Surpresa: Isotta Fraschini apresenta o Tipo 6 LMH Competizione visando o WEC 2024

A Isotta Fraschini surpreende e coloca em prática os planos de um carro para o WEC 2024 e um modelo de rua derivado de seu Hypercar

RIO DE JANEIRO - A centenária marca italiana Isotta Fraschini surpreendeu meio mundo quando anunciou ano passado a intenção de ter um Hypercar - com sistema híbrido, inclusive - inscrito no Mundial de Endurance (FIA WEC) de 2023. Os organizadores pelo visto não levaram a sério o projeto, mas é melhor que revejam seus conceitos para a próxima temporada: o construtor apresentou oficialmente em Milão nesta terça-feira (28), vulgo ontem, o Tipo 6 LMH Competizione cuja participação foi reprovada como inscrição regular do WEC e também nas 24h de Le Mans, mesmo como hors-concours.

O modelo de competição, cuja gestão ficará a cargo da organização Vector Sport, do experiente engenheiro Gary Holland, terá sistema híbrido para dar tração semi-permanente nas quatro rodas, além de um motor ICE turbo de 6 cilindros cujo desenvolvimento ficou a cargo da HWA, na Alemanha. O diretor de motorsport da Isotta Fraschini, Claudio Berro, ficou muito satisfeito com o cumprimento do cronograma.

"Hoje (ontem), estamos exatamente onde prevíamos há 4 meses, quando anunciamos que Isotta Fraschini voltaria e que o faria, segundo a tradição, com um carro de corrida."

A Michelotto, responsável pela fabricação do chassi do primeiro carro pronto, já está em curso para a entrega de uma segunda unidade. Não se sabe, contudo, se trata-se de um chassi para passar pelo crash-test obrigatório da FIA para verificações de segurança ou de uma unidade de rua do chamado Tipo 6S.

Alessandro Fassina, o presidente da companhia, anunciou que serão investidos mais de 100 milhões de euros num plano industrial que contemplará a confecção de pelo menos 50 unidades dos modelos Tipo 6S em cinco anos. Para 2026, a Isotta Fraschini já prevê o desenvolvimento do sucessor do carro que sequer foi ainda às pistas.

Aliás, como gorou o plano da participação no WEC este ano a tempo pleno, não se surpreendam se depois das 24h de Le Mans o Isotta Fraschini Tipo 6 Competizione LMH aparecer nas etapas de Monza, Fuji e Bahrein, correndo sem direito a pontos, o que é permitido pela organização.

"O Tipo 6 LMH Competizione está agora em sua configuração completa e real e as intenções continuam sendo as de competir no WEC em 2023 com a fórmula “corrida a corrida”, assim que o carro for homologado pela FIA. Enquanto isso, estaremos rodando quilômetros em testes junto com a equipe Vector Sport para garantir que estaremos prontos o mais rápido possível.", garante Claudio Berro

Comentários