Quinta categoria, nova pontuação e calendário: as novidades do IMSA para 2021

RIO DE JANEIRO – A série estadunidense IMSA não esperou muito e, mesmo com a Pandemia do Covid-19 ainda não erradicada, os dirigentes do campeonato estadunidense de Endurance já formataram as 12 datas que compõem o calendário de eventos para a temporada 2021.

Que terá novidades: o campeonato volta a ser disputado por cinco classes, com a entrada já esperada dos Esporte-Protótipos dentro do regulamento LMP3 do ACO. Para a série, virão os chassis homologados em 2020 – a saber: Ligier JS P320, Duqueine M30-D08, Ginetta G61-LT-P3 e ADESS-03. Todos eles, aliás, mostrados em primeira mão nas 24h de Le Mans ano passado.

Inclusive, já há uma equipe anunciada: a Riley Motorsports terá um protótipo Ligier JS P320 para Dylan Murray e Jim Cox, dupla egressa do IMSA Michelin Pilot Challenge.

A nova subclasse do IMSA Weathertech SportsCar Championship disputará um total limitado de eventos, a exemplo da LMP2. Serão seis datas para ambas as classes, que obrigatoriamente serão Pro-Am.

Na LMP3, não será permitida a participação de pilotos com graduação Platina. Já na LMP2, é obrigatória a presença de um dos tripulantes com a graduação Bronze – o melhor ganha o Jim Trueman Award e uma participação de ofício nas 24h de Le Mans de 2022. No ano que vem, a segunda divisão de Protótipos autorizará a presença de pilotos com licença máxima no grid.

As categorias Pro-Am da série principal da IMSA terão também uma novidade no formato de qualificação no ano que vem: serão disputadas por dois pilotos, com dois sets de pneus à disposição para cada fase do treino classificatório. E pela primeira vez, serão aferidos pontos, dentro do critério até este ano estabelecido pela organização. As classes DPi e GTLM seguem com um piloto apenas nas tomadas de tempo.

E a pontuação, que continua contemplando o top 30 de cada classe – o que é meio absurdo, já que nenhuma categoria vai ter grid máximo, o que representaria 150 carros – será multiplicada em dez vezes os números atuais. Uma vitória que hoje vale 35 pontos será 350. O segundo, de 32 pontos sobe para 320. E aí vai. Um sistema complexo: teremos sempre que usar a calculadora para fazer contas…

Pela distribuição da direção da categoria, a única classe presente em todas as provas será a GTD, porém com a seguinte ressalva: as corridas de Detroit e Mosport valerão unicamente para o IMSA Weathertech Sprint Cup, que contempla oito eventos. DPi e GTLM fazem dez corridas. O IMSA Michelin Endurance Cup segue com os mesmos quatro eventos de sempre – exceção feita a este ano – só que a LMP2 e a LMP3 não pontuam para o IMEC em Daytona.

Quanto ao calendário, a disposição de eventos atende ao que fora estabelecido para este ano e o planejamento foi para o espaço por conta da Pandemia. A intenção é fazer 12 provas e iniciar a temporada 2021 como sempre em janeiro, com a disputa das 24h de Daytona nos dias 30 e 31 daquele mês. O ROAR Before The Rolex 24 será exatamente na semana anterior da clássica prova da Flórida.

Calendário do IMSA Weathertech SportsCar Championship 2021:

22/24 de janeiro – ROAR Before The Rolex 24
DPi, LMP2, LMP3, GTLM e GTD

30/31 de janeiro – Rolex 24 at Daytona
DPi, LMP2 (*), LMP3 (*), GTLM e GTD

20 de março – Mobil 1 12h de Sebring
DPi, LMP2, LMP3, GTLM e GTD

17 de abril – GP de Long Beach
DPi, GTLM e GTD

25 de abril – Weathertech Raceway Laguna Seca
DPi, LMP2, GTLM e GTD

16 de maio – Mid-Ohio Sports Car Course
DPi, LMP3 e GTD

a confirmar (junho) – Detroit Belle Isle
DPi, LMP2 e GTD (**)

27 de junho – Sahlen’s Six Hours of The Glen
DPi, LMP2, LMP3, GTLM e GTD

4 de julho – Canadian Tire Motorsport Park
DPi, LMP3, GTLM e GTD (**)

17 de julho – Lime Rock Park
GTLM e GTD

8 de agosto – Road America
DPi, LMP2, LMP3, GTLM e GTD

22 de agosto – Virginia International Raceway
GTLM e GTD

9 de outubro – Motul Petit Le Mans
DPi, LMP2, LMP3, GTLM e GTD

(*) LMP2 e LMP3 não contarão pontos em Daytona para o IMSA Michelin Endurance Cup
(**) Somente IMSA Weathertech Sprint Cup

Comentários