O fim do “Mundo de Marlboro”

A Phillip Morris esteve direta e indiretamente na Fórmula 1 de 1970 em diante e em 2022, sai oficialmente de cena, já que não foi renovado o vínculo como patrocinadora principal da Scuderia Ferrari

RIO DE JANEIRO – A Phillip Morris encerra um longo vínculo com a Ferrari: primeiro apoiando os pilotos da equipe com os logotipos da Marlboro nos macacões, posteriormente passando de forma discreta aos carros em 1984 e a partir de 1997, como sponsor principal, a companhia tabaqueira não renova o contrato com Maranello para a Fórmula 1 2022.

É o fim de meio século de envolvimento da empresa com a categoria máxima do automobilismo mundial, iniciado com um sticker pouco visível na viseira do capacete de Jo “Seppi” Siffert na passagem do helvético pela STP-March em 1970 e, dois anjos depois, “Sir” Louis Stanley traria o “Mundo de Marlboro” para o esporte a motor – a convite do proprietário da BRM. E o resto é história.

Veio a equipe de Frank Williams em 1973 na esteira da chegada da marca de cigarros e, logo depois, a McLaren – que foi parceira da Phillip Morris por 22 anos – além da Alfa Romeo. Sem contar o enorme envolvimento da Marlboro nas categorias menores e também no Mundial de Carros Esporte. E não esqueçamos da Fórmula Indy com a Patrick, a Hogan e a Penske, fora o apoio a pilotos nos moldes da F1.

A Ferrari perde quase R$ 1 bilhão em receita com o fim do acordo. A Phillip Morris pagava um dos contratos mais vultosos da Fórmula 1 e do esporte a motor – mesmo com toda a restrição de publicidade ao tabaco, praticamente extinta no mundo inteiro. O apoio era institucionalizado pelo slogan “Mission Winnow”, uma ‘burla’ encontrada para que a bandeirinha-logotipo da Marlboro não fosse mais usada – nem subliminarmente.

Uma prova de que Maranello já sabia que perderia o apoio da empresa tabaqueira é o acordo com o Banco Santander, que patrocinara os italianos no tempo de Fernando Alonso como piloto e volta agora, coincidentemente, com Carlos Sainz Jr. a bordo. Esse contrato foi celebrado há pouco mais de um mês, em dezembro.

A McLaren passa a a ser a única equipe da F1 que busca uma ‘burla’ na legislação e mantém seu acordo com a British American Tobacco (BAT) para a veiculação de marcas do grupo como a VELO e o slogan “A Better Tomorrow” (“Um Amanhã Melhor”, em português).

Comentários

  • Só de sair aquela logo verde horrenda já fico satisfeito. Li em algum lugar que a Marlboro bancava o carro, a Shell o powertrain, e quando entravam outros patrocínios certo percentual ia para eles, mas não sei se era o acordo atual.