United Autosports sai na frente nos treinos do ELMS em Spa; calendário para 2020 é divulgado

22-United-Autosports-Oreca-ELMS-2019-Spa-1

RIO DE JANEIRO – A United Autosports dominou a sexta-feira de treinos livres para as 4h de Spa-Francorchamps, que acontecem neste domingo na Bélgica. O carro #22 do português Filipe Albuquerque e do britânico Phil Hanson percorreu os 7,004 km da pista das Ardenas com o tempo de 2’01″317.

A marca da equipe de Richard Dean e Zak Brown foi um segundo inteiro melhor que o #37 da Cool Racing guiado por Nico Lapierre, que terá apenas Antonin Borga como parceiro. Espera-se que o terceiro piloto, o bronze Alexandre Coigny, esteja apto a regressar na segunda etapa do WEC, que acontece daqui a duas semanas, no Japão.

O melhor protótipo com pneus Dunlop foi o Aurus 01 Gibson da líder G-Drive Racing, que recebeu um novo chassi após o forte acidente com Job Van Uitert, na véspera. Jean-Éric Vergne marcou 2’02″661, trazendo logo depois o #32 da United Autosports – que estreia o segundo Oreca no ELMS e o #23 da Panis-Barthez Competition, que a exemplo da IDEC Sport está com dois chassis diferentes neste fim de semana.

Falando em carros diferentes, os Ligier JS P217 levaram uma surra dos Oreca: o melhor carro da Onroak Automotive foi o #34 da Inter Europol Competition, a 3″857 do melhor tempo do dia.

A RLR MSport/Tower Events, equipe do brasileiro Bruno Senna, não passou do 15º tempo entre 17 carros inscritos. Arjun Maini fez a melhor volta logo no terceiro giro com 2’06″428. Bruno virou em 2’10″557, completando apenas seis voltas. O canadense John Farano foi o piloto mais lento entre os inscritos da LMP2.

Na classe LMP3, David Droux estabeleceu 2’13″342 com o Norma M30 da Realteam Racing, dois décimos abaixo de Mikkel Jensen, da Eurointernational. Completou o top 5 um trio de Normas: o #10 de Damiano Fioravanti em terceiro, o #7 de Colin Noble em quarto e o #19 de Lucas Légeret na quinta colocação.

Wayne Boyd fez o 7º tempo com o carro #2 da United Autosports e o brasileiro Thomas Erdos só completou três voltas na sessão – a melhor em 2’18″630. Logo no início do treino, fumaça no #5 da 360 Racing, com James Winslow a bordo – e a única bandeira vermelha do treino. Andreas Laskaratos e John Corbett foram os únicos pilotos que não andaram.

O único Porsche 911 RSR GTE inscrito (com o forfait do #88, registre-se) acabou como o mais rápido dos Grã-Turismo: Matteo Cairoli fez a melhor volta em 2’16″991, 0″236 melhor que a Ferrari do compatriota Andrea Piccini.

Jeffrey Segal foi o terceiro colocado com o carro da JMW Motorsport, seguido por Alessandro Pier Guidi (Luzich Racing) e Aaron Scott (Spirit of Race).

Calendário 2020: Barcelona é a abertura

A organização do ELMS divulgou o calendário da temporada 2020 que, a exemplo dos últimos campeonatos, terá seis etapas. A novidade é que Prólogo e abertura serão em Barcelona, na Espanha, invertendo a ordem com Paul Ricard, que assim passa a ser o primeiro evento pós-24h de Le Mans.

Monza segue como a segunda etapa e também as demais não terão mudanças, num claro indício que a abertura do Mundial de Endurance 2020/21 será em setembro na pista de Silverstone, em evento casado com o ELMS.

O encerramento será em outubro, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

Eis as datas:

30/31 de março – Prólogo (Barcelona)
5 de abril – 4h de Barcelona
10 de maio – 4h de Monza
19 de julho – 4h de Paul Ricard
5 de setembro – 4h de Silverstone
20 de setembro – 4h de Spa-Francorchamps
25 de outubro – 4h de Portimão

Comentários