Habemus lista! ACO anuncia os 62 titulares das 24h de Le Mans

RIO DE JANEIRO (E a ansiedade, como faz?) – O Automobile Club de l’Ouest pôs fim ao mistério: foram anunciados hoje às 14h de Brasília, num curto vídeo via YouTube, os 62 carros titulares das 24h de Le Mans 2020 – afora os suplentes. Os organizadores da clássica prova francesa, que será realizada pela 88ª vez entre os dias 13 e 14 de junho, receberam um total de 75 pedidos de inscrição, dos quais apenas três foram rejeitados.

O plantel oficial foi irmãmente dividido entre 31 protótipos e outros 31 carros Grã-Turismo, sendo que um dos protótipos traz de volta o conceito Garage 56 (Innovative Car). Trata-se de um Oreca 07 Gibson LMP2 adaptado a pilotos com mobilidades especiais, na equipe de Fréderic Sausset, de volta após quatro anos.

Os pilotos que correrão no #84 serão Snoussi Ben Moussa, Nigel Bailly e o antigo motociclista de 250cc e 500cc Takuma Aoki. Eles disputaram nos últimos anos as séries VdeV e Ultimate Cup Series com bólidos adaptados.

Na parte competitiva, o grid terá seis protótipos LMP1 apenas, na melancólica despedida da categoria dentro do atual regulamento. Rebellion, Team LNT e Toyota compõem o plantel. A ByKolles era aguardada, mas acabou de fora – e como segunda suplente na lista de espera.

Por enquanto, nenhuma novidade entre pilotos anunciados. Os Ginettas têm apenas os nomes de Mike Simpson e Charlie Robertson. No segundo Rebellion, teremos o novato Louis Déletraz e os franceses Nathanaël Berthon e Romain Dumas.

Bruno Senna é o único brasileiro na divisão principal. Ele estará no carro #1 junto a Norman Nato e Gustavo Menezes – é a trinca titular do time anglo-suíço, que fará sua última prova como equipe justamente nas 24h de Le Mans.

A Toyota não sofrerá com o EoT que vem sendo aplicado nas demais provas do WEC e é franca favorita a conquistar a terceira vitória em sequência com seus protótipos TS050 Hybrid, salvo um desastre de proporções bíblicas.

A classe LMP2 terá outros 24 carros além do Innovative Car, distribuídos entre equipes titulares do WEC e ELMS, fora participantes da IMSA e do Asian Le Mans Series. É o plantel mais diversificado do grid e é a primeira vez em vários anos que os quatro chassis homologados estarão na pista juntos em Le Mans.

Os Oreca são maioria absoluta – incluindo o Aurus 01 e o Alpíne A470, serão dezenove chassis construídos no ateliê de Hughes de Chaunac, competindo contra três Ligier, dois Dallara e um Riley-Multimatic.

A United Autosports foi a única equipe agraciada com duas entradas diretas para o grid, enquanto as demais têm um carro e quem inscreveu outros – casos da High Class Racing, IDEC Sport, DragonSpeed e Inter Europol, chuparam dedo e vão ficar na lista de suplentes.

De novidades em relação à ultima edição, dois regressos: da Eurasia Motorsport e da Eurointernational, equipe de Antonio Ferrari; e várias estreias: Nielsen Racing, Thunderhead Carlin Racing, Performance Tech Motorsports, Rick Ware Racing e Richard Mille Racing.

Esta última traz um trio 100% feminino – e não será o único – formado por Sophia Flörsch, Tatiana Calderón e Katherine Legge. A Rick Ware Racing é a primeira escuderia da Nascar a correr em Le Mans em 44 anos. E a Performance Tech é o primeiro time de LMP2 dos EUA em décadas a competir em La Sarthe.

Entre os brasileiros, dois confirmados: o atual campeão mundial André Negrão na Signatech-Alpine Elf junto a Thomas Laurent e Pierre Ragues, além de Luiz Felipe Derani, o Pipo – confirmado hoje no #21 da DragonSpeed junto a Memo Rojas Jr. e Ryan Cullen.

