IMSA: 29 carros para as 6h de Road Atlanta

RIO DE JANEIRO – Neste sábado, com largada às 12h35 de Brasília e transmissão do Fox Sports 2 (primeiras voltas e últimas horas, já que haverá Xfinity Series no mesmo dia), a IMSA disputa as 6h de Road Atlanta, a prova substituta de Watkins Glen que marca a metade da temporada da série estadunidense de Endurance.

A lista inicial contava com 28 carros, mas ganhou uma adesão de última hora: a GRT Grässer confirmou presença com um Lamborghini Huracán GT3 EVO inscrito com o dorsal #11 para o trio formado por Richard Westbrook/Steijn Schothorst/Richard Heistand, que não constava na primeira relação. “Westy” é o substituto de Franck Perera, retido para a disputa do GT World Challenge Europe Endurance, em Nürburgring, no mesmo fim de semana.

Assim, o plantel terá oito protótipos DPi e três LMP2, além dos seis GTLM de sempre e 12 bólidos da GTD, descontada a ausência dos carros que correm apenas na Sprint Cup – o Acura da Gradient Racing, o Audi do Team Hardpoint e o McLaren da Compass. Isso faz com que oito marcas estejam representadas na classe mais numerosa do grid.

Entre os DPi, um “mix” de equipes com dois e três pilotos, com as participações de Tristan Vautier no #5 da JDC-Miller Motorsports junto a João Barbosa e Sébastien Bourdais, o que significa o retorno de Matheus Leist no #85 ao lado somente de Stephen Simpson. Será a segunda aparição do gaúcho, inscrito apenas no Michelin Endurance Cup – essa é a 2ª etapa do certame paralelo da IMSA com corridas mais longas.

A Mazda terá Ryan Hunter-Reay no #55 junto a Jonathan Bomarito e Harry Tincknell, enquanto o #77 vai com Oliver Jarvis e Tristan Nunez ganhando o reforço de Olivier Pla. Na AX Racing, Filipe Albuquerque, que vem de ótimas performances no WEC e ELMS pela United Autosports, tendo vencido cinco das seis últimas provas que correu com protótipos LMP2, reforça a ‘conexão luso-brasileira’ com Felipe Nasr e Pipo Derani.

Já as equipes Penske e Wayne Taylor Racing optam por manter apenas dois pilotos em seus carros.

Na LMP2, com as ausências da DragonSpeed – priorizando Le Mans – e da Starworks, esta dando atenção agora às provas mais curtas do calendário, sobraram ERA Motorsport, Performance Tech e PR1/Mathiasen para compor o grid. Esta última estreia Scott Huffaker junto a Patrick Kelly e Simon Trummer no carro #52.

A Performance Tech tinha apenas o nome de Don Yount na primeira listagem e a ERA trouxe o veloz Colin Braun para ajudar Dwight Merriman e Kyle Tilley, que após esta corrida começam os preparativos para a estreia de ambos nas 24h de Le Mans, em menos de três semanas.

Enquanto na GTLM o front não é modificado em nenhuma das três equipes ou construtores envolvidos, por força de regulamento a GTD obriga às equipes a apresentar três pilotos nas 6h de Road Atlanta. E há mudanças: a AIM Vasser Sullivan, por exemplo, volta a alocar Aaron Telitz no carro #12 junto a Frankie Montecalvo e Townsend Bell. O canadense Daniel Morad forma com Michael de Quesada e Jack Hawksworth a trinca do #14 neste evento.

Nas outras Lamborghini Huracán GT3 EVO do grid, Spencer Pumpelly – que está no Team Hardpoint nas provas Sprint – compõe o trio da GRT Magnus, enquanto Corey Lewis forma com Bryan Sellers e Madison Snow na Paul Miller Racing. Os Acura da Meyer-Shank Racing têm os reforços de Trent Hindman e Shinya Sean Michimi, enquanto Dillon Machavern estará na BMW da Turner Motorsport e Ben Keating na Mercedes-AMG da Riley Motorsports.

O veterano Darren Turner foi confirmado no Aston Martin da The Heart of Racing junto a Ian James e Roman De Angelis, enquanto até o fechamento deste post as escuderias Wright Motorsports e Scuderia Corsa/Weathertech Racing não tinham ainda o terceiro nome anunciado para seus respectivos carros.

Na classificação geral do campeonato, a DPi tem liderança de Renger Van der Zande/Ryan Briscoe, somando 124 pontos – seis à frente de João Barbosa/Sébastien Bourdais. Pipo Derani é o quarto colocado com 115. Hélio Castroneves subiu ao 6º posto com 105, após a espetacular e redentora vitória em Road America. Felipe Nasr, ausente de uma corrida por conta do Covid-19, é o nono classificado com 89. Matheus Leist é o 15º empatado com outros pilotos, com 26.

Na LMP2, que só teve duas provas válidas pelo campeonato completo – serão seis, é bom lembrar – Cameron Cassels (que não consta da lista inicial de inscritos) lidera com 64 pontos, um à frente de Patrick Kelly e três a mais que Henrik Hedman, que não volta ao campeonato até Sebring.

Antonio Garcia/Jordan Taylor comandam na GTLM com 165 pontos, dezenove à frente de Laurens Vanthoor/Earl Bamber, enquanto Oliver Gavin e Tommy Milner vêm logo atrás, com 145. E na GTD, empate em pontos entre Jack Hawksworth e o duo Mario Farnbacher/Matt McMurry, que somam 115 pontos contra 112 de Aaron Telitz, 108 de Townsend Bell/Frankie Montecalvo e 107 de Bill Auberlen/Robby Foley.

No IMEC, lideram as seguintes equipes: Wayne Taylor Racing na DPi; PR1/Mathiasen Motorsports na LMP2; BMW Team RLL na GTLM e Paul Miller Racing na GTD.

Comentários