Campeã de tudo: United Autosports leva WEC e ELMS na LMP2

Quadriculada e o melhor desfecho possível para um ano de sonho da United Autosports: a equipe é campeã da LMP2 no WEC e ELMS

RIO DE JANEIRO – A temporada é de sonho para a equipe United Autosports, de sociedade entre o CEO da McLaren Zak Brown e Richard Dean: não bastasse conquistar por antecipação o ´titulo do FIA WEC (Mundial de Endurance) na classe LMP2, repetiram o feito neste domingo, também faturando com antecedência de uma corrida o campeonato do European Le Mans Series (ELMS).

E com a mesma dupla: Filipe Albuquerque/Phil Hanson triunfaram nas 4h de Monza com o carro #22 e não podem mais ser alcançados por ninguém. Com o deslumbrante total de 94 pontos – de um máximo de 104 – a vantagem para os vice-líderes Job Van Uitert/Will Owen/Alex Brundle que, por coincidência, são também da United Autosports, é de 37 pontos – sendo que só falta a etapa de Portimão e são 26 em jogo somente.

O título se encaminhou para a equipe britânica em decorrência dos problemas mecânicos da principal rival na pista: a G-Drive Racing enfrentou um vazamento de água em seu Aurus 01 Gibson e teve que desistir com o trio Roman Rusinov/Nyck De Vries/Mikkel Jensen.

Após batalha campal nas últimas voltas contra o carro da dinamarquesa High Class Racing, que fez excelente corrida após o acidente de Anders Fjørdbach no treino classificatório, a DragonSpeed fechou na pista em 3º lugar com Charles Milesi/Ben Hanley/Henrik Hedman. Só que na vistoria pós-prova o carro #27 foi excluído porque o difusor traseiro estava 6mm fora do limite exigido pelo regulamento.

Assim, Fjørdbach e seu parceiro Dennis Andersen deram à equipe nórdica o primeiro pódio no ELMS desde 2017, seguidos no resultado final por Nico Lapierre/Antonin Borga/Alexandre Coigny (Cool Racing) e Julien Canal/Nico Jamin/Will Stevens (Panis Racing).

Na divisão LMP3, a Inter Europol Competition, protagonista da última temporada, deu fim a um ano de frustrações e provações, triunfando na disputa com Dino Lunardi e Martin Hippe a bordo do Ligier com o dorsal #13. O titular Nigel Moore não pôde competir e Lunardi, mesmo tendo pouca adaptação ao carro – fez um ótimo trabalho.

A dupla completou 125 voltas na disputa e venceu com pouco mais de 20 segundos para a Eurointernational e o trio Niko Kari/Jacopo Baratto/Nicolas Maulini. Em 3º lugar veio a United Autosports, com Robert Wheldon/Tom Gamble/Wayne Boyd.

Com a vitória, Hippe está na luta pelo título: o alemão soma 58 pontos e os líderes, do carro #2 do time de Dean e Brown têm 68. A matema´tica ainda aponta chances para David Droux/Esteban Garcia, da Realtime Racing: com 50, eles estão em 3º lugar na tabela. E quem também reúne possibilidades é Niko Kari, quarto colocado entre os pilotos, com 47.

Tudo indefinido para Portimão – assim como a briga na LMGTE.

Entre os Grã-Turismo, a Kessel Racing ganhou pela segunda vez na temporada com a Ferrari #74 guiada por Niki Cadei/Michael Broniszewski/David Perel, seguidos pelo Porsche da Proton Competition de Alessio Picariello/Christian Ried/Michele Beretta e pela Ferrari das Iron Dames, cujo trio tem Manuela Göstner/Rahel Frey/Michelle Gatting.

Não por acaso, são os três carros que ocupam as três melhores posições do campeonato, porém apenas a Kessel e a Proton Competition brigam pelo título nas 4h do Algarve. Perel e Broniszewski lideram com 81 pontos e o trio do #77 soma 74. Com 53, as Iron Dames, que foram ao pódio pela terceira vez no ano, travam luta direta pelo 3º posto no campeonato com o trio da Spirit of Race.

Pole position da categoria, o outro carro da Iron Lynx conduzido por Sergio Pianezzola/Andrea Piccini/Claudio Schiavoni foi vítima de uma colisão com um LMP3 – no caso o #3 da United Autosports guiado por Duncan Tappy/Andrew Bentley/Jim McGuire. Com a suspensão traseira destruída, Pianezzola não pôde continuar – e manifestou ainda todo o seu desagrado com gestos de conhecimento bastante universal entre os que se enfurecem uns com os outros.

A etapa final do ELMS em 2020 será no dia 1º de novembro.

Comentários