Guia WEC 2019/20 – Classe LMP2

RIO DE JANEIRO – Nesse post aqui vocês podem ver o Guia WEC 2019/20 da principal classe de Esporte-Protótipos. Agora é a vez da divisão LMP2 ter seu destaque no blog.

Pois é… subclasse monomarca de motores e eletrônica, fornecidos respectivamente por Gibson Technology e Cosworth, corre o sério risco de futuramente também ser conhecida por uma monomarca de chassis.

A francesa Oreca faz os melhores LMP2 do lote e vem ganhando uma clientela fiel. Tanto que, à exceção da italiana Cetilar Racing, agora assistida pela AF Corse e que alinha um Dallara, todas as demais escuderias são clientes do ateliê de Hughes de Chaunac.

Até a United Autorsports, sempre fiel aos modelos Ligier construídos pela Onroak Automotive, se rendeu e trocou de carro às vésperas do início dos trabalhos.

E isso torna impossível fazer qualquer tipo de previsão sobre favoritismo e quetais. Principalmente porque a LMP2 é uma subclasse Pro-Am, onde os carros inscritos têm a obrigatoriedade de alinhar pelo menos um piloto prata ou bronze em suas tripulações de três nomes.

Muitas dessas tripulações ficam desequilibradas em comparação às que alinham gentleman drivers não tão rápidos – e em reconhecimento a eles, a FIA ofertará a possibilidade dos quatro pilotos de graduação bronze inscritos – Frits Van Eerd, Mark Patterson, Alexandre Coigny e Roberto Lacorte – subirem ao pódio. O melhor deles a cada etapa terá esse privilégio, além de um troféu.

Outra discussão futura é quanto ao regulamento técnico. Como a FIA levou a cabo a proposta dos Hipercarros, pretendendo que o tempo de volta dos mesmos seja 3’30” (o mesmo que um bom LMP2 em ritmo de corrida) em Le Mans, é possível que a partir da temporada 2021 seja aplicado um BoP inédito para ‘capar’ a performance dos LMP2.

O que é uma pena, pois o ronco do motor Gibson V8 é um dos mais bonitos da atualidade.

Sigamos então para as fichas das equipes participantes – muitas delas estreando na competição, assim como diversos pilotos – alguns deles bem conhecidos, como o escocês Paul Di Resta, que teve passagem sem muito brilho pela Fórmula 1, na Force India.

Outra novidade será o retorno da Goodyear como fornecedora de três carros no início da temporada 2019/20.

 

UNITED AUTOSPORTS
Ano de fundação: 2009
Proprietários: Richard Dean e Zak Brown
Team Manager: Trevor Foster
Diretor Técnico: David Greenwood
Engenheiro de Corrida: Jerôme Plassart
Engenheiro de Dados: Matthieu Pourtau
Chefe de mecânicos: Marc Scaife

pm_wec_prologue_finish_order-08-22-21
Com um bom trio de pilotos, a United Autosports promove sua passagem ao WEC na temporada 2019/20

Carro: Oreca 07
Monocoque de carbono e ninho de abelha + painéis laterais em Zylon
Carroceria de carbono e kevlar
Suspensão com duplos triângulos sobrepostos e barras de torção
Câmbio Xtrac 6 marchas transversal com acionamento paddleshift, cárter de magnésio
Motor Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência estimada em 603 HP
Reservatório de combustível: 75 litros
Peso mínimo: 930 kg

Pilotos do #22

filipe-a_665bc4

FILIPE ALBUQUERQUE
Graduação: Platina
Português, 34 anos (13/06/1985)

Retrospecto no WEC desde 2012:
14 corridas
2 vitórias
8 pódios
7º lugar na atual temporada do IMSA Weathertech SportsCar Championship e do ELMS

portrait_Phil_HANSON_GR8R8909_028de2

PHIL HANSON
Graduação: Prata
Inglês, 20 anos (05/07/1999)

Estreante no WEC
Campeão do Asian Le Mans Series na temporada 2018/19, classe LMP2

paul-di-resta_5821a5

PAUL DI RESTA
Graduação: Platina
Escocês, 33 anos (16/04/1986)

Estreante no WEC
Campeão do DTM em 2010
Campeão do Asian Le Mans Series na temporada 2018/19, classe LMP2

oliver-jarvis_ceae29

OLIVER JARVIS (*)
Graduação: Platina
Inglês, 35 anos (09/01/1984)

Retrospecto no WEC desde 2012:
29 corridas
5 vitórias
15 pódios
Vice-campeão mundial da classe LMP1 em 2016 e da LMP2 em 2017
4º lugar na atual temporada do IMSA Weathertech SportsCar Championship

(*) substituto de Paul Di Resta na etapa de Fuji

 

