Sai o BoP para a final do WEC no Bahrein

RIO DE JANEIRO – O Comitê de Endurance da FIA divulgou o Balance of Performance (BoP) para os competidores da classe Hypercar visando a disputa das 8h do Bahrein, sexta e última etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC) 2022.

E as mudanças atingem todos os construtores, inclusive a Alpine com seu A480 que é um velho LMP1 de quase cinco anos atrás: o protótipo do time francês ganhou 5 HP de potência em relação à etapa de Fuji e terá um boost de 11 MJ/stint em relação à corrida anterior. Assim, André Negrão, Matthieu Vaxivière e Nico Lapierre terão à disposição 763 MJ/stint com o carro mantendo o peso mínimo de 952 kg e um pouco mais potente que na corrida passada – o que é um bom indicativo.

Se a Alpine ganha, a Toyota perde: o GR010 Hybrid terá pouco mais de 5 HP perdidos em relação à tabela das 6h de Fuji. A marca líder do campeonato com o trio Ryo Hirakawa/Brendon Hartley/Sébastien Buemi terá de lidar com um carro que não trabalha bem com as temperaturas altas no início da corrida – o que favorece à Alpine. Com o asfalto menos quente com o andamento da disputa, que larga às 16h locais no próximo sábado, o Hypercar dos japoneses ainda pode manter o favoritismo, mas tudo dependerá se irão ou não esconder o jogo nos treinos livres e nas sessões de classificação.

O Peugeot 9X8 terá a terceira modificação de peso na tabela de BoP em relação às etapas de Monza e Fuji: os carros franceses vão para Sakhir com 12 kg menos de peso mínimo desta vez.

Na LMGTE-PRO, que fará sua última apresentação, as Ferrari 488 GTE vão com um litro a menos no tanque de combustível e o delta do boost do turbo foi modificado para oferecer menos potência na faixa útil de rotações do motor. O Corvette C8-R ganha um litro no reservatório, mas perde 0.4 mm no restritor de ar. Quanto aos Porsche 911 RSR-19, nenhuma novidade.

Entre os LMGTE-AM, os modelos de Ferrari e Aston Martin têm significativas reduções da faixa útil de pressão do turbo, sem contar um acréscimo de peso – para os Aston Martin – na base de 8 kg, além do lastro de sucesso introduzido em 2022 por conta da pontuação no campeonato.

Isso inclusive acarretará que o #33 da TF Sport, que lidera a tabela com Marco Sörensen e Ben Keating dispute a corrida final com 1267 kg de peso mínimo, 10 kg mais pesado que o #98 de David Pittard, Nicki Thiim e Paul Dalla Lana.

Contudo, o carro mais pesado do plantel é o Porsche #77 da Dempsey-Proton, com 1289 kg contra 1275 kg da Ferrari das Iron Dames e 1274 kg de dois outros competidores, ambos Porsches, o #46 do Team Project 1 e o #86 da GR Racing.

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