Isotta Fraschini: rumo ao WEC 2023
BRASÍLIA – A centenária marca italiana Isotta Fraschini apresentou na última semana o render do seu potencial modelo Hypercar para a disputa do Mundial de Endurance (FIA WEC) em 2023.
Em maio, o site Dailysportscar.com falara pela primeira vez da possibilidade de construção de um novo carro para a disputa da competição com o suporte da também italiana Michelotto – este blog, também, posteriormente.
Pois bem: praticamente seis meses após o primeiro rumor, a Isotta confirma que tentará estar no próximo campeonato com um modelo dotado de sistema híbrido e tração total, com baterias elétricas alimentando o eixo dianteiro. O motor a combustão será um V6 Turbo com 3 litros de capacidade cúbica, de origem alemã.
O projeto Isotta Fraschini Hypercar será oficializado em fevereiro. A marca deve estrear somente na 3ª etapa de um total de sete previstas no calendário de 2023 – as 6h de Spa-Francorchamps, saltando com o perdão da FIA e do ACO, que organizam a série em conjunto, as corridas em Sebring e Portimão.
Confirmada a participação do construtor de Milão, serão pelo menos sete marcas na classe Hypercar – talvez oito, se também o Vanwall Vandervell de Colin Kolles for aceito. Já estão anunciadas Toyota, Peugeot, Ferrari, Porsche e Cadillac para toda a temporada, mais a Glickenhaus em um calendário parcial – porém confirmada entre os construtores envolvidos no FIA WEC 2023.
Caro Rodrigo, se essas entradas se confirmarem, teremos um campeonato em 2023 dos mais interessantes!
Espero que Ferrari, Porsche e Cadillac acertem a mão de seus carros e que a Peugeot melhore. É cruzar os dedos!
Eu estou otimista que teremos um grande ano no Endurance.
Só agora fui me tocar de que eles querem estrear já no ano que vem, estava achando que o objetivo era 2024 e, consequentemente, estava com uma excelente impressão. Bom, tem tudo pra dar errado, convenhamos, um protótipo híbrido estar pronto em tão pouco tempo e de maneira funcional é quase impossível, acho que nem a Red Bull estaria a altura desse tarefa.