RACING TEAM NEDERLAND
Ano de fundação: 2017
Proprietário: Frits Van Eerd
Team Manager: Xavier Combet
Diretor Técnico: Jacques Morello
Engenheiro de Dados: Gauthier Genet
Chefe de mecânicos: Kevin Kriek
(Estrutura técnica TDS Racing)

pm_wec_prologue_finish_order-07-29-10
Troca completa: o Racing Team Nederland muda de fornecedor de chassi e também de parceiro técnico – sai a holandesa Davytec e entra a francesa TDS Racing

Carro: Oreca 07
Monocoque de carbono e ninho de abelha + painéis laterais em Zylon
Carroceria de carbono e kevlar
Suspensão com duplos triângulos sobrepostos e barras de torção
Câmbio Xtrac 6 marchas transversal com acionamento paddleshift, cárter de magnésio
Motor Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência estimada em 603 HP
Reservatório de combustível: 75 litros
Peso mínimo: 930 kg

Pilotos do #29

frits-van-eerd_5d0173

FRITS VAN EERD
Graduação: Bronze
Holandês, 52 anos (25/06/1967)

Retrospecto no WEC desde 2012:
8 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Temporada 2018/19: 6º lugar com 85 pontos (classe LMP2)
21º lugar com 14 pontos (classe LMP)

giedo-van-der-garde_385d01

GIEDO VAN DER GARDE
Graduação: Platina
Holandês, 34 anos (25/05/1985)

Retrospecto no WEC desde 2012:
12 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Temporada 2018/19: 6º lugar com 85 pontos (classe LMP2)
21º lugar com 14 pontos (classe LMP)

nyck-de-vries_15d016

NYCK DE VRIES
Graduação: Ouro
Holandês, 24 anos (06/02/1995)

Retrospecto no WEC desde 2012:
6 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Temporada 2018/19: 9º lugar com 64 pontos (classe LMP2)
25º lugar com 10,5 pontos (classe LMP)

job-van-uitert_7334b6

JOB VAN UITERT (*)
Graduação: Prata
Holandês, 20 anos (10/10/1998)

Estreante no WEC
Campeão do ELMS da classe LMP3 em 2018
Líder da atual temporada do ELMS na classe LMP2

(*) substituto de Nyck de Vries em Silverstone e de Frits Van Eerd em Fuji

 

HIGH CLASS RACING
Ano de fundação: 1989
Proprietário: Soren Fjørdbach
Team Manager: Peter Utoft
Engenheiro de Pista: Bastien Hanouët
Engenheiro de Dados: Mikel Rivero Linde
Chefe de mecânicos: Miguel Ángel Nieto

pm_wec_prologue_finish_order-12-33
Salto no escuro: a High Class Racing estreia no WEC como uma das clientes Goodyear na classe LMP2

Carro: Oreca 07
Monocoque de carbono e ninho de abelha + painéis laterais em Zylon
Carroceria de carbono e kevlar
Suspensão com duplos triângulos sobrepostos e barras de torção
Câmbio Xtrac 6 marchas transversal com acionamento paddleshift, cárter de magnésio
Motor Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência estimada em 603 HP
Reservatório de combustível: 75 litros
Peso mínimo: 930 kg

Pilotos do #33

25-patterson-mark-04_158a5d

MARK PATTERSON
Graduação: Bronze
Sul-Africano (naturalizado estadunidense), 67 anos (16/12/1951)

Retrospecto no WEC desde 2012:
2 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Seis participações nas 24h de Le Mans
Mais velho piloto da temporada 2019/20 do WEC

anders-fjordbach_575d00

ANDERS FJØRDBACH
Graduação: Prata
Dinamarquês, 28 anos (04/11/1990)

Estreante no WEC
Campeão do VLN Endurance Championship em 2016
9º lugar na temporada 2018/19 do Asian Le Mans Series; 3º lugar na classe LMP2-Am
21º lugar na atual temporada do ELMS na classe LMP2

800_kenta-681529

KENTA YAMASHITA
Graduação: Ouro
Japonês, 24 anos (03/08/1995)

Estreante no WEC
Campeão japonês de Fórmula 3 em 2016
Líder na atual temporada do Super GT na classe GT500

 

SIGNATECH ALPINE ELF
Ano de fundação: 1990
Proprietários e Team Managers: Philippe Sinault e Didier Calmels
Diretor Técnico: Olivier Bacchis
Engenheiro de Pista: Thomas Tribotte
Engenheiro de Dados: Aurélien Chevreau
Chefe de mecânicos: Mickaël Bimont

pm_wec_prologue_finish_order-09-36-4
Campeã da Super Season 2018/19, a Signatech Alpine terá reforços de peso: Thomas Laurent chega por ‘empréstimo’ via Toyota e Pierre Ragues retorna à escuderia francesa

