24h de Spa: Mercedes, Team AKKA-ASP e Marciello conquistam Super Pole

RIO DE JANEIRO – A equipe do brasileiro Felipe Fraga é a pole position para a 72ª edição das 24h de Spa-Francorchamps, com largada neste sábado às 15h30 locais na Bélgica, 10h30 pelo horário de Brasília. Na disputa da Super Pole – outra vez com pista molhada no circuito de 7,004 km de extensão, o Team AKKA-ASP levou a melhor.

O carro #88 guiado por Raffaele Marciello na disputa pela volta mais rápida do grid percorreu o traçado em 2’32″166, estabelecendo um tempo 0″220 melhor que o do sul-africano Kelvin Van der Linde, que completa a primeira fila com o Audi R8 LMS do Belgian Audi Club Team WRT, com chancela da Audi Sport. O Team AKKA-ASP, que tem ainda o russo Timur Boguslavskiy na pilotagem, compete nas 24h de Spa com status Mercedes-AMG.

Mercedes e Audi, aliás, ocupam os cinco primeiros lugares do pelotão: o carro #4 do Mercedes-AMG Haupt Racing Team, com o holandês Maro Engel, foi o terceiro mais veloz da Super Pole, antecedendo o Audi Sport Team Attempto e o carro guiado pelo local Fréderic Vervisch e por um segundo carro do Team WRT, este com o alemão Christopher Haase na pilotagem.

Thomas Preining classificou o melhor Porsche com a 6ª posição, à frente da Ferrari de Alessandro Pier Guidi e do Lamborghini #63 de Andrea Caldarelli. O top 10 terá mais um Lamborghini, o da Emil Frey Racing, guiado por Albert Costa e um segundo Porsche, o #47 da KCMG conduzido por Kévin Estre, líder do treino noturno de ontem.

A Ferrari da HubAuto que terá a bordo o brasileiro Marcos Gomes junto a Tom Blomqvist e Kamui Kobayashi estabeleceu o 16º tempo da Super Pole – 2’34″170. O único Silver Cup que avançou no top 20, o Mercedes-AMG do Team AKKA-ASP guiado por Benjamin Hites no treino final de classificação ficou com a décima-nona posição. O grid terá ainda mais três pilotos do pais: Augusto Farfus (BMW), Daniel Serra (Ferrari) e Rodrigo Baptista (Bentley)

Aliás, em seis sessões de treinos, foram nada menos que seis construtores diferentes na frente: Lamborghini e BMW na sexta-feira, Audi no primeiro treino classificatório, Porsche no treino noturno, Ferrari no warm-up e Mercedes-AMG na Super Pole. Uau!

As 24h de Spa terão disputa AO VIVO e na ÍNTEGRA aqui no blog, replicando o vídeo do canal GT World no YouTube. Assistam!

Comentários