Na LMGTE-PRO, zero surpresa: aos seis carros do WEC, juntam-se cinco da IMSA e não temos a BMW com a equipe de Bobby Rahal, o que é uma lástima. Mas o plantel é muito forte e a grande novidade – aliás, a única – de 2020 será a estreia do novo Chevrolet Corvette C8.R.

Juntando as equipes, a Porsche é a que tem mais carros – quatro no total – com seus times do Mundial e dos EUA. A Ferrari é representada por duas equipes e três carros. Corvette Racing e Aston Martin terão dois pilotos cada.

Alguns ‘refugiados’ do projeto Ford estarão no grid: Harry Tincknell e Richard Westbrook – mesmo ainda não anunciados – vão de Aston Martin. A Risi Competizione contratou Olivier Pla e Sébastien Bourdais para andar de Ferrari. O terceiro nome desse carro será o de Jules Gounon.

Falando em Ferrari, Daniel Serra está mais do que garantido no carro #51 da AF Corse para tentar sua terceira vitória em quatro participações. O brasileiro, agora integrante do programa oficial de pilotos da marca italiana, estará novamente junto a Ale Pier Guidi e James Calado.

Na LMGTE-AM, teremos 20 carros de 15 escuderias – a AF Corse terá nada menos que três bólidos, com a adição de sua inscrição no ELMS aos carros da lista direta de entradas.

As novidades são a Luzich Racing (que honrou o convite, apesar de especulações se isso aconteceria, ou não), a Iron Lynx, a Gear Racing e a HubAuto Corsa. Todas as equipes vão de Ferrari 488 GTE EVO.

A Iron Lynx terá o mesmo trio de mulheres pilotos que andou ano passado com a Kessel Racing, composto por Rahel Frey, Manuela Göstner e Michele Gatting. E Christina Nielsen vai no carro da Gear, inscrito com bandeira dinamarquesa – será que vêm outras duas meninas? Alice Powell? Jamie Chadwick? Quem sabe…

E na HubAuto, está confirmado o até aqui único estreante brasileiro do grid: Marcos Gomes estará no carro #80 junto a Tim Slade e Morris Chen, fazendo com que ele seja o segundo filho de pilotos do país a competir nas 24h de Le Mans. Paulão Gomes esteve lá em 1978 e foi 7º colocado geral com um Porsche.

O primeiro brasileiro herdeiro de quem já estivera no grid foi Nelsinho Piquet, cuja estreia foi em 2006 e seu pai, Nelson Piquet, disputou as 24h de Le Mans duas vezes em 1996 e 1997, ambas com McLaren BMW F1 GTR.

Felipe Fraga vai para a sua segunda participação em La Sarthe com o Team Project 1 e os mesmos parceiros com que venceu – e não levou – a disputa ano passado: o estadunidense Ben Keating e o holandês Jeroen Bleekemolen.

As equipes suplentes, por ordem determinada pelo ACO, são: Spirit of Race (LMGTE-AM), ByKolles (LMP1), IDEC Sport (LMP2), High Class Racing (LMP2), Proton Competition (LMGTE-AM), DragonSpeed USA (LMP2), Iron Lynx (LMGTE-AM), Inter Europol (LMP2), Team Project 1 (LMGTE-AM) e D’Station Racing (LMGTE-AM).

O cronograma das 24h de Le Mans deste ano prevê a partir de 10 de junho: dois treinos livres, o primeiro com 4h30min de duração e o segundo com 1h, mais a primeira classificação com apenas 45min de pista; no dia 11, 2h de treinos livres antes da Hyperpole com meia hora disponível para os seis mais rápidos das quatro classes inscritas e uma nova sessão livre com duração de 2h.

A corrida este ano larga às 16h locais, 11h de Brasília, no dia 13 de junho.

Comentários