WRC: Tänak vence o Rally do Ártico

RIO DE JANEIRO – Substituto do cancelado Rally da Suécia por conta da Pandemia do Covid-19, o Rally do Ártico foi realizado neste fim de semana com a presença de 55 duplas, treze delas inclusas na chamada “Prioridade 1”, a turma das equipes oficiais e privadas com os carros que são do regulamento RC1.

E desta vez deu Hyundai com Ott Tänak: o campeão mundial de 2019 dominou a competição e venceu em dupla com Martin Jarvejöja, fechando o evento que liderou desde o primeiro dia com 17 segundos e uns quebrados de margem para Kalle Rovanperä. O finlandês da Toyota, graças a este 2º lugar, assumiu a liderança do campeonato de pilotos com 39 pontos.

O atual campeão Sébastien Ogier sofreu um despiste no sábado, quando faltavam poucos metros para o encerramento da SS8, a antepenúltima especial do Rally do Ártico. Na segunda passagem por Siikakämä, o francês da Toyota perdeu o controle de seu Yaris numa rápida curva feita à esquerda. Faltavam exatamente cem metros para a chegada e a traseira do carro bateu num banco de neve, fazendo o veículo dar um salto e afundar a frente numa valeta.

Com 20 minutos perdidos ao tentar voltar à trilha, ele e o copiloto Julien Ingrassia deram adeus a qualquer possibilidade de terminar no top 10. Eles vinham em 6º na geral até antes do incidente. Ogier/Ingrassia ficaram em 20º na geral e em quinto no Power Stage, conquistando mais um pontinho.

Thierry Neuville conquistou o último lugar do pódio junto ao navegador Martjin Wydaeghe, seguido por Craig Breen/Scott Martin noutro Hyundai da equipe principal do construtor sul-coreano. Sem Ogier, a Toyota ainda salvou pontos com o 5º posto de Elfyn Evans, vice-campeão de 2020. Takamoto Katsuta, que abrira o evento do Ártico como o mais rápido do shakedown, fechou em sexto.

Jornada infeliz – mais uma – para a M-Sport Ford: um apagadíssimo 8º lugar final para Teemu Suninen e a nona posição para Gus Greensmith. Eles terminaram atrás do i20 de Oliver Solberg, que defende o time “B” da Hyundai, batizado de Hyundai 2C Competition.

Com um Volkswagen Polo inscrito pela Movisport, Esapekka Lappi e Janne Ferm chegaram no top 10 final e venceram a disputa no WRC2, fechando com pouco mais de 47 segundos de frente para Andreas Mikkelsen/Ola Fløene, estes a bordo de um Skoda Fabia. Outro Volkswagen, com o russo Nikolay Gryazin, foi o terceiro da divisão.

O local Teemu Asunmaa levou a melhor na competição da subclasse WRC3, seguido pelo estoniano Egon Kaur e por mais um finlandês, Mikko Heikkilä. A destacar também a presença de Mattias Ëkström, fera do DTM que disputou também provas de Rallycross e o recente Dakar, terminando em 5º na classe com um Skoda navegado pelo também sueco Emil Bergkvist e o décimo posto de Johan Kristofferson, multicampeão de Rallycross, que também correu no asfalto – no WTCR – em dupla com Patrik Barth.

Um dos poucos abandonos – apenas três duplas apareceram fora da classificação final – foi por um motivo absolutamente insólito: décimo-segundo colocado geral com seu Fiesta não-oficial, o finlandês Janne Tuohino, de 43 anos, estava bem feliz com a posição e ia comemorar o resultado alcançado no sábado fazendo uma sauna.

Só que ele não contava com o piso escorregadio do local e levou um tombo. Na queda, Tuohino deslocou o ombro. Levado a um hospital, acabou obrigado a desistir do Rally do Ártico.

Segundo o calendário do WRC, a próxima etapa será entre os dias 22 e 25 de abril – o Rally da Croácia, com previsão de 302,06 km de provas especiais em 22 trechos cronometrados – e de asfalto, cabe lembrar. Mas com a Pandemia, tudo pode mudar – e lembro aqui que além do Rally da Suécia, já foi cancelado também o Rally da Grã-Bretanha.

O resultado final do Rally do Ártico:

1 – Tanak-Jarveoja (Hyundai i20 Coupé) – 2.03’49″6
2 – Rovanpera-Halttunen (Toyota Yaris) – 17″5
3 – Neuville-Wydaeghe (Hyundai i20 Coupé) – 19″8
4 – Breen-Nagle (Hyundai i20 Coupé) – 52″6
5 – Evans-Martin (Toyota Yaris) – 1’01″5
6 – Katsuta-Barritt (Toyota Yaris) – 1’37″8
7 – Solberg-Marshall (Hyundai i20 Coupé) – 1’39″0
8 – Suninen-Markkula (Ford Fiesta) – 2’09″0
9 – Greensmith-Edmondson (Ford Fiesta) – 3’39″4
10 – Lappi-Ferm (VW Polo WRC2) – 6’07″0

Classificação do Mundial de Pilotos após duas etapas:

1. Kalle Rovanperä – 39 pontos
2. Thierry Neuville – 35
3. Sébastien Ogier e Elfyn Evans – 31
5. Ott Tänak – 27
6. Craig Breen e Takamoto Katsuta – 16
8. Dani Sordo – 11
9. Andreas Mikkelsen, Oliver Solberg e Gus Greensmith – 6
12. Teemu Suninen – 4
13. Adrien Fourmaux – 2
14. Eric Camilli e Esapekka Lappi – 1

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