ROAR Before The Rolex 24: Acura da equipe campeã abre treinos em Daytona no comando

RIO DE JANEIRO – Começou! O Roar Before The Rolex 24 deu nesta sexta-feira a largada para a disputa das 24h de Daytona, abertura da temporada 2023 do IMSA Weathertech SportsCar Championship. Nessas sessões de treinos, todos os 61 carros das cinco classes que compõem a série estão presentes – até porque domingo teremos treino classificatório para a definição das posições de largada.

Na primeira sessão esta manhã na Flórida, com condições boas de tempo – 25º ambiente e 42ºC na pista e umidade próxima de 50% – a campeã Meyer-Shank Racing começou dando as cartas e liderou a primeira folha de tempos do ano em caráter extra-oficial.

O Acura ARX-06C que apresenta novo visual na estreia da classe GTP e do novo regulamento de convergência entre IMSA e ACO/FIA marcou o tempo de 1’35″635 para os 5,728 km do circuito misto do Daytona International Speedway. Essa marca de hoje alcançada por Colin Braun é somente três décimos acima do melhor tempo do FP1 do ano passado e está a um segundo e seis décimos da pole de Tristan Vautier para a prova classificatória – que neste ano não se realiza.

É um panorama promissor: são carros no mínimo 90 kg mais pesados que os antecessores também por conta do uso de sistemas híbridos e pela robustez dos LMDh. São modelos também maiores em largura e comprimento que os antigos DPi igualmente derivados de chassis homologados para a classe LMP2.

Matt Campbell colocou o melhor dos Porsche 963 LMDh inscritos na 2ª posição – é inclusive o carro de Felipe Nasr, parceiro do australiano na temporada completa. O Acura líder da folha de tempos terá Helio Castroneves tentando o terceiro triunfo seguido no clássico do Endurance na Flórida.

Ricky Taylor veio em terceiro, ao superar com o Acura da Wayne Taylor o melhor dos BMW, guiado por Nick Yelloly na melhor volta do dia, por somente cinco milésimos de segundo. O carro de Augusto Farfus, com Phillip Eng a bordo no giro mais rápido, ficou em 6º – 1’36″283.

Esperava-se mais dos três Cadillac V-LMDh – inclusive o #31 da Whelen Engineering Racing foi o único a não fazer volta competitiva na divisão principal de Protótipos, enquanto os dois carros da Ganassi ficaram em sétimo e oitavo, com tempos um segundo acima da melhor passagem de Colin Braun.

Com o maior plantel de carros Esporte-Protótipo – dez ao todo – a LMP2 iniciou o ano com a PR1/Mathiasen mostrando a força de sempre. O novato Alex Quinn saiu-se bem com o carro do time de Bobby e Lisa Oergel, mais Ray Mathiasen e fez a melhor marca – 1’39″167, quase dois décimos melhor que o #18 da ERA Motorsport com Oliver Jarvis.

Cabe lembrar que, forçosamente por conta da introdução da GTP, os protótipos LMP2 sofreram um BoP com restrição de potência, mas mesmo assim as equipes têm direito a dois kits aerodinâmicos diferentes – no WEC é a versão ‘low drag’ de Le Mans – e o pneu é Michelin, mais aderente e melhor, enquanto no Mundial se corre com o Goodyear, duro como um pedaço de pau.

A seguir vieram pilotos da Fórmula Indy – inclusive são dez deles entre os inscritos: Scott McLaughlin foi o terceiro com o carro da Tower Motorsports e Devlin DeFrancesco quarto, integrando a equipe do brasileiro Pietro Fittipaldi, a Rick Ware Racing.

O australiano Cameron Shields foi o mais rápido do dia entre os LMP3 com o #38 da Performance Tech Motorsports – 1’43″486, quase meio segundo abaixo do experiente português João Barbosa, que defende a Sean Creech Motorsport. O melhor dos quatro modelos Duqueine D30-M08 presentes foi da AWA, que ficou em terceiro e quarto na classe.

Com problemas, a Riley completou apenas três voltas no treino com Felipe Fraga, inclusive sendo responsável por uma das três bandeiras vermelhas que interromperam a sessão de 90 minutos.

Os Aston Martin Vantage GTD fizeram 1-2-3 na sessão pois a Magnus Racing ficou como a melhor entre as 24 inscritas na GTD – Andy Lally fez 1’47″004, somente sessenta milésimos abaixo do carro #23 da The Heart of Racing, o mais veloz da GTD Pro com o britânico Ross Gunn.

Nesta divisão, inclusive, o Team TGM/TF Sport ficou em segundo com Owen Trinkler a 0″164 de Gunn e o melhor do resto foi o Lexus RC-F da Vasser Sullivan do trio formado por Jack Hawksworth/Ben Barnicoat/Mike Conway.

A Racers Edge Motorsports w/WTR-Andretti ficou em quarto entre os modelos Grã-Turismo e segundo em sua subclasse, seguida pela Winward e sua Mercedes-AMG e a SunEnergy1, andando por enquanto apenas com Fabian Schiller e Axcil Jefferies. Esta equipe teria o campeão da Fórmula Indy Will Power entre os tripulantes, mas como a mulher deste ainda convalesce de uma delicada cirurgia nas costas, o australiano foi substituído pelo alemão Luca Stolz.

A nova Ferrari 296 GT3 da Risi Competizione não fez volta rápida no FP1. Aliás, o carro #62 sequer saiu das garagens pela manhã.

A partir de 18h15 até 20h desta sexta-feira, pelo horário de Brasília, a pista estará aberta para o 2º treino livre no ROAR Before The Rolex 24 em Daytona.

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