Lamborghini adianta detalhes do LMDh que estreia em 2024

RIO DE JANEIRO – A Lamborghini Squadra Corse divulgou nesta segunda-feira (19) os primeiros detalhes do seu protótipo LMDh com que pretende disputar as séries IMSA (Michelin Endurance Cup) e FIA WEC no regulamento de convergência com os Hypercars, a partir de 2024.

Pertencente ao Volkswagen Auto Group (VAG), a marca italiana de Sant’Agata preencherá a lacuna deixada pela Audi – que por decisão do próprio VAG migrou todo o seu investimento do Endurance numa estrutura de Fórmula 1 que vai estrear em 2026 no futuro regulamento técnico da categoria máxima.

O carro do construtor do emblema do touro – ainda sem codinome definido – será concebido na base do novo Ligier LMP2 – como aliás será praxe em todos os protótipos LMDh (a base será de qualquer um dos quatro construtores homologados pela FIA, ou seja: Dallara, Onroak Automotive, Oreca e Multimatic), que seguem a premissa de sistema padrão híbrido de baterias Bosch/Williams, atuando em conjunto com o câmbio sequencial X-Trac. Será construído com materiais compósitos produzidos na Itália pela HP (parceira tecnológica da Onroak Automotive, dona da marca Ligier) e nele será instalado o motor V8 com ângulo de 90º e duplo turbo – contudo, sem o deslocamento cúbico ainda anunciado. Esse propulsor, mais o ERS, devem gerar uma potência líquida de 500 kW, aproximadamente 680 HP.

O motor pesará 180 kg no conjunto com mínimo de 1030 kg, excluindo combustível e piloto. O Lamborghini LMDh terá dimensões de 2000 mm de largura, 5100 mm de uma ponta a outra do bólido e 3148 mm de distância entre-eixos.

A estreia do novo carro será nas 24h de Daytona, daqui a menos de dois anos. Nos EUA, a Lamborghini correrá somente nos eventos de longa duração. O envolvimento no FIA WEC contempla o campeonato inteiro, 24h de Le Mans inclusive.

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