ROAR Before The Rolex 24: chuva atrapalha sessão noturna e porsche interrompe sequência dos Acura

RIO DE JANEIRO – O treino noturno de ontem programado para o ROAR Before The Rolex 24 seria uma excelente oportunidade de ajustes finos para as equipes do IMSA visando a disputa pela pole position da 61ª edição das 24h de Daytona.

Só que não: choveu, a pista encharcou, nem metade dos carros entrou na pista e só 27 deles marcaram tempo – muita gente preferiu não correr riscos e deixou seus ‘brinquedos’ guardadinhos nas garagens.

De modos que dos GTP apenas três marcaram tempo e o Porsche 963 LMDh guiado por Nick Tandy interrompeu a sequência de domínio dos Acura na nova classe principal da série – mas a que custo: com a pista molhada, os tempos foram 11 segundos mais lentos. Na última de um total de 29 voltas, o britânico marcou 1’46″206.

Nem tão próximo assim ficou o Cadillac V-LMDh que deu pouco menos de 20 voltas no quinto treino e acabaria em 2º na folha de tempos geral com Jack Aitken a bordo. A BMW M Hybrid V8 da tripulação do brasileiro Augusto Farfus não teve um desempenho digno de registro e o outro carro que entrou na pista, mas recolheu logo, foi o segundo Porsche da trinca de Felipe Nasr. O Acura de Helio Castroneves, dominante em todas as quatro sessões anteriores, sequer andou.

Na LMP2, sete dos 10 inscritos andaram – um dos Oreca da TDS Racing só entrou na pista e voltou aos pits – e o melhor tempo foi de Ryan Dalziel em 1’50″756, mais de um segundo abaixo do tempo de Scott McLaughlin com o carro da Tower. Pietro Fittipaldi ficou com a 3ª posição em condições adversas – 1’51″978.

Dois LMP3 somente entraram na pista e o canadense Antonio Serravalle registrou a volta mais rápida com o Duqueine M30-D08 da FastMD Racing – 1’55″387, seguido pelo português Guilherme de Oliveira com o Ligier da MRS-GT Racing.

Entre os GTD, a Weathertech Racing – ausente no TL4 – aproveitou para cumprir uma bateria de voltas mesmo com a pista molhada e o tempo de 1’57″084 foi suficiente para ser o melhor da divisão Pro. Marvin Kirchhofer foi o mais veloz com o McLaren da Inception Racing na outra subclasse, com 1’57″353.

Para hoje, não há previsão de chuva – está ao redor de 3% – e a máxima prevista é de 27ºC. A partir de 15h25, os carros entram na pista do Daytona International Speedway para as sessões de classificação que definirão as posições de largada das 24h de Daytona, no próximo fim de semana. Antes, haverá um breve warm-up com duração de 15 minutos.

Comentários