WRC: vitória de Tänak no retorno do Mundial de Rally

RIO DE JANEIRO – Com nove eventos cancelados, apenas três cumpridos – até antes deste fim de semana – e um mínimo de sete etapas garantidas por contrato, o Mundial de Rally (WRC) voltou neste fim de semana com a quarta prova da temporada 2020, o Rally da Estônia. Esse evento, na antiga república da URSS, teve de ser realizado como paliativo por conta da Pandemia do Covid-19 – a esta altura, o Mundial estaria na sua oitava etapa se tivesse sido mantido um quadro próximo da normalidade.

Enfim, como isto não aconteceu, os organizadores programaram para a volta da competição após quase seis meses uma prova inaugurada em 2010, que fez parte primeiro do European Rally Championship (ERC) e com aspirações de se tornar um evento internacional de grande porte – o que, infelizmente, aconteceu por circunstâncias externas. Com piso de cascalho, o Rally da Estônia gravitou na região de Tartu, com 17 trechos cronometrados e 232,64 km de provas especiais.

E quem deu as cartas foi o atual campeão e piloto da casa: Ött Tänak, em dupla com seu navegador e conterrâneo Martin Jarvejöja, levou a melhor na competição e faturou sua primeira vitória no WRC como piloto Hyundai. Ele dominou todos os dias de provas e não teve o menor trabalho para liderar a dobradinha do construtor sul-coreano, posto que Craig Breen e Paul Nagle chegaram na 2ª colocação.

O multicampeão Sébastien Ogier salvou pontos importantes e chegou ao final da disputa em 3º lugar, seguido por Elfyn Evans e Kalle Rovanperä, com os três Toyota Yaris oficiais de fábrica. Teemu Suninen conquistou o sexto posto e foi o melhor Ford Fiesta do plantel, seguido por Esapekka Lappi.

Notaram uma ausência? Pois é: Thierry Neuville ficou fora dos pontos e, zerado no evento estoniano e com tão poucos eventos – apenas mais três – a se realizar depois deste, o belga se distanciou demais na classificação do campeonato. Agora, aparece em 5º lugar com 42 pontos. Tänak subiu para terceiro com 66, enquanto Ogier segue líder, com 79.

Com 59 inscritos e 44 duplas chegando ao fim da prova, a vitória na classe WRC2 ficou com Oliver Solberg. O sueco, de apenas 18 anos, é filho do lendário Petter Solberg e fez jus aos primeiros pontos na turma de cima, com o 9º posto geral. O pódio da divisão foi só de nórdicos, pois o norueguês Mads Østberg foi segundo e o finlandês Jari Huttunen, o terceiro.

A próxima etapa do WRC será o Rally da Turquia, em Marmaris, entre os dias 18 e 20 deste mês.

Resultado final do Rally da Estônia:

1 – Tanak/Jarveoja (Hyundai i20 WRC) – 1’59’53″6
2 – Breen/Nagle (Hyundai i20 WRC) – 22″2
3 – Ogier/Ingrassia (Toyota Yaris WRC) – 26″9
4 – Evans/Scott (Toyota Yaris WRC) – 41’9
5 – Rovanpera/Halttunen (Toyota Yaris WRC) – 1’18″7
6 – Suninen/Lehtinen (Ford Fiesta WRC)- 2’39″6
7 – Lappi/Ferm (Ford Fiesta WRC) – 2’52″0
8 – Greensmith/Edmondson (Ford Fiesta WRC) – 4’53″8
9 – Solberg/Johnston (Volkswagen Polo GTi R5 WRC2) – 7’38″6
10 – Østberg/Eriksen (Citroën C3 R5 WRC2) – 8’17″3

Classificação do Mundial após quatro etapas:

1. Sébastien Ogier – 79 pontos
2. Elfyn Evans – 70
3. Ött Tänak – 66
4. Kalle Rovanperä – 55
5. Thierry Neuville – 42
6. Teemu Suninen – 34
7. Esapekka Lappi – 30
8. Craig Breen – 25
9. Pontus Tidemand, Sébastien Loeb e Takamoto Katsuta – 8
12. Nikolay Gryazin e Gus Greensmith – 6
14. Marco Bulacia Wilkinson – 4
15. Oliver Solberg, Eric Camilli e Mads Østberg – 2
18. Jari Huttunen e Ole Christian Veiby – 1

Comentários