Super GT: Nissan faz 1-2 sob chuva em Sugo

RIO DE JANEIRO – A Nissan e a equipe Nismo fizeram a festa na 6ª etapa do Super GT neste fim de semana no circuito Sugo Sportland, em Oita. E a chuva definiu o resultado de forma favorável aos carros com os dorsais #3 e #23. Os rivais com pneus Dunlop, Bridgestone e Yokohama não puderam contra os dois Fairlady Z ‘calçados’ com a borracha da francesa Michelin quando a pista ficou difícil. E daí foi só levar as ‘crianças’ pra casa.

Ganhou a dupla da Craftsports Nismo com Mitsunori Takaboshi e Katsumasa Chiyo, que venceram anteriormente na primeira das duas corridas programadas para Suzuka. Com isso, os pilotos chegaram a 54 pontos e assumiram a ponta da tabela, com quatro pontos e meio de frente para outra dupla que corre com Nissan – Kazuki Hiramine e Bertrand Baguette.

Ronnie Quintarelli e Tsugio Matsuda completaram o 1-2 do fabricante, com pouco mais de nove segundos de desvantagem após 84 voltas de prova. E por conta do mau tempo, apenas os quatro primeiros terminaram na mesma volta: além deles, o Honda NSX de Toshiki Oyu e Ukyo Sasahara, da Red Bull Motul Mugen e o Toyota de Hiroaki Ishiura e Yuji Tachikawa, da ZENT Cerumo.

O carro pole position da disputa, o Toyota da Bandoh alinhado para Sena Sakaguchi e Yuji Kunimoto teve uma corrida para ser esquecida: acabaram em último entre os 15 inscritos da divisão GT500, com quatro voltas de atraso.

Na GT300, um 4º lugar dadas as condições difíceis da pista e o carro muito lastreado, com o máximo da tabela do BoP (100 kg) foi o melhor que o brasileiro João Paulo de Oliveira e o parceiro Kiyoto Fujinami puderam alcançar. Mas os pontos somados foram importantes, pois a dupla da equipe Realize Nissan Mechanic Challenge Kondo Racing seguem na liderança do campeonato com diferença de quatro pontos (46 a 42) para Riki Okusa e Ryuchiro Tomita, da escuderia Gainer Nissan.

Neste fim de semana, o #2 da Muta Racing Inging guiado por Hiroki Katoh e Yuui Tsunumi não teve adversários – mesmo saindo da 13ª posição no pelotão: a dupla chegou à primeira vitória do ano com uma volta de vantagem sobre os demais. O outro Nissan da Gainer, com o veterano Hironobu Yasuda e o parceiro deste, Keichi Ishikawa, finalizou em 2º à frente de Okusa/Tomita.

E finalmente Augusto Farfus chegou na zona de pontuação: o brasileiro e o parceiro Seiji Ara tiveram uma corrida sem contratempos desta vez, terminando em 5º na categoria. Uma boa recompensa após saírem de 10º no grid da categoria.

O Subaru BRZ da R&D Sport, com sua mecânica boxer de cilindros opostos, fez a pole nos treinos mas se apagou na corrida: os atuais campeões Takuto Iguchi e Hideki Yamauchi não foram além da 8ª colocação final em Sugo.

A próxima e penúltima etapa do certame será em Autopolis, tam´bem na região (prefeitura) de Oita, no primeiro fim de semana de outubro.

Comentários