Isotta Fraschini: rumo ao WEC 2023

BRASÍLIA – A centenária marca italiana Isotta Fraschini apresentou na última semana o render do seu potencial modelo Hypercar para a disputa do Mundial de Endurance (FIA WEC) em 2023.

Em maio, o site Dailysportscar.com falara pela primeira vez da possibilidade de construção de um novo carro para a disputa da competição com o suporte da também italiana Michelotto – este blog, também, posteriormente.

Pois bem: praticamente seis meses após o primeiro rumor, a Isotta confirma que tentará estar no próximo campeonato com um modelo dotado de sistema híbrido e tração total, com baterias elétricas alimentando o eixo dianteiro. O motor a combustão será um V6 Turbo com 3 litros de capacidade cúbica, de origem alemã.

O projeto Isotta Fraschini Hypercar será oficializado em fevereiro. A marca deve estrear somente na 3ª etapa de um total de sete previstas no calendário de 2023 – as 6h de Spa-Francorchamps, saltando com o perdão da FIA e do ACO, que organizam a série em conjunto, as  corridas em Sebring e Portimão.

Confirmada a participação do construtor de Milão, serão pelo menos sete marcas na classe Hypercar – talvez oito, se também o Vanwall Vandervell de Colin Kolles for aceito. Já estão anunciadas Toyota, Peugeot, Ferrari, Porsche e Cadillac para toda a temporada, mais a Glickenhaus em um calendário parcial – porém confirmada entre os construtores envolvidos no FIA WEC 2023.

Comentários

  • Caro Rodrigo, se essas entradas se confirmarem, teremos um campeonato em 2023 dos mais interessantes!
    Espero que Ferrari, Porsche e Cadillac acertem a mão de seus carros e que a Peugeot melhore. É cruzar os dedos!

  • Só agora fui me tocar de que eles querem estrear já no ano que vem, estava achando que o objetivo era 2024 e, consequentemente, estava com uma excelente impressão. Bom, tem tudo pra dar errado, convenhamos, um protótipo híbrido estar pronto em tão pouco tempo e de maneira funcional é quase impossível, acho que nem a Red Bull estaria a altura desse tarefa.