24h de Le Mans do centenário já tem oito vagas automáticas definidas

RIO DE JANEIRO – A edição de 100 anos das 24h de Le Mans, que acontece em 11-12 de junho de 2023 já conta com oito vagas automáticas dentre as 11 que serão ofertadas pelo Automobile Club de l’Ouest (ACO) definidas para o clássico do Endurance mundial.

Faltando definir quem irão via Asian Le Mans Series, as provas do Michelin Le Mans Cup e European Le Mans Series confirmaram as equipes que estarão presentes nas classes LMP2 e LMGTE-AM.

Campeã do ELMS na LMP2, a Prema automaticamente está selecionada para La Sarthe. Com inscrição também no WEC, a equipe italiana ainda não sabe que rumo irá tomar em 2023. A vice-campeã Panis Racing também está assegurada nas 24h de Le Mans de acordo com o critério de pré-seleção do ACO.

Três vagas de LMGTE têm destino: a campeã Proton Competition, a vice Kessel Racing e a Iron Lynx são as equipes que terão o convite automático na LMGTE-AM. Inclusive, a Iron Lynx cogita mudança de equipamento – testarão o Porsche 911 RSR-19, incluindo as Iron Dames e o patrão do time, Andrea Piccini.

A GMB Motorsport, escuderia de bandeira dinamarquesa, também terá um convite automático para debutar em Le Mans. A equipe campeã do MLMC pretende competir na LMGTE-AM com um Aston Martin AMR Vantage.

Além destes seis assentos, a IMSA oferta duas vagas via Jim Trueman Award e Bob Akin Award, os prêmios específicos para pilotos de graduação bronze nas subclasses LMP2 e GTD.

O canadense John Farano, campeão da LMP2, levou o Jim Trueman Award e Ryan Hardwick, que defendeu a Wright Motorsports na série estadunidense, ganhou a honraria equivalente nos Grã-Turismo, o Bob Akin Award.

No Asian Le Mans Series, serão definidos os três convites restantes, para os campeões das respectivas classes – LMP2, LMP3 e GT3. Serão mais duas vagas para a LMP2 e mais uma de LMGTE-AM. Aliás, os campeões destas subclasses nas 24h de Le Mans deste ano não estão assegurados automaticamente em 2023, é bom lembrar.

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