8h de Indianápolis: apenas modelos GT3 e 25 carros na lista de entradas

RIO DE JANEIRO – A edição deste ano das 8h de Indianápolis, que se disputarão no próximo dia 9 de outubro, será bem diferente da última: ao contrário de 2021, quando a Stéphane Ratel Organisation (SRO) aceitou e permitiu a inscrição de modelos GT4 do Pirelli GT4 America, desta vez esses modelos estão de fora. A justificativa é que o excesso de carros e a lentidão desses modelos atrapalhou o evento e provocou bandeiras amarelas demais.

Dessa forma, somente modelos GT3, num total de 25 carros, disputarão a 3ª etapa do Intercontinental GT Challenge, que será também a corrida final da temporada 2022 do Fanatec GT World Challenge America, já definido em favor de Andrea Caldarelli e da K-PAX Racing na Pro Cup. Com a classe Bronze igualmente conquistada por Charlie Scardina e Onofrio Triarsi, resta somente saber quem nos EUA leva a taça da Pro-Am Cup.

Para as 8h de Indianápolis, estão inscritos somente quatro carros de fora da América do Norte: as duas Ferrari 488 GT3 EVO da AF Corse-Francorchamps Motors, um Mercedes-AMG GT3 para a Craft-Bamboo Racing, de Hong Kong e outro que a SunEnergy1 de Kenny Habul terá com suporte da francesa Akkodis-ASP, de Jerôme Policand. Os demais 21 veículos são de escuderias ianques, incluindo times que não tomaram parte de todo o campeonato do GTWC America – é o caso da Conquest de Eric Bachelart, que reapareceu com uma Ferrari 488 GT3 e até corridas venceu; da Stephen Cameron Racing, alinhando uma Mercedes-AMG GT3 e a Andretti Autosport em parceria com a Vital Speed, também de Ferrari.

Até o momento, o plantel tem 11 tripulações Pro, igual número de inscritos na Pro-Am e um carro oficializado, respectivamente, nas divisões Silver Cup e Am Cup. Somente a Zelus Motorsports não definiu o companheiro de Jason Harward e Seth Lucas, ambos com graduação bronze e nem a divisão. Na inscrição da RealTime, ainda não consta quem vai dividir o carro #43 com Erin Vogel e Michael Cooper – embora já se saiba que será um carro Pro-Am.

Dos modelos confirmados, teremos oito Mercedes-AMG GT3, seis Ferrari 488 GT3, quatro Lamborghini Huracán, três BMW M4 GT3, dois Porsches 911 GT3-R (versão 991.ii), mais dois Acura NSX-GT3. E nenhum Audi: por força do fim da parceria da WRT com a marca de Ingolstadt e por não haver nenhum modelo inscrito no GTWC America, os quatrargólicos não serão representados na corrida.

O único brasileiro garantido é Daniel Serra, aproveitando brechas de compromissos com a Stock Car: ele alinhará na Ferrari #71 com Antonio Fuoco e o belga Ulysse de Pauw.

Comentários