ROAR Before The Rolex 24: Acura abre trabalhos na ponta em Daytona

R
A MSR w/Curb-Agajanian, equipe do brasileiro Hélio Castroneves, foi a mais rápida da sexta-feira que abriu o ROAR Before The Rolex 24 em Daytona (Foto: Jake Galstad/IMSA)

RIO DE JANEIRO – Começa oficialmente a temporada 2022 do IMSA Weathertech SportsCar Championship com o Roar Before The Rolex 24, cujo ponto culminante é o Motul Pole Award 100 do próximo domingo – só que antes, os 61 carros das cinco classes da série estadunidense inscritos para a 60ª edição das 24h de Daytona vão à pista da Flórida para sessões preparatórias de treinos livres. Duas já aconteceram hoje e os Acura DPi foram os mais rápidos.

De manhã, o #10 da Konica Minolta Wayne Taylor Racing estabeleceu o melhor tempo, porém a volta mais rápida do dia, com a pista mais emborrachada, foi à tarde com o #60 da MSR w/Curb-Agajanian – é o carro do brasileiro Hélio Castroneves, porém com o britânico Tom Blomqvist a bordo no melhor giro da sexta-feira. O filho da lenda do WRC Stig Blomqvist marcou 1’34″351 e foi 0″337 melhor que o #10 guiado pelo português Filipe Albuquerque.

O melhor dos cinco Cadillac DPi-V.R inscritos foi da Cadillac Racing/Chip Ganassi Racing, o #01 tripulado por Alex Palou, uma fração de milésimos mais lento que o #10 e 0″337 pior que Blomqvist. Os cinco primeiros ficaram dentro do mesmo segundo e a Whelen Engineering/AX Racing estabeleceu o sétimo tempo no primeiro treino e o sexto na segunda sessão – 1’35″433, com o recém-contratado Tristan Nunez.

Na classe LMP2, René Rast estabeleceu a melhor volta do dia com o #68 da G-Drive Racing by APR, cravando 1’35″933 – o alemão foi o único abaixo de 1’36”, pois a segunda marca foi 1’36″262, com Giedo Van der Garde e o #29 do Racing Team Nederland durante a sessão matinal. Fabio Scherer, da High Class Racing, foi o terceiro no somatório dos dois treinos, com 1’36″309.

Entre os protótipos da LMP3, o melhor tempo foi do dinamarquês Malthe Jakobsen no #33 da Sean Creech Motorsports: à tarde, o nórdico fez 1’43″006, 0″240 abaixo do tempo do #54 da CORE Autosports tripulado por Colin Braun. Felipe Fraga, defendendo a Riley Motorsports, foi o quarto – 1’43″643, atrás do #38 da Performance Tech, que tivera a melhor volta da primeira prática livre da sexta-feira com Garett Grist a bordo.

Na GTD Pro, o melhor tempo em ambas as sessões foi da TR3 e seu Lamborghini Huracán EVO. Mais cedo, Marco Mapelli foi o autor do giro mais rápido e Mirko Bortolotti estabeleceu à tarde a marca de 1’46″516.

A Pfaff Motorsports, equipe que terá o brasileiro Felipe Nasr, ficou em 2º com 1’46″785, tempo cravado pelo australiano Matt Campbell, com outro Porsche – o #2 da KCMG – em terceiro, cortesia de Laurens Vanthoor.

Daniel Serra e parceiros ficaram com a 9ª colocação a bordo da Ferrari #62 da Risi Competizione – 1’47″799. A nova BMW M4 GT3 não foi bem durante a sexta-feira: o carro #25 da tripulação de Augusto Farfus não foi além de 1’49″015.

Entre os GTD das equipes Pro-Am, deu Wright Motorsports e seu Porsche #16: Jan Heylen, logo cedo, fez a melhor volta do combinado das sessões em 1’46″483 – tempo que acabou sendo o melhor de todos os 35 GTs inscritos, congregando a GTD Pro.

Raffaele Marciello foi o segundo mais rápido com a Mercedes-AMG GT3 da SunEnergy1 Racing, seguido por Mikaël Grenier no #57 da Winward Racing, do Lamborghini #19 da TR3 com John Megrue e Maxi Götz no #28 da Alegra Motorsports.

A partir de 10h locais, meio-dia de Brasília, com duração de 1h apenas, será realizado o terceiro treino livre. O qualifying para o Motul Pole Award 100 do ROAR Before The Rolex 24 será às 15h25 locais, 17h25 de Brasília, começando com as classes GTD e depois LMP3, LMP2 e DPi.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames