Bis de Derani e Nasr na IMSA

SÃO PAULO – Após a quebra de quase um ano de jejum de vitórias no IMSA Weathertech SportsCar Championship, Felipe Nasr e Pipo Derani pediram ‘bis’ e repetiram a dose neste fim de semana em Road America. A dupla brasileira faturou a 8ª etapa do campeonato, o IMSA Road Race Showcase, disputado no circuito localizado em Elkhart Lake, no Wisconsin.

Este foi mais um triunfo calcado na estratégia e principalmente na economia de combustível, porque o Acura da Meyer Shank Racing guiado por Olivier Pla e Dane Cameron, que liderava, precisou fazer um pit stop a mais faltando três minutos e meio para o fim da disputa, com duração de 2h40min. O consumo de combustível não foi o bastante para o #60 triunfar pela primeira vez em 2021. A dupla acabaria em 5º lugar.

Derani e Nasr venceram após 76 voltas com diferença pouco superior a um segundo e meio em relação a Oliver Jarvis e Harry Tincknell, da Mazda, cabendo o 3º lugar ao Cadillac DPi da Ganassi guiado por Renger Van der Zande e Kevin Magnussen. A Wayne Taylor Racing não foi além do quarto posto e Road America segue como a única pista da IMSA onde a equipe jamais triunfou.

Extra-oficialmente, Filipe Albuquerque e Ricky Taylor ainda lideram com 2380 pontos, mas o jogo ainda está aberto: Nasr e Derani sobem para 2º com 2339 e começam a se constituir em séria ameaça na batalha pelo título. A classe DPi terá três provas ainda por fazer: Laguna Seca, Long Beach e Petit Le Mans.

Na subclasse LMP2, após o domínio inicial da PR1/Mathiasen, deu a ERA Motorsport em sua primeira vitória desde as 24h de Daytona. Ryan Dalziel e Dwight Merriman triunfaram com pouco mais de cinco segundos sobre John Farano/Gabriel Aubry, cabendo o último degrau do pódio a Ben Keating/Mikkel Jensen.

Contudo, a dupla do #52 segue líder do campeonato com 1422 pontos, enquanto Steven Thomas e Tristan Nunez, mercê o quarto lugar neste fim de semana, seguem em 2º na tabela com 1364.

A CORE Autosport quebrou a sequência de triunfos da Riley Motorsport e chegou à segunda vitória na LMP3 com Jonathan Bennett/Colin Braun, a primeira da equipe desde as 12h de Sebring, a primeira corrida que contou pontos de fato para a categoria na classificação geral – em Daytona, eles competiram somente pelos pontos do IMSA Michelin Endurance Cup.

Com esse triunfo, a dupla do #54 reduziu para 50 pontos (1800 a 1750) a diferença que os separa do líder Gar Robinson, que foi 3º colocado na dupla com Felipe Fraga, atrás ainda do carro #38 de Dan Goldburg/Rasmus Lindh.

Entre os Grã-Turismo, a economia de combustível foi determinante para a vitória – a segunda no campeonato – do Porsche da Weathertech Racing guiado por Cooper MacNeil e o australiano Matt Campbell. A vantagem foi pouco superior a 15 segundos em relação a Jordan Taylor e Antonio Garcia – que, contudo, seguem líderes da classificação com com 14 pontos de vantagem para Tommy Milner e Nick Tandy.

A Porsche também triunfou na GTD com a Pfaff Motorsports faturando a disputa da classe mais numerosa do grid com Laurens Vanthoor e Zach Robichon. Também foi a segunda vitória do time canadense – assim como a CORE e a Weathertech Racing, eles não chegavam ao topo do pódio desde Sebring.

O 2º lugar bastou para Bill Auberlen e Robby Foley (Turner Motorsport) alcançarem a liderança da tabela, uma vez que Ross Gunn e Roman De Angelis concluíram em quarto atrás de Patrick Long e Trent Hindman, com o Porsche da Wright Motorsports. Isto posto, a diferença entre os dois primeiros é de apenas 18 pontos e a GTD tem os quatro eventos restantes por disputar – Laguna Seca, Long Beach, ViR (na prova exclusiva dos GTs) e Petit Le Mans.

Na pontuação paralela do IMSA Weathertech Sprint Cup, exclusiva da GTD, a dupla da The Heart of Racing segue líder da tabela com 1690 pontos, com Auberlen e Foley superando por um ponto a parceria da Vasser-Sullivan composta por Aaron Telitz e Jack Hawksworth, mais Frankie Montecalvo, que correu com pilotos diferentes e mesmo assim tem os mesmos 1487 pontos dos colegas de time.

Próxima etapa do campeonato: 12 de setembro, em Laguna Seca, na Califórnia. A única divisão ausente na oportunidade será a LMP3.

Comentários