FIA WEC: 31 carros para Spa-Francorchamps

RIO DE JANEIRO – A espera de praticamente seis meses pelo fim da temporada 2019/20 do Mundial de Endurance já tem dia e hora para acabar: no próximo dia 15 de agosto, o certame volta à ativa com a disputa das 6h de Spa-Francorchamps, transferidas para três meses depois da data original por conta da Pandemia do Covid-19.

O FIA WEC foi, como praticamente todas as competições do motorsport no mundo inteiro, muito prejudicado. As 1000 Milhas de Sebring tiveram de ser canceladas, as 24h de Le Mans também foram transferidas de data e assim os planos de se fazer um campeonato bienal em 2020/21 entraram pelo cano.

Os efeitos econômicos da Pandemia foram sentidos na competição e três baixas foram anunciadas com vistas à corrida da Bélgica, afetando sensivelmente o plantel da classe principal, a LMP1, deixando o total em 31 carros para a 6ª corrida da Super Season.

Com planos de inscrever um segundo R13 de motor Gibson 4,5 litros V8, a Rebellion cancelou a participação do carro #3 que teria a bordo Romain Dumas/Louis Déletraz/Nathanaël Berthon. Também o Team LNT não levará nenhum dos dois Ginetta, tal como fizera na etapa anterior em fevereiro – os ingleses igualmente anunciaram o forfait de um dos dois protótipos G60 com motor AER biturbo nas 24h de Le Mans.

Em contrapartida, a ByKolles, que fez testes de preparação recentemente em Paul Ricard, confirmou presença com seu ENSO CLM P1/01 que deverá ter motor Gibson V8. Tom Dillmann e Bruno Spengler estão confirmados, restando anunciar o terceiro nome para compor a tripulação em Spa.

Vencedores em Xangai e em Austin, Bruno Senna/Norman Nato/Gustavo Menezes vão assim no único Rebellion inscrito para o duelo com os dois Toyota TS050 Hybrid. A classificação do Mundial de Pilotos nas classes de Protótipos aponta o trio do #1 com 93 pontos, a dezenove dos ponteiros Mike Conway/José María López/Kamui Kobayashi.

Na LMP2, alinham 10 carros. Há duas adições extras: a Algarve Pro Racing, equipe portuguesa com sede em Albufeira, faz sua primeira aparição numa prova do WEC que não as 24h de Le Mans, como preparação para o desafio em Sarthe. O carro do time, equipado com pneus Goodyear, terá John Falb e mais dois pilotos a serem anunciados.

Quem também estará em Spa-Francorchamps é a escuderia filipina Eurasia Motorsport, que pretende honrar o convite de ofício para as 24h de Le Mans deste ano. Vão com o único Ligier JS P217 do plantel em Spa, tendo Daniel Gaunt e Nobuya Yamanaka como pilotos confirmados – a ideia era contar com Nick Cassidy como o terceiro nome, mas ele ainda não foi anunciado.

Outra mudança em relação às etapas anteriores é a presença de Job Van Uitert junto a Frits Van Eerd e Giedo Van der Garde a bordo do #29 da equipe Racing Team Nederland, enquanto a presença de Kenta Yamashita estava em dúvida para o #33 da High Class Racing e o oriental está mais do que confirmado a bordo.

O brasileiro André Negrão e seus parceiros Thomas Laurent e Pierre Ragues têm uma missão dificílima, que é voltar à briga pelo título: a trinca da Signatech-Alpine Elf vem apenas em 7º lugar na classificação dos pilotos da LMP2, com trinta pontos de deficit para os líderes Phil Hanson e Filipe Albuquerque, da United Autosports.

Na LMGTE-PRO, nenhuma das equipes optou por colocar pilotos extras em suas tripulações, o que significa que Daniel Serra não representará a Ferrari e a AF Corse desta vez. Serão seis carros na divisão com os suspeitos de sempre e a dupla Nicki Thiim/Marco Sørensen, o “Dane Train” da Aston Martin Racing, defende a liderança da classificação com 109 pontos somados contra 83 dos vice-líderes James Calado/Alessandro Pier Guidi e Kévin Estre/Michael Christensen – estes os atuais campeões mundiais da categoria.

O plantel da LMGTE-AM vai com onze carros e duas mudanças no entry list em relação às últimas corridas: na MR Racing, o francês Côme Ledogar foi escalado para a vaga do experiente monegasco Olivier Beretta, enquanto o brasileiro Augusto Farfus dividirá o #98 da Aston Martin Racing com Ross Gunn e Paul Dalla Lana até o término da competição.

Portanto, serão quatro os brasileiros nas 6h de Spa-Francorchamps, no reencontro do FIA WEC com as pistas, já que Felipe Fraga também está confirmado no Porsche #57 da Project 1 Racing para sua quarta aparição na temporada 2019/20.

A disputa pela liderança é bastante acirrada: Nicklas Nielsen/Emmanuel Collard/François Perrodo vêm à frente com 85 pontos somados, contra 83 de Jonathan Adam/Charlie Eastwood/Salih Yoluç e 78,5 de Dalla Lanna/Gunn/Turner – o que aumenta a responsabilidade de Farfus em ajudar os colegas de time a partir de Spa. Parceiros de Fraga, Jeroen Bleekmolen e Ben Keating estão em quarto, com 73,5 pontos.

Comentários

  • Sinceramente, achei até que o estrago provocado pela pandemia seria maior. O WEC, mais uma vez terá de se desdobrar e sobreviver a mais esta adversidade, que afeta o mundo todo e o automobilismo em especial.
    Especialmente sobre as classes GTE, continuo achando que está na hora dos dirigentes avaliarem a “migração” para os carros de configuração GT3 que, além de manter carros similares aos atuais (creio que apenas o Porsche 911 GT3 seja um pouco diferente), ainda terá a possibilidade de inscrever times que competem com outros fabricantes como Mercedes, Audi, Lamborghini, Bentley e McLaren. Ficaria com uma variedade de carros semelhante a GTD do IMSA.