

FELIPE FRAGA
Graduação: Prata
Brasileiro, 24 anos (02/07/1995)

Estreante no WEC
Líder na atual temporada do Blancpain GT Series Endurance (Silver Cup)
6º lugar na atual temporada da Stock Car

JEROEN BLEEKEMOLEN
Graduação: Ouro
Holandês, 37 anos (23/10/1981)

Retrospecto no WEC desde 2012:
3 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
9º lugar na atual temporada do IMSA Weathertech Championship na classe GTD

 

RED RIVER SPORT
Ano de fundação: 2017
Fundador: Johnny Mowlem
Team Manager: Antonio Cazzago
Diretor Técnico e Engenheiro de Pista: Dario Armellin
Chefe de mecânicos: Davide Di Bello
(estrutura técnica AF Corse)

Com suporte da AF Corse – quem mais? – a Red River Sport “joga em casa” na sua prova de estreia no FIA WEC

Carro: Ferrari 488 GTE EVO
Chassis autoportante em alumínio
Carroceria Grã-Turismo em carbono, kevlar e alumínio. Evo aerodinâmica 2018
Suspensão dianteira com triângulos superpostos e traseira com triângulos inferiores e multibraços
Câmbio Ferrari/Xtrac 6 marchas sequencial com acionamento paddleshift
Motor Ferrari Type F412 4 litros V8 Biturbo
Turbina dupla Garrett
Potência estimada em 485 HP
Reservatório de combustível: 87 litros
Peso mínimo: 1282 kg

Pilotos do #62

BONAMY GRIMES
Graduação: Bronze
Inglês, 47 anos (05/09/1971)

Estreante no WEC
9º lugar na temporada 2018/19 do Asian Le Mans Series (classe GT)

JOHNNY MOWLEM
Graduação: Ouro
Inglês, 50 anos (12/02/1969)

Retrospecto no WEC desde 2012:
2 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
6º lugar na temporada 2018/19 do Asian Le Mans Series (classe GT)

CHARLIE HOLLINGS
Graduação: Prata
Inglês, 37 anos (23/06/1982)

Estreante no WEC
Campeão da GT Cup UK em 2015

 

MR RACING
Ano de fundação: 2018
Proprietário: Motoaki Ishikawa
Diretor Técnico: Batti Pregliasco
Diretor Técnico: Giuseppe Petrotta
Engenheiro de Pista: Jacopo Fedele
Chefe de mecânicos: Silvio Capuano

Este é o segundo campeonato da MR Racing, do piloto japonês Motoaki Ishikawa. A equipe persegue seu primeiro pódio na LMGTE-AM e a novidade é a chegada de Kei Cozzolino para a vaga de Eddie Cheever III

Carro: Ferrari 488 GTE EVO
Chassis autoportante em alumínio
Carroceria Grã-Turismo em carbono, kevlar e alumínio. Evo aerodinâmica 2018
Suspensão dianteira com triângulos superpostos e traseira com triângulos inferiores e multibraços
Câmbio Ferrari/Xtrac 6 marchas sequencial com acionamento paddleshift
Motor Ferrari Type F412 4 litros V8 Biturbo
Turbina dupla Garrett
Potência estimada em 485 HP
Reservatório de combustível: 87 litros
Peso mínimo: 1282 kg

Pilotos do #70

MOTOAKI ISHIKAWA
Graduação: Bronze
Japonês, 52 anos (07/04/1967)

Retrospecto no WEC desde 2012:
8 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Temporada 2018/19: 9º lugar com 71 pontos (classe LMGTE-AM)
32º lugar com 5 pontos (classe LMGTE)

OLIVIER BERETTA
Graduação: Platina
Monegasco, 49 anos (23/11/1969)

Retrospecto no WEC desde 2012:
20 corridas
2 vitórias
3 pódios
Temporada 2018/19: 9º lugar com 71 pontos (classe LMGTE-AM)
32º lugar com 5 pontos (classe LMGTE)

KEI COZZOLINO
Graduação: Prata
Ítalo-japonês, 31 anos (09/11/1987)

Estreante no WEC
Campeão da temporada 2018/19 do Asian Le Mans Series (classe LMGT)

 

