ROAR Before The Rolex 24: mais uma dobradinha Acura em Daytona

RIO DE JANEIRO – O sábado de treinos livres em Daytona foi iniciado com mais uma dobradinha dos Acura ARX-06C LMDh no ROAR Before The Rolex 24. E pelo terceiro treino consecutivo, a Meyer-Shank Racing liderou os tempos entre os 61 carros inscritos das cinco classes que compõem o IMSA Weathertech Sportscar Championship.

No treino que começou às 11h30 locais e terminou agora há instantes, o #60 guiado por Tom Blomqvist – um dos titulares do time campeão da última temporada – superou por 0″130 o carro #10 da Wayne Taylor Racing w/Andretti, que tinha a bordo Louis Déletraz. O britânico marcou 1’35″363 – ainda sem superar o melhor tempo de Helio Castroneves, ontem. O suíço fez 1’35″493 – e foi somente cinco milésimos melhor que o Porsche 963 LMDh de Nick Tandy.

Felipe Nasr foi o autor da melhor volta do segundo Porsche – 4º tempo hoje com 1’35″601. Foram aliás as primeiras 16 voltas do piloto brasileiro no ROAR – ele não tinha completado um giro sequer na sexta-feira. Após o piloto da Penske, vieram os três Cadillac, respectivamente com Sébastien Bourdais, Pipo Derani e Alex Lynn como os autores dos melhores tempos de cada V-LMDh do construtor vinculado à GM.

Com oito dos nove GTP dentro do mesmo segundo, as BMW M Hybrid V8 fecharam o pelotão da elite da IMSA – o carro de Augusto Farfus foi o nono e último, com o brasileiro, ainda se recuperando de um pequeno problema físico, marcando 1’36″533 no TL3 de hoje.

Nico Lapierre estabeleceu a melhor volta do pelotão da LMP2 – o francês da PR1/Mathiasen fez 1’38″877 – também sem superar ainda o melhor tempo do ROAR na classe, alcançado por Mikkel Jensen no TL2. O dinamarquês foi 2º no treino de hoje há pouco, seguido pelo compatriota Nicklas Nielsen, que defende a AF Corse.

Ed Jones fez a quarta marca com o #20 da High Class Racing, seguido de Ryan Dalziel e da equipe de Pietro Fittipaldi – Devlin DeFrancesco foi o mais rápido do #51 da Rick Ware Racing, marcando 1’39″612 – o tempo do brasileiro foi apenas 0″038 mais lento que o do canadense. Pietro hoje fez seu melhor tempo a bordo do carro do time que defenderá em 2023 na série estadunidense.

Entre os LMP3, a Andretti emplacou mais um P1 com o #36 guiado por Dakota Dickerson – 1’42″653 – mais de meio segundo abaixo do carro da AWA tripulado por Matt Bell em sua melhor passagem na sessão. Na sequência, vieram a Sean Creech Motorsports com Nico Pino, a Performance Tech com Cameron Shields e a MRS-GT Racing, graças ao português Guilherme de Oliveira.

A Riley, escuderia do brasileiro Felipe Fraga, ficou em 6º na sessão – Josh Burdon completou a melhor volta do #74 em 1’43″629.

Com os GTD e GTD Pro misturados – porque o regulamento técnico é exatamente o mesmo, a Inception Racing hoje liderou o plantel de 33 modelos Grã-Turismo presentes no ROAR: Frederik Schandorff levou o único McLaren 720S GT3 inscrito ao topo da divisão GTD com a marca de 1’46″842 – na sequência da subclasse figuraram o Mercedes-AMG do Team Korthoff, a Magnus Racing e seu Aston Martin, o Lexus RC-F da Vasser Sullivan e o Acura NSX-GT3 da Racers Edge – cinco equipes e cinco construtores diferentes.

Já na GTD Pro, deu Team TGM com Owen Trinkler novamente estabelecendo o tempo de referência em 1’47″359, 0″025 abaixo da The Heart of Racing, que veio em segundo. Vasser Sullivan, Weathertech Racing e Iron Lynx com o carro de Romain Grosjean completaram os cinco melhores da categoria.

Os Porsche 911 GT3-R (992) seguem dramaticamente lentos e hoje no TL3 todos os últimos lugares – a partir da 55ª colocação – foram ocupados pelos carros do construtor alemão. A IMSA fatalmente fará um BoP extra pré-corrida para tentar melhorar a performance dos modelos novos do fabricante – outros carros novos na GTD são a Ferrari 296 GT3 e a versão EVO2 do Lamborghini Huracán.

O quarto treino livre terá duração de apenas 60 minutos e começa às 17h10 de Brasília.

Comentários