ROAR Before The Rolex 24: Acura e Castroneves ditam o ritmo na sexta-feira

RIO DE JANEIRO – Encerrada a sexta-feira de treinos do ROAR Before The Rolex 24 em Daytona com a realização da segunda sessão à tarde na Flórida, que terminou por volta de 20h pelo horário de Brasília.

E novamente deu Meyer-Shank Racing e o novo Acura ARX-06C LMDh da classe GTP – Helio Castroneves, o “Homem-Aranha”, foi o mais veloz entre os pilotos que completaram pelo menos uma volta à tarde, com o tempo de 1’35″210, 0″110 abaixo do #10 da Wayne Taylor Racing, guiado na melhor volta pelo português Filipe Albuquerque.

Após um primeiro treino discreto, apareceram os Cadillac: Scott Dixon ficou em 3º à tarde com 1’35″585, seguido do Porsche 963 LMDh #7 com Michael Christensen e pelo segundo Cadillac, este com Earl Bamber a bordo.

O Porsche #6 de Nick Tandy/Mathieu Jaminet/Dane Cameron passou a maior parte do tempo em conserto, com uma falha no rolamento da roda dianteira esquerda. Saiu da garagem apenas para os 20 minutos finais de treino e foi 8º colocado.

Nesta sexta-feira, dos quatro brasileiros inscritos na GTP, Felipe Nasr e Pipo Derani não cumpriram uma única volta rápida – os dois fizeram a maior parte dos testes de suas equipes e já têm a mão do carro e da pista. Augusto Farfus, embora conheça bem o traçado de Daytona, pouco guiou em Esporte-Protótipos na vida e hoje fez seu melhor giro em 1’37″277.

À tarde, entre os protótipos LMP2, o melhor tempo foi da TDS Racing com o #11 guiado por Mikkel Jensen – 1’38″730. O piloto da Peugeot no WEC suplantou o da Alpine na mesma competição, com Matthieu Vaxivière a bordo do #88 da AF Corse marcando 1’39″341 e Ben Keating, da PR1/Mathiasen em 3º com 1’39″372.

Pietro Fittipaldi ficou com a nona marca do treino com o carro da Rick Ware Racing em 1’40″809 – tendo completado 20 voltas ao total nesta sexta-feira.

Na LMP3, Gabby Chaves foi o único do dia a baixar de 1’43”, levando o #36 da Andretti Autosport a 1’42″926, mais veloz que o português João Barbosa com o #33 da Sean Creech Motorsports e o brasileiro Felipe Fraga, que andou muito pouco no primeiro treino por conta de um problema no #74 da Riley e à tarde foi o 3º colocado – 1’43″389.

A Fast MD Racing ficou em quarto com o japonês Yu Kanamaru na melhor volta do time – 1’43″820 e o argentino Nicolás Varrone, novo integrante da equipe Corvette no WEC pela divisão LMGTE-AM foi o quinto em 1’44″290.

A Vasser Sullivan liderou a folha de tempos da GTD Pro, com Ben Barnicoat levando o Lexus #14 ao tempo de 1’47″040, seguido pelo espanhol Álex Riberas no Aston da The Heart of Racing e a Iron Lynx em terceiro com o Lamborghini Huracán conduzido por Mirko Bortolotti.

Houve seis construtores diferentes dentre os oito inscritos nas seis primeiras posições – as exceções foram BMW e a Porsche, esta última com uma total falta de ritmo dos novos 911 GT3-R (992) tanto na GTD Pro quanto na GTD: o Mercedes-AMG da Weathertech Racing foi o quarto mais rápido do subgrupo, seguido pela nova Ferrari 296 GT3 da Risi Competizione – que só andou com Davide Rigon e Daniel Serra – e pelo Corvette C8.R.

Já na GTD, a Sun Energy 1 ficou à frente com Fabian Schiller alcançando a melhor volta da sessão entre os Grã-Turismo com 1’47″020 – sem entretanto superar o tempo de Andy Lally mais cedo, que foi 0″016 melhor. Parker Thompson foi o 2º com o Lexus RC-F #12 da Vasser Sullivan, seguido pelo Aston da Magnus Racing com Nicki Thiim, a Mercedes-AMG da Winward com Russell Ward e, fechando os cinco melhores do treino livre #2, a AF Corse e sua Ferrari conduzida pelo argentino Luis Pérez-Companc.

Amanhã os carros voltam ao traçado do Daytona International Speedway para mais três sessões de treinos, nos seguintes horários de Brasília:

Treino livre #3 – 13h15 às 14h45, com 90 minutos de pista aberta

Treino livre #4 – 17h10 às 18h10, com 60 minutos de pista aberta

Treino livre #5 – 20h30 às 22h30, com 120 minutos de pista aberta

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