DEMPSEY-PROTON RACING
Ano de fundação: 2009
Proprietários: Patrick Dempsey e Michael Ried
Team Principal e Diretor Técnico: Christian Ried
Team Manager: Giulio Pucci
Estrategistas e Engenheiros de Dados: Arne Peeters e Viktor Ferder
Engenheiros de Pista: Johannes Gruber e Diego Gottardi
Chefes de mecânicos: René Grünewald e Dirk Freischmidt

A Dempsey-Proton Racing é sempre uma forte concorrente na LMGTE-AM, afora que é uma fiel cliente Porsche: um dos pilotos, Christian Ried, disputou todas as provas do FIA WEC, desde 2012

Carro: Porsche 911 RSR
Chassi autoportante em aço e painéis de alumíno
Carroceria Grã-Turismo em carbono e kevlar – Evo aero 2017
Suspensão dianteira e traseira com duplos triângulos sobrepostos
Câmbio Porsche 6 marchas longitudinal com acionamento sequencial paddleshift, cárter de magnésio
Motor Porsche Type M97/80 6 cilindros Flat 4 litros aspirado
Potência estimada em 510 HP
Reservatório de combustível: 98 litros
Peso mínimo: 1279 kg

Pilotos do #77

CHRISTIAN RIED
Graduação: Bronze
Alemão, 40 anos (24/02/1979)

Retrospecto no WEC desde 2012:
58 corridas
10 vitórias
27 pódios
Temporada 2018/19: 2º lugar com 110 pontos (classe LMGTE-AM)
25º lugar com 9 pontos (classe LMGTE)

MATT CAMPBELL
Graduação: Ouro
Australiano, 24 anos (17/02/1995)

Retrospecto no WEC desde 2012:
8 corridas
4 vitórias
5 pódios
Temporada 2018/19: 2º lugar com 110 pontos (classe LMGTE-AM)
25º lugar com 9 pontos (classe LMGTE)

RICCARDO PERA
Graduação: Prata
Italiano, 20 anos (04/07/1999)

Retrospecto no WEC desde 2012:
2 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Temporada 2018/19: 14º lugar com 42 pontos (classe LMGTE-AM)
42º lugar com 1 ponto (classe LMGTE)

Pilotos do #88

THOMAS PREINING
Graduação: Ouro
Austríaco, 21 anos (21/07/1998)

Retrospecto no WEC desde 2012:
5 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Temporada 2018/19: 11º lugar com 53 pontos (classe LMGTE-AM)
33º lugar com 4,5 pontos (classe LMGTE)

GIANLUCA GIRAUDI
Graduação: Bronze
Ítalo-suíço, 50 anos (11/11/1968)
Estreante no WEC
26º lugar no Blancpain GT Series Endurance em 2018 (classe Pro-Am)

RICARDO SÁNCHEZ
Graduação: Prata
Mexicano, 29 anos (02/01/1990)
Estreante no WEC
12º lugar no Blancpain GT Series Endurance (classe Silver Cup)

 

GULF RACING
Ano de fundação: 2011
Proprietário: Michael Wainwright
Team Manager: Owen Daley
Engenheiro de Pista: Mario Prezel
Engenheiro de Dados: Stuart Reid
Chefe de mecânicos: Dan Munns

A Gulf Racing tem um único pódio em toda a sua história na classe LMGTE-AM

Carro: Porsche 911 RSR
Chassi autoportante em aço e painéis de alumíno
Carroceria Grã-Turismo em carbono e kevlar – Evo aero 2017
Suspensão dianteira e traseira com duplos triângulos sobrepostos
Câmbio Porsche 6 marchas longitudinal com acionamento sequencial paddleshift, cárter de magnésio
Motor Porsche Type M97/80 6 cilindros Flat 4 litros aspirado
Potência estimada em 510 HP
Reservatório de combustível: 98 litros
Peso mínimo: 1279 kg

Pilotos do #86

MICHAEL WAINWRIGHT
Graduação: Bronze
Inglês, 46 anos (25/07/1973)

Retrospecto no WEC desde 2012:
24 corridas
Nenhuma vitória
1 pódio
Temporada 2018/19: 7º lugar com 79 pontos (classe LMGTE-AM)
30º lugar com 6,5 pontos (classe LMGTE)

BEN BARKER
Graduação: Ouro
Inglês, 28 anos (23/04/1991)

