WRC: Ogier chega à nona vitória no Rally de Monte-Carlo

RIO DE JANEIRO – A temporada 2023 do Mundial de Rally (WRC) começou com o sempre tradicional Rally de Monte-Carlo, abrindo os trabalhos de um calendário que conta com 13 eventos previstos – incluindo o retorno de algumas etapas após o auge da Pandemia do Covid, como a do México e também o Chile.

E como era de se esperar, Sébastien Ogier começou o ano em grande: o francês não fará a temporada completa, mas o que ele encarar pela frente, já se percebe que tentará vencer a todo custo. Em dupla com o navegador Vincent Landais, o piloto de 39 anos venceu a prova inicial do campeonato, dominando desde o primeiro dia sem muita oposição.

Kalle Rovanperä, que vem para este campeonato em busca do segundo título consecutivo, preferiu se conservar inteiro a ficar no zero. Lucrou porque foi 2º geral e na última etapa – o Power Stage – com máximo de cinco pontos extras, foi o mais rápido. Ogier, numa estratégia mais conservadora no último dia de trechos cronometrados, somou só um ponto.

Thierry Neuville se intrometeu entre os Toyota GR Yaris Rally 1 porque Elfyn Evans saiu de contenção no segundo dia e o belga marcou importantes pontos com seu Hyundai. O antigo companheiro de esquadra Ott Tänak reingressou na M-Sport Ford com um mais que razoável quinto lugar a bordo do modelo Puma do fabricante estadunidense.

Novo contratado da Hyundai, que estreou o antigo diretor da Renault na F1 Cyril Abiteboul como seu novo Team Principal, Esapekka Lappi foi apenas o 8º colocado – não muito melhor que Dani Sordo, cujo sistema híbrido de seu carro deu defeito e o espanhol perdeu cerca de 100 cavalos por conta de uma falha.

No WRC2, o piloto Nikolay Gryazin, que corre como neutro por conta das sanções da FIA aplicadas aos russos, perdeu a vitória na subdivisão por um alegado corte de caminho durante o SS14, em recurso impetrado pela escuderia PH Sport. Os comissários acolheram o recurso e a dupla da equipe Toksport WRT sofreu um pênalti de cinco segundos, trocando de posição com Yohan Rossel, que acabou com o triunfo em sua subdivisão por apenas meio segundo de vantagem.

A próxima etapa será o Rally da Suécia, com previsão de neve – nos últimos anos tem nevado menos que o habitual, inclusive, com 18 especiais e pouco mais de 302 km de percurso. O evento será de 9 a 12 de fevereiro.

Resultado do Rally de Monte-Carlo:

1 – Ogier-Landais (Toyota GR Yaris Rally1) – Toyota – 3h12’02”1
2 – Rovanpera-Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) – Toyota – 18″8
3 – Neuville-Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) – Hyundai – 44″6
4 – Evans-Martin (Toyota GR Yaris Rally1) – Toyota – 1’12″4
5 – Tanak-Jarveoja (Ford Puma Rally1) – M Sport – 2’34″9
6 – Katsuta-Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) – Toyota – 3’32″6
7 – Sordo-Carrera (Hyundai i20N Rally1) – Hyundai – 3’47″5
8 – Lappi-Ferm (Hyundai i20N Rally1) – Hyundai – 3’51″3
9 – Rossel-Dunand (Citroen C3 WRC2) – PH Sport – 10’07″9
10 – Gryazin-Aleksandrov (Skoda Fabia WRC2) – Toksport – 10’08″4

Classificação do campeonato:

1. Sébastien Ogier – 26
2. Kalle Rovanperä – 23
3. Thierry Neuville – 17
4. Elfyn Evans – 15
5. Ott Tänak – 14
6. Takamoto Katsuta – 8
7. Dani Sordo – 6
8. Esapekka Lappi – 4
9. Yohan Rossel – 2
10. Nikolay Gryazin – 1

Comentários