Carro: Alpine A470 (Oreca 07)
Monocoque de carbono e ninho de abelha + painéis laterais em Zylon
Carroceria de carbono e kevlar
Suspensão com duplos triângulos sobrepostos e barras de torção
Câmbio Xtrac 6 marchas transversal com acionamento paddleshift, cárter de magnésio
Motor Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência estimada em 603 HP
Reservatório de combustível: 75 litros
Peso mínimo: 930 kg

Pilotos do #36

andre-negrao_705753

ANDRÉ NEGRÃO
Graduação: Ouro
Brasileiro, 27 anos (17/06/1992)

Retrospecto no WEC desde 2012:
16 corridas
3 vitórias
13 pódios
Temporada 2018/19: Campeão com 181 pontos (classe LMP2)
8º lugar com 64 pontos (classe LMP)

thomas-laurent_45b0fe

THOMAS LAURENT
Graduação: Ouro
Francês, 21 anos (05/04/1998)

Retrospecto no WEC desde 2012:
17 corridas
4 vitórias
10 pódios
Temporada 2018/19: 3º lugar com 114 pontos (classe LMP)

portrait_Pierre_RAGUES_GR8R9452_410d0f

PIERRE RAGUES
Graduação: Prata
Francês, 35 anos (10/01/1984)

Retrospecto no WEC desde 2012:
26 corridas
Nenhuma vitória
7 pódios
12 participações nas 24h de Le Mans
5º lugar na atual temporada do ELMS na classe LMP2

 

JACKIE CHAN DC RACING
Ano de fundação: 2015
Proprietários: David Cheng e Jackie Chan
Team Principal: Rémy Brouard
Diretor Técnico e Engenheiro de Dados: Tomoki Takahashi
Engenheiro de Dados: Paul Rivière
Chefe de mecânicos: Roger Canadell
(Estrutura Técnica JOTA Sport)

pm_wec_prologue_finish_order-11-37
Esta será a terceira temporada da Jackie Chan DC Racing em parceria com a inglesa JOTA – a novidade é a vinda de Will Stevens na vaga de Stéphane Richelmi

Carro: Oreca 07
Monocoque de carbono e ninho de abelha + painéis laterais em Zylon
Carroceria de carbono e kevlar
Suspensão com duplos triângulos sobrepostos e barras de torção
Câmbio Xtrac 6 marchas transversal com acionamento paddleshift, cárter de magnésio
Motor Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência estimada em 603 HP
Reservatório de combustível: 75 litros
Peso mínimo: 930 kg

Pilotos do #37

ho-pin-tung_6a2f23

HO-PIN TUNG
Graduação: Ouro
Sino-Holandês, 36 anos (04/12/1982)

Retrospecto no WEC desde 2012:
26 corridas
6 vitórias
12 pódios
Temporada 2018/19: Vice-campeão com 166 pontos (classe LMP2)
10º lugar com 51 pontos (classe LMP)

gabriel-aubry_676856

GABRIEL AUBRY
Graduação: Prata
Francês, 21 anos (03/04/1998)

Retrospecto no WEC desde 2012:
8 corridas
3 vitórias
6 pódios
Temporada 2018/19: Vice-campeão com 166 pontos (classe LMP2)
10º lugar com 51 pontos (classe LMP)

william-stevens_01723c

WILL STEVENS
Graduação: Platina
Inglês, 28 anos (28/06/1991)

Retrospecto no WEC desde 2012:
7 corridas
3 vitórias
4 pódios
19º lugar na atual temporada do ELMS na classe LMP2

 

JOTA SPORT
Ano de fundação: 2003
Proprietários: Simon Dolan, David Clark e Sam Hignett
Team Principal: Sam Hignett
Diretor Técnico e Engenheiro de Dados: Jacob Garland
Engenheiro de Pista: Oliver Berta
Chefe de mecânicos: Roger Canadell

Jota-Sport-Goodyear-Livery-FIA-WEC-1
Azul e amarelo: as cores do carro da Jota Sport, que assumiu dois terços dos pilotos da DragonSpeed na última temporada da LMP2; o português Antônio Félix da Costa foi a novidade de última hora na vaga de Pastor Maldonado

Carro: Oreca 07
Monocoque de carbono e ninho de abelha + painéis laterais em Zylon
Carroceria de carbono e kevlar
Suspensão com duplos triângulos sobrepostos e barras de torção
Câmbio Xtrac 6 marchas transversal com acionamento paddleshift, cárter de magnésio
Motor Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência estimada em 603 HP
Reservatório de combustível: 75 litros
Peso mínimo: 930 kg