Retrospecto no WEC desde 2012:
26 corridas
Nenhuma vitória
1 pódio
Temporada 2018/19: 7º lugar com 79 pontos (classe LMGTE-AM)
30º lugar com 6,5 pontos (classe LMGTE)

ANDREW WATSON
Graduação: Prata
Norte-Irlandês, 24 anos (21/01/1995)

Estreante no WEC
28º lugar no Blancpain GT Series Endurance Cup

 

TF SPORT
Ano de fundação: 2014
Proprietário e Team Manager: Tom Ferrier
Engenheiro de Pista: Grant Clarke
Engenheiro de Dados: Luigi Basile
Chefe de mecânicos: Chris Gregory

Tudo novo na TF Sport para mais uma Super Season, pelo menos com relação ao carro e ao visual, com um vermelho vivo na carenagem do #90

Carro: Aston Martin Vantage AMR
Chassi autoportante em alumínio
Carroceria Grã-Turismo em carbono e alumínio
Suspensão dianteira com duplos triângulos sobrepostos e traseira com multibraços
Câmbio Xtrac 6 marchas longitudinal com acionamento sequencial paddleshift
Motor: AMG Mercedes 4 litros V8 Biturbo
Turbina dupla Borg & Warner
Potência estimada em 530 HP
Reservatório de combustível: 95 litros
Peso mínimo: 1257 kg

Pilotos do #90

SALIH YOLUÇ
Graduação: Bronze
Turco, 34 anos (22/08/1985)

Retrospecto no WEC desde 2012:
8 corridas
Nenhuma vitória
4 pódios
Temporada 2019: 3º lugar com 99 pontos (classe LMGTE-AM)
27º lugar com 8,5 pontos (classe LMGTE)

CHARLIE EASTWOOD
Graduação: Prata
Norte-Irlandês, 24 anos (11/08/1995)

Retrospecto no WEC desde 2012:
8 corridas
Nenhuma vitória
4 pódios
Temporada 2019: 3º lugar com 99 pontos (classe LMGTE-AM)
27º lugar com 8,5 pontos (classe LMGTE)

JONATHAN ADAM
Graduação: Platina
Escocês, 34 anos (04/09/1984)

Retrospecto no WEC desde 2012:
26 corridas
1 vitória
8 pódios
Temporada 2019: 12º lugar com 50 pontos (classe LMGTE-AM)
20º lugar com 16 pontos (classe LMGTE)

 

ASTON MARTIN RACING
Ano de fundação: 2004
Proprietário: David Richards
Team Principal: Paul Howarth
Team Manager: Paul Diggins
Diretor Técnico: Dan Sayers
Estrategista: Alister Grimshaw
Engenheiro de Pista: Stuart Gale
Engenheiro de Dados: Jason Hill
Chefe de mecânicos: Richard Pinder

Em busca de mais um título, Paul Dalla Lana tem novos parceiros na estrutura cliente da Aston Martin Racing

Carro: Aston Martin Vantage AMR
Chassi autoportante em alumínio
Carroceria Grã-Turismo em carbono e alumínio
Suspensão dianteira com duplos triângulos sobrepostos e traseira com multibraços
Câmbio Xtrac 6 marchas longitudinal com acionamento sequencial paddleshift
Motor: AMG Mercedes 4 litros V8 Biturbo
Turbina dupla Borg & Warner
Potência estimada em 530 HP
Reservatório de combustível: 95 litros
Peso mínimo: 1257 kg

Pilotos do #98

PAUL DALLA LANA
Graduação: Bronze
Canadense, 53 anos (01/02/1966)

Retrospecto no WEC desde 2012:
47 corridas
16 vitórias
29 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-AM em 2017
Temporada 2018/19: 8º lugar com 77 pontos (classe LMGTE-AM)
31º lugar com 5,5 pontos (classe LMGTE)

 

DARREN TURNER
Graduação: Platina
Inglês, 45 anos (13/04/1974)

Retrospecto no WEC desde 2012:
54 corridas
8 vitórias
22 pódios
Temporada 2018/19: 18º lugar com 25 pontos (classe LMGTE)

ROSS GUNN
Graduação: Prata
Inglês, 22 anos (01/01/1997)

Estreante no WEC
4º lugar na atual temporada do Michelin Le Mans Cup (classe GT3)