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12h de Sebring: Penske conquista pole para a decisão

RIO DE JANEIRO – Na despedida da parceria com a Acura (leia-se Honda), a Penske conquistou nesta sexta-feira a pole position para a 68ª edição das 12h de Sebring, que acontecem amanhã na Flórida e decidem a temporada 2020 do IMSA Weathertech SportsCar Championship. Com Ricky Taylor a bordo, o carro #7 que o piloto […]

RIO DE JANEIRO – Na despedida da parceria com a Acura (leia-se Honda), a Penske conquistou nesta sexta-feira a pole position para a 68ª edição das 12h de Sebring, que acontecem amanhã na Flórida e decidem a temporada 2020 do IMSA Weathertech SportsCar Championship.

Com Ricky Taylor a bordo, o carro #7 que o piloto partilha com Hélio Castroneves e também Alexander Rossi fez o melhor tempo na sessão de classificação – 1’46″904, pouco mais de dois décimos abaixo do Cadillac DPi-V.R da Wayne Taylor Racing, que está na contenda pelo título e foi guiado pelo holandês Renger Van der Zande. Foi a 11ª pole de Taylor na série.

Dane Cameron, com o outro Acura ARX-05c DPi do Team Penske, chegou a ocupar o 2º posto e deixaria a primeira fila inteira com os carros do time do “Captain” Roger. Só que o #6 ficou mesmo com a terceira posição a somente 0″266 da pole.

Sébastien Bourdais obteve um bom quarto posto com o #5 da Mustang Sampling Racing/JDC-Miller Motorsports, à frente do Mazda de Harry Tincknell e do #31 da AX Racing/Whelen Engineering, com Pipo Derani em 6º no grid a 0″453 de Taylor. Matheus Leist fez o oitavo tempo com o #85 da JDC-Miller Motorsports, último entre os DPi.

Com a classificação dos LMP2 ficando a cargo dos pilotos de graduação inferior, nenhuma surpresa em ver Patrick Kelly levar o carro com que conquistou o título de 2020 à pole nesta divisão. Com a melhor volta em 1’51″373 ele superou – e bem – o carro #51 da Inter Europol Competition guiado por Naveen Rao. Don Yount, com o #38 da Performance Tech, bateu John Farano e ficou com a terceira marca.

Na GTLM, a também campeã Corvette Racing conquistou mais uma pole mercê Antonio Garcia marcar um temporal – 1’55″456, por sinal o novo recorde da categoria para o circuito da Flórida. O espanhol trucidou a concorrência por 0″660, cabendo a segunda posição para a BMW de Connor De Philippi e a terceira com Jesse Krohn.

Tommy Milner foi o quarto e último dentro do mesmo segundo, à frente dos dois Porsche 911 RSR-19, que possivelmente pouparam forças para a corrida. Nick Tandy e Neel Jani, este último estreando em provas de Grã-Turismo, ficaram bem mais atrás em ritmo de classificação que os adversários.

Mas a Porsche teria a pole da GTD com seu único carro inscrito: vice-líder do campeonato, a Wright Motorsports levou o melhor tempo do treino com o belga Jan Heylen a bordo do #16, marcando 2’00″844, incríveis sete décimos melhor que o Audi R8 LMS do Team Hardpoint, conduzido por Andrew Davis.

Aaron Telitz, ainda postulante ao título, levou seu Lexus à 3ª posição do grid, seguido do Lamborghini da Grässer com Richard Heistand e da Ferrari 488 GT3 da Weathertech Racing, com Cooper MacNeil. Líder do campeonato, o Acura NSX GT3 EVO da Meyer Shank Racing guiado por Shinya Michimi ficou em oitavo.

O Fox Sports 2 transmite as 12h de Sebring em seu trecho final a partir de 20h de Brasília, com uma pausa às 22h30 para uma exibição de um spot do Grupo Disney. Voltamos na sequência até a quadriculada. Estarei nos comentários e análises da corrida, cuja bandeira verde acontece às 12h10 de Brasília – 10h10 na Flórida.