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Os Senhores dos Anéis vão voltar!

RIO DE JANEIRO – A semana se inicia e, com ela, surpresas e novidades vindas da Alemanha via Audi: os quatrarg´´olicos promovem um novo realinhamento estratégico dentro do Motorsport da marca de Ingolstadt. Para começo de conversa, a bomba. A Audi sai da Fórmula E após a temporada 2021 e encerra a parceria com a […]

RIO DE JANEIRO – A semana se inicia e, com ela, surpresas e novidades vindas da Alemanha via Audi: os quatrarg´´olicos promovem um novo realinhamento estratégico dentro do Motorsport da marca de Ingolstadt.

Para começo de conversa, a bomba. A Audi sai da Fórmula E após a temporada 2021 e encerra a parceria com a Abt Sportsline. Participante de primeira hora do certame desde o primeiro campeonato, na temporada 2014/15, a montadora ganhou até aqui 12 corridas da categoria, o título de construtores em 2017/18 e o de pilotos em 2016/17, com o brasileiro Lucas Di Grassi, que disputará o próximo campeonato em parceria com o alemão René Rast.

Nada impede, contudo, que a Audi continue como fornecedora de powertrains à categoria elétrica de monopostos – só que a equipe oficial será desmantelada para dois desafios: um novo e outro muito bem conhecido.

O novo desafio vem em 2022: os alemães vão desenvolver um projeto inovador de buggy elétrico para disputar, nada mais, nada menos, que o Rally Dakar, a maior competição off-road da galáxia. As provas de todo-terreno não são um caminho desconhecido da marca – que nos anos 1980 imortalizou o modelo Quattro dotado de tração total, também um ícone não só da Audi como também da indústria automobilística – uma tendência que todo mundo seguiu a posteriori.

E o velho desafio será o retorno às competições de Endurance: com a adoção da plataforma LMDh, a Audi finca pé nos desafios das grandes provas longas do mundo – as 24h de Daytona e 24h de Le Mans, o que implica no retorno deles ao FIA WEC e a chegada à série IMSA, que adota este modelo de regulamento oficialmente a partir de 2023.

A reboque das novidades, veio o anúncio de uma novidade dentro dessa reestruturação estratégica: Dieter Gass deixa o comando da Audi Sport GmbH e seu lugar será ocupado a partir de 2021 por Julius Seebach, de 36 anos – completa 37 em 13 de dezembro.

“A mensagem mais importante para os nossos fãs é que o desporto motorizado continuará a desempenhar um papel fundamental na Audi”, confirmou Seebach no comunicado oficial. “Temos em mente os desejos dos nossos clientes e a estratégia futura da empresa, que está focada claramente na eletrificação e mobilidade neutra em carbono. É por isso que intensificamos os planos para entrar na nova categoria de protótipos LMDh com suas corridas carro-chefe, as 24h de Daytona e Le Mans”, disse o dirigente.

Também foi confirmada a sequência do programa de clientes da Audi AG nos campeonatos de GT3 pelo mundo inteiro. A Audi Sport Customer Racing seguirá com o apoio necessário às equipes que optarem por alinhar o modelo R8 LMS EVO nas pistas em 2021, com investimento maciço nas duas provas mais importantes do gênero desse modelo de competição – as 24h de Nürburgring e de Spa-Francorchamps, bem como o Intercontinental GT Challenge.