ROAR Before The Rolex 24: Acura abre trabalhos na ponta em Daytona

A MSR w/Curb-Agajanian, equipe do brasileiro Hélio Castroneves, foi a mais rápida da sexta-feira que abriu o ROAR Before The Rolex 24 em Daytona (Foto: Jake Galstad/IMSA)

RIO DE JANEIRO – Começa oficialmente a temporada 2022 do IMSA Weathertech SportsCar Championship com o Roar Before The Rolex 24, cujo ponto culminante é o Motul Pole Award 100 do próximo domingo – só que antes, os 61 carros das cinco classes da série estadunidense inscritos para a 60ª edição das 24h de Daytona vão à pista da Flórida para sessões preparatórias de treinos livres. Duas já aconteceram hoje e os Acura DPi foram os mais rápidos.

De manhã, o #10 da Konica Minolta Wayne Taylor Racing estabeleceu o melhor tempo, porém a volta mais rápida do dia, com a pista mais emborrachada, foi à tarde com o #60 da MSR w/Curb-Agajanian – é o carro do brasileiro Hélio Castroneves, porém com o britânico Tom Blomqvist a bordo no melhor giro da sexta-feira. O filho da lenda do WRC Stig Blomqvist marcou 1’34″351 e foi 0″337 melhor que o #10 guiado pelo português Filipe Albuquerque.

O melhor dos cinco Cadillac DPi-V.R inscritos foi da Cadillac Racing/Chip Ganassi Racing, o #01 tripulado por Alex Palou, uma fração de milésimos mais lento que o #10 e 0″337 pior que Blomqvist. Os cinco primeiros ficaram dentro do mesmo segundo e a Whelen Engineering/AX Racing estabeleceu o sétimo tempo no primeiro treino e o sexto na segunda sessão – 1’35″433, com o recém-contratado Tristan Nunez.

Na classe LMP2, René Rast estabeleceu a melhor volta do dia com o #68 da G-Drive Racing by APR, cravando 1’35″933 – o alemão foi o único abaixo de 1’36”, pois a segunda marca foi 1’36″262, com Giedo Van der Garde e o #29 do Racing Team Nederland durante a sessão matinal. Fabio Scherer, da High Class Racing, foi o terceiro no somatório dos dois treinos, com 1’36″309.

Entre os protótipos da LMP3, o melhor tempo foi do dinamarquês Malthe Jakobsen no #33 da Sean Creech Motorsports: à tarde, o nórdico fez 1’43″006, 0″240 abaixo do tempo do #54 da CORE Autosports tripulado por Colin Braun. Felipe Fraga, defendendo a Riley Motorsports, foi o quarto – 1’43″643, atrás do #38 da Performance Tech, que tivera a melhor volta da primeira prática livre da sexta-feira com Garett Grist a bordo.

Na GTD Pro, o melhor tempo em ambas as sessões foi da TR3 e seu Lamborghini Huracán EVO. Mais cedo, Marco Mapelli foi o autor do giro mais rápido e Mirko Bortolotti estabeleceu à tarde a marca de 1’46″516.

A Pfaff Motorsports, equipe que terá o brasileiro Felipe Nasr, ficou em 2º com 1’46″785, tempo cravado pelo australiano Matt Campbell, com outro Porsche – o #2 da KCMG – em terceiro, cortesia de Laurens Vanthoor.

Daniel Serra e parceiros ficaram com a 9ª colocação a bordo da Ferrari #62 da Risi Competizione – 1’47″799. A nova BMW M4 GT3 não foi bem durante a sexta-feira: o carro #25 da tripulação de Augusto Farfus não foi além de 1’49″015.

Entre os GTD das equipes Pro-Am, deu Wright Motorsports e seu Porsche #16: Jan Heylen, logo cedo, fez a melhor volta do combinado das sessões em 1’46″483 – tempo que acabou sendo o melhor de todos os 35 GTs inscritos, congregando a GTD Pro.

Raffaele Marciello foi o segundo mais rápido com a Mercedes-AMG GT3 da SunEnergy1 Racing, seguido por Mikaël Grenier no #57 da Winward Racing, do Lamborghini #19 da TR3 com John Megrue e Maxi Götz no #28 da Alegra Motorsports.

A partir de 10h locais, meio-dia de Brasília, com duração de 1h apenas, será realizado o terceiro treino livre. O qualifying para o Motul Pole Award 100 do ROAR Before The Rolex 24 será às 15h25 locais, 17h25 de Brasília, começando com as classes GTD e depois LMP3, LMP2 e DPi.

Comentários