24h de Daytona: Acura da MSR conquista pole na nova era da IMSA

RIO DE JANEIRO – A edição das 24h de Daytona que marca a nova era da IMSA e dos Esporte-Protótipos principalmente na classe principal – agora GTP, como nos velhos tempos – teve a definição do grid da 61ª edição desse clássico do esporte a motor neste domingo. E foi de arrepiar a briga pela pole position e pelas primeiras posições do grid.

Principalmente porque a Meyer-Shank, que dominara todas as sessões, parecia carta fora do baralho e, após uma bandeira vermelha e uma só ‘bala na agulha’ para Tom Blomqvist, único integrante da dupla titular campeã ano passado que ficou. O nórdico-britânico segurou a responsa, matou no peito e fez muito mais do que se imaginava. Cravou a pole com 1’34″031 e superou em somente 0″001 a marca do ano passado dos DPi – mais leves 90 kg de peso mínimo em relação aos novos carros com sistemas híbridos.

O outro Acura, da Wayne Taylor Racing, viu a pole provisória roubada no último instante e também um lugar na primeira fila – o Porsche 963 LMDh guiado pelo brasileiro Felipe Nasr se colocou entre os modelos do construtor vinculado à Honda, por apenas 0″083 atrás de Blomqvist. Três marcas diferentes ficaram entre os cinco primeiros, pois na sequência vieram os dois Cadillac da Ganassi – Sébastien Bourdais só precisou de uma única volta limpa para superar Alex Lynn.

Pipo Derani ficou com o sexto tempo em 1’34″608 à frente das duas BMW – uma delas terá Augusto Farfus. O Porsche #6 da Penske vinha ‘cravando’ o tempo do Acura #10 com Nick Tandy a bordo, mas o britânico entrou no modo empolgou e deu de frente numa barreira de pneus instalada na Bus Stop. Por provocar uma bandeira vermelha, perdeu todas as voltas registradas e larga de nono e último na divisão.

O treino da LMP2 tam´bém foi interrompido por bandeira vermelha, com um forte acidente de John Farano no mesmo ponto onde Tandy bateria. O protótipo Oreca da Tower Motorsports foi destruído na parte traseira no impacto contra a proteção de pneus. Esse incidente beneficiou Ben Keating e a PR1/Mathiasen, que levaram a pole da subclasse com a marca de 1’40″541, superando por um segundo e dois décimos o #35 da TDS Racing com François Heriau.

Steven Thomas levou o outro carro do time de Xavier Combet ao terceiro posto, seguido por François Perrodo (AF Corse) e George Kurtz (Crowdstrike Racing by APR). Eric Lux, integrante da equipe de Pietro Fittipaldi – a Rick Ware Racing – ficou em 6º após os problemas de Farano e de Fred Poordad, outro que também se acidentara durante a bandeira vermelha com o carro da Proton Competition.

Na LMP3, a disputa pela pole durante os 15min de pista aberta foi frenética e envolveu pelo menos quatro carros e pilotos. Prevaleceu o chileno Nico Pino com o #33 da Sean Creech Motorsport, alcançando 1’43″197 contra 1’43″307 de Dakota Dickerson, da Andretti.

Cameron Shields lutou muito com o carro da Performance Tech, mas ficou mesmo em terceiro, superando o português Guilherme de Oliveira (MRS-GT Racing) e o Ligier da Riley, guiado na definição do grid por Gar Robinson.

Entre os GTD e GTD Pro, quatro Mercedes-AMG GT3 nas quatro primeiras posições e três GTD dando uma surra nos GTD Pro: a Winward levou o melhor tempo dos 33 modelos Grã-Turismo presentes com Phillip Ellis registrando 1’46″093 contra 1’46″312 de Fabian Schiller (Sun Energy 1) e Mikaël Grenier em terceiro com o carro do Team Korthoff Motorsports.

Na sequência veio Maro Engel como o pole da GTD Pro com o carro da Weathertech Racing, seguido pelo Aston Martin da The Heart of Racing com Ross Gunn a bordo e o top 3 da classe ainda teve o Lexus RC-F guiado por Ben Barnicoat.

A Risi não foi bem: Daniel Serra ficou apenas com o 9º tempo entre os GTD Pro e 56º na geral.

As atividades de pista para as 24h de Daytona serão retomadas quinta-feira, com a realização de mais sessões de treinos livres e na sexta também haverá atividades de pista. A corrida do fim de semana larga no sábado às 15h10 de Brasília.

Comentários

  • Se beleza for item fundamental, a partir de agora as categorias IMSA e WEC não tem comparação … já ganham de goleada. Até difícil escolher qual protótipo é o mais belo. Mas vou torcer pelos Fusquinhas depois de ter passado pela academia. Meu 72 Sapão Branco 1500, tá babando lá na garagem.

    • Campeão, são carros com 1030 kg de peso mínimo sem piloto e combustível. Os LMP2 foram ‘capados’ com restritor de ar e ganharam 10 kg de peso mínimo. Só isso.