Super GT: improvável triunfo da Impul nos 450 km de Suzuka

RIO DE JANEIRO – A Impul venceu no último domingo a 5ª etapa da temporada 2022 do Super GT japonês com seu Fairlady Z com o dorsal #12 e assumiu a liderança do campeonato. Kazuki Hiramine e Bertrand Baguette deram à marca Nissan a segunda vitória no ano (Katsumasa Chiyo e Mitsunori Takaboshi também triunfaram em Suzuka na terceira rodada) e com uma performance espetacular após 77 voltas, o japonês e o belga levaram a melhor na corrida que teve pouco mais de 2h35min de duração sobre o Honda NSX da Astemo guiado por Nobuharu Matsushita e Koudai Tsukakoshi.

A disputa teve dois pit stops obrigatórios por regulamento e o que ajudou a Impul a rumar à vitória foram os períodos de Safety Car. Não obstante, os pneus Bridgestone tiveram um desgaste menor em relação aos Michelin, Dunlop e Yokohama das demais e, pelo menos no caso do carro vencedor, o desgaste foi muito menos acentuado.

Na qualificação, Hiramine conseguiu somente o último lugar e a pole foi de outro Nissan, o #23 de Ronnie Quintarelli e Tsugio Matsuda. Portanto, parecia pouquíssimo provável a vitória do carro azul. Mas ela veio: com dois pódios seguidos, Hiramine e Baguette despontam no topo com 44,5 pontos somados contra 34 de três formações empatadas: Sacha Fenestraz/Ritomo Miyata, Katsumasa Chiyo/Mitsunori Takaboshi e Koudai Tsukakoshi/Nobuharu Matsushita – que pontuaram em todas as cinco etapas até aqui.

A 3ª posição, com três marcas diferentes no pódio, foi do Supra da Denso Kobelco SARD com Yuhi Sekiguchi e Yuichi Nakayama.

Na GT300, João Paulo de Oliveira e Kiyoto Fujinami ficaram em 13º com o carro mais lastreado do grid. A dupla da Realize Advan Kondo carrega 100 kg adicionais, fora o lastro de BoP, por conta da liderança no campeonato – que mesmo com o resultado adverso em Suzuka, não perderam. Eles seguem com 38 pontos no ranking.

O triunfo no fim de semana foi do Mercedes-AMG dos veteranos Nobu Taniguchi e Tatsuya Kataoka, no carro da Goodsmile HatsuneMiku com o dorsal #4 – este no topo do pódio pela primeira vez após cinco anos de jejum. Em 2º, a pouco menos de três segundos e meio, cruzou o Nissan da Gainer Tanax, da dupla Ryuchiro Tomita e Riki Okusa, que saiu da pole: com o resultado, eles estão a sete pontos dos líderes. O Toyota GR86 da APR guiado por um trio – Manabu Orido, Yuta Kamimura e Hibiki Taira, fechou o pódio.

Augusto Farfus, que disputou a prova no BMW do Team Studie junto a Seiji Ara e Tsubasa Kondo, chegou em 12º lugar. Não tem sido uma participação de sorte do experiente piloto brasileiro no Super GT: numa das vezes em que não competiu por outros compromissos com o construtor da Baviera, Ara e Kondo venceram.

A 6ª etapa será em Sugo, no dia 18 de setembro.

Comentários