GTWC America: 19 inscritos na abertura da temporada 2022

RIO DE JANEIRO – Sai da frente que o GT World Challenge America, mais um dos muitos certames organizados pela SRO de Stéphane Ratel vai começar: a temporada 2022, com seis rodadas duplas previstas além da prova em paralelo com o Intercontinental GT Challenge em Indianápolis, terá início neste fim de semana em Sonoma com novidades e um grid razoável em quantidade de carros e com bons pilotos confirmados.

A relação que consta no site oficial da categoria contempla 19 bólidos de sete construtores diferentes – Lamborghini, Mercedes-AMG, Porsche, Aston Martin, Acura (Honda), Ferrari e BMW, divididos nas três classes constantes da série de acordo com a graduação dos pilotos.

São três formações Pro, duas Am – de pilotos bronze e as demais 14 Pro-Am, a subclasse mais numerosa da competição.

Entre as novidades de 2022 consta a participação de três mulheres – Samantha Tan, numa BMW M4 GT3 junto a Nick Wittmer; Erin Vogel com Michael Cooper no Acura da RealTime Racing e Ashton Harrison defendendo a Racers Edge Motorsports, na dupla com “Super” Mario Farnbacher.

Além delas, outros pilotos trocam de casa ou se juntam ao GTWC America neste ano. Entre os que estão de equipe nova, George Kurtz e Colin Braun agora defendem a Riley Motorsports, mas com Mercedes-AMG, o mesmo modelo do ano passado; Ryan Dalziel agora vai de Ferrari com Justin Wetherill numa Ferrari 488 GT3 EVO da equipe de Onofrio Triarsi e os recém-chegados à competição são Misha Goikhberg, Loris Spinelli, Bryan Sellers, Charlie Luck e o veteranaço alemão Dirk Müller, de 46 anos.

A única ausência entre os carros previstos para Sonoma é do segundo Lamborghini – pelo menos na relação do site – inscrito com o dorsal #191 para Jeff Burton e Corey Lewis, que seria o 15º carro da divisão Pro-Am via Zelus Motorsports – mas estará somente o #88 de Jason Harward e Madison Snow, por enquanto.

A participação da BimmerWorld chegou a ser posta em xeque: uma panca monumental de Chandler Hull em testes privados no Virginia International Raceway (ViR) quase deu “PT” no carro bávaro. Mas o #94 estará lá na estreia e Hull dividirá as honras da pilotagem com a lenda Bill Auberlen.

Além do GTWC America, a programação contempla mais uma rodada do GT America, com 28 carros inscritos, além do Pirelli GT4 America, contemplando 41 duplas e o TC America, com 31 participantes. As provas da competição principal seguem com formato de 90 minutos e serão sábado e domingo, com vídeos ao vivo aqui no blog, é claro.

Comentários