Super GT: NDDP/Nismo do desastre em Fuji à vitória em Suzuka

RIO DE JANEIRO – A máxima ‘nada como uma corrida após a outra’ se aplicou à equipe NDDP/Nismo após o fim de semana do Golden Week em Fuji, onde Mitsunori Takaboshi se envolveu num enorme acidente na 2ª etapa do campeonato. Pois de carro novo, ele e o parceiro Katsumasa Chiyo deram à Nissan com a nova versão do Fairlady Z a primeira vitória da marca na temporada 2022 do Super GT, na disputa dos 300 km de Suzuka no último fim de semana.

O carro #3 veio da 3ª posição do grid, embora tenha perdido colocações valiosas na parte inicial, para uma enorme corrida de recuperação que resultou no triunfo com 4″549 de vantagem para o Honda NSX Concept GT da Astemo Real Racing, guiado por Koudai Tsukakoshi e Nobuharu Matsushita. Sacha Fenestraz e Ritomo Miyata completaram o pódio, colocando a Toyota como a terceira marca diferente no top 3 em Suzuka.

Pole position, a dupla Yuji Kunimoto e Sena Sakaguchi terminou em 5º lugar. Vencedores da acidentada corrida anterior, Tomoki Nojiri e Nirei Fukuzumi fecharam a disputa somente na sétima colocação.

Na GT300, apenas João Paulo de Oliveira representou o Brasil – Augusto Farfus servia à BMW no mesmo fim de semana na disputa das 24h de Nürburgring e seu substituto, Tsubasa Kondo, levou a pole da categoria junto a Seiji Ara.  E a dupla da equipe BMW Team Studie transformou o predomínio das sessões de classificação numa espetacular vitória, com quase 10 segundos de vantagem para o Toyota 86 MC (Mother Chassis) guiado por Reiji Hiraki e Yusuke Tomibayashi, no primeiro pódio desta dupla na competição.

Com 66 kg adicionais de lastro fora o Balance of Performance (BoP) adotado a cada disputa, João Paulo de Oliveira e Kiyoto Fujinami salvaram um excelente 3º lugar, resultado que deixa a dupla da Realize Kondo ainda na liderança do campeonato, agora com 33 pontos. O problema é que para a próxima corrida em Fuji o peso adicional pela classificação do campeonato será de 99 kg. Ara e Kondo assumiram o 2º lugar da tabela com 21 e três duplas dividem a terceira posição, somando 15 pontos cada.

Na GT500, a vitória em Suzuka deixou Chiyo e Takaboshi com 26 pontos e na liderança da tabela, obrigando a dupla do #3 a correr com 52 kg extras na próxima prova. Também com uma vitória e os mesmos 26 pontos, Kazuya Oshima e Kenta Yamashita vão iguais aos rivais para a próxima etapa, marcada para 7 de agosto – o campeonato faz agora uma longa pausa de mais de dois meses.

Comentários