SRO divulga inscritos do GT World Challenge Europe e faz treinos de pré-temporada em paul Ricard

RIO DE JANEIRO – Semana movimentada para as séries GT World Challenge Europe (Sprint e Endurance) com vistas à temporada 2022, Ambas as competições terão cinco corridas cada e a primeira que abre os trabalhos é a Endurance, com as 3h de Imola, no dia 3 de abril. As corridas curtas começam em maio, no traçado britânico de Brands Hatch.

A Stéphane Ratel Organisation (SRO), que comanda a categoria, divulgou a lista de entradas para o ano com 25 carros confirmados na classe Sprint de forma full season e 52 na série de Endurance, com nove construtores diferentes confirmados – Aston Martin, Audi, Bentley, BMW, Ferrari, Lamborghini, McLaren, Mercedes-AMG e Porsche.

Na competição de provas longas, a grande novidade é a estreia da M4 GT3 da BMW via ROWE Racing e a escuderia alemã terá os carros com os dorsais #50 e #98 no certame, já confirmando o brasileiro Augusto Farfus – em ritmo simplesmente alucinante de viagens e compromissos – numa das trincas junto a Nick Yelloly e Nicky Catsburg.

Outro representante do país que deve figurar no rol do GTWC Europe Endurance é Daniel Serra, que teria um acordo com a Iron Lynx para guiar o carro #71 do time italiano junto a Davide Rigon e Antonio Fuoco.

E entre as muitas novidades de 2022, que incluem trocas de carro e equipes novas, está a vinda de Valentino Rossi: a lenda da Motovelocidade passa às quatro rodas e aos 43 anos o italiano fará sua estreia com o Team WRT. Com o indefectível dorsal #46, o ‘Doutor’ correrá a série de provas longas com Nico Müller e Fréderic Vervisch, cobras criadas das equipes da casa de Ingolstadt.

Aliás, a Audi é a marca com mais carros no GTWC Europe Endurance, com 12 unidades contra onze Mercedes-AMG, nove Lamborghini, seis McLaren, cinco Ferrari, quatro Porsche, BMW e Aston Martin com dois modelos cada e a Bentley, com um.

Para esse ano, o plantel de 52 carros da série de Endurance está com novidades: a criação da Gold Cup, com seis inscritos, dará um novo tempero à competição onde as inscrições Silver – de pilotos de graduação Prata – são maioria – 19, contra 16 da Pro Cup. A Pro-Am tem somente duas inscrições confirmadas e as demais nove estão ainda pendentes de confirmação. Na Sprint Cup, os 25 carros estão assim divididos: onze inscritos na Pro, 10 na Silver, três na Pro-Am e os restantes ainda pendentes de confirmação.

Nos testes coletivos de Paul Ricard, participaram 43 carros. O Mercedes-AMG com o dorsal #777 e inscrito via Al Manar Racing by HRT e que terá pilotos do Zimbábue (Axcil Jefferies) e do sultanato de Omã (Al Faisal Al Zubair) foi o mais rápido das sessões com Fabian Schiller, o outro piloto da trinca, a bordo, com o tempo de 1’52″533, enquanto o #2 da GetSpeed Performance ficou com a segunda marca. O 1-2-3 do construtor da estrela de três pontas foi fechado pela Winward Racing, que é uma das escuderias confirmadas na nova subclasse Gold Cup em 2022.

Comentários