Pilotos do #38

roberto-gonzalez_d016c3

ROBERTO GONZÁLEZ
Graduação: Prata
Mexicano, 43 anos (31/03/1976)

Retrospecto no WEC desde 2012:
20 corridas
1 vitória
4 pódios
Temporada 2018/19: 3º lugar com 117 pontos (classe LMP2)
12º lugar com 36,5 pontos (classe LMP)

anthony-davidson_d00c52

ANTHONY DAVIDSON
Graduação: Platina
Inglês, 40 anos (18/04/1979)

Retrospecto no WEC desde 2012:
47 corridas
11 vitórias
22 pódios
Temporada 2018/19: 7º lugar com 83 pontos (classe LMP2)
16º lugar com 26,5 pontos (classe LMP)

antonio-felix-da-costa_1695d0

ANTÔNIO FÉLIX DA COSTA
Graduação: Platina
Português, 27 anos (31/08/1991)

Retrospecto no WEC desde 2012:
8 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Temporada 2018/19: 10º lugar com 81 pontos (classe LMGTE)

 

COOL RACING
Ano de fundação: 2017
Team Principal: Patrick Barbier
Diretor Esportivo: Iradj Alexander-David
Engenheiro de Pista e Estrategista: Arnaud Soudey

pm_wec_prologue_finish_order-10-42-2
Em menos de três anos, a Cool Racing saiu da divisão LMP3 do European Le Mans Series e já está no WEC: Nico Lapierre reforça a escuderia de bandeira suíça

Carro: Oreca 07
Monocoque de carbono e ninho de abelha + painéis laterais em Zylon
Carroceria de carbono e kevlar
Suspensão com duplos triângulos sobrepostos e barras de torção
Câmbio Xtrac 6 marchas transversal com acionamento paddleshift, cárter de magnésio
Motor Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência estimada em 603 HP
Reservatório de combustível: 75 litros
Peso mínimo: 930 kg

Pilotos do #42

nicolas-lapierre_5845d0

NICO LAPIERRE
Graduação: Platina
Franco-Suíço, 35 anos (02/04/1984)

Retrospecto no WEC desde 2012:
45 corridas
14 vitórias
33 pódios
Temporada 2019/19: Campeão com 181 pontos (classe LMP2)
8º lugar com 64 pontos (classe LMP)

coigny-alexandre-08_020846

ALEXANDRE COIGNY
Graduação: Bronze
Suíço, 44 anos (16/08/1975)

Estreante no WEC
8º lugar na atual temporada do ELMS na classe LMP2

37-borgaantoni-09_5cc018

ANTONIN BORGA
Graduação: Prata
Suíço, 32 anos (21/08/1987)

Estreante no WEC
8º lugar na atual temporada do ELMS na classe LMP2

 

CETILAR RACING
Ano de fundação: 2019
Coordenador: Christian Pescatori
Team Principal: Philippe Dumas
Diretor Técnico: Giuseppe Petrotta
Engenheiro de Pista: Francesco Ravera
Chefe de mecânicos: Danilo Oddone
(Estrutura técnica AF Corse)

pm_wec_prologue_finish_order-14-47-4
Alienígena: o Dallara P217 da Cetilar Racing, que tem suporte da AF Corse nesta temporada, é o único não-Oreca da LMP2 nesta temporada

Carro: Dallara P217
Monocoque de carbono e ninho de abelha + painéis laterais em Zylon
Carroceria de carbono e kevlar
Suspensão com duplos triângulos sobrepostos e barra de torção
Câmbio Xtrac 6 marchas transversal com acionamento paddleshift, cárter de magnésio
Motor Gibson GK428 4,2 litros V8
Potência estimada em 603 HP
Reservatório de combustível: 75 litros
Peso mínimo: 930 kg

Pilotos do #47

roberto-lacorte_d016e0

ROBERTO LACORTE
Graduação: Bronze
Italiano, 51 anos (25/06/1968)

Estreante no WEC
3 participações nas 24h de Le Mans
Disputou o ELMS de 2015 a 2018, além das 4h de Monza em 2019

giorgio-sernagiotto_720950

GIORGIO SERNAGIOTTO
Graduação: Prata
Italiano, 37 anos (28/07/1982)

Estreante no WEC
3 participações nas 24h de Le Mans
Disputou o ELMS de 2015 a 2018, além das 4h de Monza em 2019

andrea-belicchi_08667c

ANDREA BELICCHI
Graduação: Ouro
Italiano, 42 anos (18/12/1976)

Retrospecto no WEC desde 2012:
22 corridas
Nenhuma vitória
1 pódio
10 participações nas 24h de Le Mans
Última temporada no WEC foi em 2014 – 17º lugar com 19 pontos

Comentários