24h de Le Mans: deu Toyota no treino livre pré-Hyperpole

RIO DE JANEIRO – Com o melhor tempo do fim de semana – 3’26″796, cortesia de – sempre ele! – Kamui Kobayashi, a Toyota estabeleceu a referência do terceiro treino livre para a 90ª edição das 24h de Le Mans, na sessão pré-Hyperpole disputada com 3h de pista aberta nesta quinta-feira.

Foi uma sessão bastante acidentada: houve três ‘pancas’, uma saída de pista e duas rodadas. Começamos com as rodadas: o Porsche #56 de Brendan Iribe e o Oreca #32 de Rolf Ineichen deram susto, mas saíram ilesos. O novato Reshad de Gerus, da Duqueine Team, saiu da pista na altura de Indianápolis e o carro #30 não voltou.

E houve três acidentes, um deles bem forte: o #13 da TDS Racing x Vaillante, pilotado pelo novato Philippe Cimadomo, de 62 anos, teve um contato na altura das Porsche Curves com o #31 de Sean Gelael e bateu forte, de frente, nas barreiras de proteção. A direção de prova liderada pelo português Eduardo Freitas deu bandeira vermelha e interrompeu a sessão para a remoção do carro destruído.

Logo após o reinício do treino, Sébastien Page, outro estreante na prova, danificou o #39 da Graff Racing na altura de Indianápolis. Com o protótipo em sentido contrário ao normal, a direção de prova deu apenas amarela localizada e depois acionou um período de Slow Zones.

A dois minutos do fim, bateu a Ferrari da Inception Racing/Garage 59, guiada pelo sueco Alexander West. Foi o bastante e o treino acabou encerrado porque até meia-noite local tem atividade de pista, inclusive a Hyperpole às 20h da França e o quarto e último treino livre.

Voltando aos tempos, Koba foi 0″319 melhor que o colega de equipe Brendon Hartley, em que pese o #8 ter enfrentado um problema de eletrônica com Ryo Hirakawa a bordo. Os Glickenhaus ficaram em terceiro e quarto e a Alpine, que num novo BoP pré-prova recebeu um acréscimo de potência no motor Gibson 4,5 litros V8 do protótipo, ficou em quinto.

Na LMP2, deu United Autosports em 1-2, com o #22 de Filipe Albuquerque sendo escudado pelo #23 com Alex Lynn na volta mais rápida. Robin Frijns fez o melhor tempo do #31 da WRT, que por longo período foi também o melhor da classe. Mas o time belga caiu para terceiro com o #38 da Jota em quarto e o #41 da RealTeam by WRT fechando o top 5.

O Team Penske de Felipe Nasr ficou com o 10º tempo nesta atividade de pista, com a melhor marca em 3’33″247, apenas seis milésimos melhor que o #43 da Inter Europol Competition, que fechou o TL3 em décimo-segundo.

O #83 da AF Corse foi o melhor entre os 10 inscritos LMP2 Pro-Am com o sétimo lugar geral da classe em 3’32″049. E após o acidente de Steven Thomas no TL1, o #45 da Algarve Pro Racing voltou à pista com outro chassi. A equipe completou 24 voltas hoje e ficou em vigésimo na categoria.

A Corvette bateu a Porsche por 0″480 e liderou entre os sete LMGTE-PRO. O #64 com Nick Tandy a bordo estabeleceu 3’52″307, contra 3’52″787 do carro alemão guiado por Richard Lietz. Na briga Corvette-Porsche, as marcas se alternaram, com o #63 em terceiro e o #92 em quarto. As três Ferrari fecharam a raia da classe: o carro da Riley, de Felipe Fraga, deu apenas sete voltas. O #51 de Daniel Serra ficou em sexto.

Na LMGTE-AM, Mikkel O. Pedersen fez a melhor volta da sessão em 3’54″386, 0″232 abaixo do Aston Martin #33 da TF Sport, com a Hardpoint (Absolute Racing) em terceiro. Porsches e Astons se misturaram no top 5 e a melhor Ferrari ficou em 6º, do trio Matteo Cressoni/Giancarlo Fisichella/Richard Heistand, da Iron Lynx.

A partir de 15h de Brasília, 20h locais, será disputada a Hyperpole, com meia hora de pista para 23 carros – cinco Hypercar e os seis melhores das divisões LMGTE-PRO, LMP2 e LMGTE-AM.

Comentários